Dissertações 2011

20ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): JAQUELINE DE MORAIS COSTA
Título: O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DE UM TEMA GERADOR
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar como a proposta de ensino por meio de Temas Geradores pode contribuir para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para se elaborarem estratégias que atendessem as necessidades de formação dos estudantes, optou-se pela adoção de um “tema gerador” para desenvolver os conteúdos curriculares de matemática. O direcionamento, coleta e análise dos dados se deu por meio da pesquisa interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Durante o desenvolvimento das atividades, percebeu-se maior envolvimento dos alunos com os conteúdos se comparados às estratégias de trabalhos anteriores, bem como acentuado progresso na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação formativa, com o uso de diferentes ferramentas. Com base no trabalho desenvolvido, originou-se um manual didático interativo em DVD, cujo objetivo é oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática de forma contextualizada, utilizando temas geradores.
Palavras-Chave: Anos Iniciais. Temas-Geradores. Ensino-Aprendizagem em Matemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

21ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): ELIANA GUIMARÃES SZUMSKI
Título: A BANDEIRA NACIONAL NA MEDIDA CERTA: UM OLHAR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE GEOMETRIA
Orientador(a): Profa. Dr. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo apresentar estratégias metodológicas contextualizadas que visem à melhoria do ensino-aprendizagem de geometria. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa aplicada e interpretativa com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da cidade de Ponta Grossa, Paraná, em 2009. Partiu-se de uma contextualização com a Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil para que os alunos construíssem significados, mostrassem seus conhecimentos prévios, fizessem inferências, comparações, simulações e julgamento de valor, bem como utilizassem o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. Nessa caminhada, para a coleta de dados utilizaram-se registros das aulas, relatos e figuras dos alunos fazendo as atividades e mostrando os resultados das mesmas. As principais conclusões obtidas na realização deste trabalho foram: a) ensinar geometria de forma contextualizada contribui para que os alunos possam produzir significados aos conteúdos geométricos; b) os alunos pareceram ter mais consciência de que a matemática relacionada à geometria se encontra presente no dia a dia. Espera-se com este estudo contribuir para a ruptura do caráter formalista que impregna o estudo da geometria. A partir desta pesquisa desenvolveu-se um manual didático sobre a história e a geometria presente na Bandeira do Brasil para professores e estudantes que buscam ampliar seu conhecimento independente de sua área de formação.
Palavras-Chave: Ensino de Geometria. Contextualização. Bandeira do Brasil
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

22ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): RAFAEL JOÃO RIBEIRO
Título: CURTA DE ANIMAÇÃO COMO ORGANIZADOR PRÉVIO NO ENSINO DE FÍSICA
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel considera importante aquilo que o aprendiz já sabe. No processo da aprendizagem significativa, a nova informação interage com uma estrutura de conhecimento específica do indivíduo chamada de subsunçor, que pode ser entendido como conceitos relevantes preexistentes. Na ausência de subsunçores, a teoria de Ausubel sugere, até mesmo para evitar a aprendizagem mecânica, o uso de materiais chamados de organizadores prévios, que servem de ancoradouro para o novo conhecimento. Essa pesquisa relata uma experiência didática da produção e aplicação de um curtametragem de animação 3D com função de organizador prévio. O objetivo desse organizador prévio é auxiliar a aprendizagem do conceito “Momento de uma Força” pertinente ao Ensino de Física. O curta foi produzido com programas de computador livres, tendo como etapas: modelagem da personagem; modelagem do cenário; animação; iluminação e processamento digital das imagens. Após finalização do curta, a experiência didática foi aplicada com alunos do Ensino Médio em um colégio da cidade de Arapoti-Pr. Para avaliação do organizador prévio foram utilizados prétestes e pós-testes que foram aplicados durante a aula. Também foi realizado o registro de comentários dos alunos participantes. A pesquisa mostrou que o curta de animação como organizador prévio foi satisfatório para preparar a estrutura cognitiva dos aprendizes, assim como para facilitar a aprendizagem significativa e possibilitar uma maior aquisição e retenção do conceito tratado.
Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa. Organizador Prévio. Ensino de Física. Curta-metragem de Animação.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

23ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): RENATO LUIZ DO NASCIMENTO
Título: O USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE PRIMEIROS SOCORROS
Orientador(a): Prof. Drª. Rosemari Monteiro Foggiatto Silveira
Resumo: Esta dissertação tem como proposta de estudo o desenvolvimento, implementação e a validação de um objeto de aprendizagem (OA) educacional, intitulado: Acidentes no banheiro. Este estudo objetivou desenvolver, por meio desse AO, a temática da abordagem primária inicial – para a disciplina de primeiros socorros, de um curso técnico de radiologia subsequente. O OA é uma ferramenta que tem como característica a flexibilidade e reusabilidade, permitindo o seu uso como material de suporte tecnológico a serviço da educação. As atividades educacionais são baseadas na internet e em redes locais. Da documentação até a produção, o estudo, na sua concepção, desenvolvimento e validação, priorizou em cada etapa de sua construção uma metodologia de produção tecnológica. Esse processo de construção do OA envolveu uma equipe de apoio especializada. A validação ocorreu por especialistas das áreas de Enfermagem, Informática e Educação, com aplicação de instrumentos com questões fechadas. Na análise dos instrumentos, foi utilizada a escala de tipo Likert de 5 pontos para mensurar o grau de concordância e discordância dos dados apresentados. O estudo procurou apresentar uma das possibilidades para agregar elementos da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a conteúdos da disciplina de primeiros socorros, considerando a relação entre as técnicas de construção do OA e os aspectos didáticos pedagógicos.
Palavras-Chave: objeto de aprendizagem, primeiros socorros, tecnologia da informação e comunicação, educação tecnológica.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

24ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): RUDOLPH DOS SANTOS GOMES PEREIRA
Título: O AJUSTE DE FUNÇÕES À LUZ DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: No presente trabalho analisa-se a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de ajuste de funções onde apresento atividades de Modelagem Matemática desenvolvida na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática, com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus de Cornélio Procópio na intenção de utilizar a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática de acordo com as tendências propostas pela Educação Matemática. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. A coleta dos dados para a pesquisa foi realizada durante atividades na UTFPR-PG e realizada em sala de aula na UENP-CP, por meio de atividade extra-matematica. A atividade desenvolvida envolveu análise de problemas sociais, o trabalho em grupo e a troca de informações entre alunos e professor na busca da solução destes problemas utilizando conceitos matemáticos por meio da Modelagem Matemática. No decorrer da aplicação do projeto pode-se perceber a interação dos alunos com os demais e com os problemas sugeridos para atividade. No final das atividades percebeu-se que os alunos contextualizam os conteúdos matemáticos em situações cotidianas, o diálogo discente/discente e docente/discente colabora na interpretação e entendimento de determinados conceitos na determinação do modelo de calibração do equipamento o que os permite aprender de Matemática de forma prática e prazerosa, o que demonstra que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode contribuir para o aprendizado de Matemática. Ao final desta pesquisa, apresenta-se um caderno pedagógico com o desenvolvimento de um projeto extra-matemático para o ensino e aprendizagem de ajuste de funções.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

25ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2011)
Autor(a): ANTONIO EDUARDO KLOC
Título: ROBÓTICA: FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO CAMPO DA COMPUTAÇÃO
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: A Teoria Construcionista de aprendizagem, proposta por Seymour Papert considera importante o contato com recursos tecnológicos, que possibilitam aos alunos a solução de problemas por meio de situações práticas e reais. Os alunos utilizam conceitos de disciplinas curriculares para o desenvolvimento de tarefas, explorando o conhecimento adquirido em sala de aula e aplicando-o em atividades complementares em laboratório. Essa pesquisa relata o uso da robótica como ferramenta para aumentar a motivação, a criatividade e o pensamento interdisciplinar. Para exercer estas competências, neste contexto particular, os alunos vivenciam os conceitos adquiridos de diferentes disciplinas, com a liberdade para explorar soluções alternativas para cada tarefa. Essas atividades são desenvolvidas orientando a classe para solução de uma série de ações possíveis, fazendo com que as práticas desenvolvidas no laboratório de robótica representem ferramentas importantes para o aprendizado do aluno. O projeto é aplicado no curso técnico subsequente de Informática. Um dos objetivos da presente pesquisa é definir e documentar uma série de atividades e atribuições, formando a espinha dorsal de uma abordagem prática. A pesquisa mostrou que o uso da robótica permite o trabalho prático e interdisciplinar, facilitando o aprendizado dos alunos.
Palavras-Chave: robótica, informática, motivação, teoria Construcionista
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

26ª Defesa de Dissertação (Março / 2011)
Autor(a): RAQUEL CRISTINA SERAFIN MENEGAZZO
Título: OFICINAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS
Orientador(a): Profª Drª Rita de Cassia da Luz Stadler
Resumo: O tema central desta dissertação é a Educação Ambiental, delimitando o desenvolvimento de estratégias para a sensibilização dos alunos de uma Escola Municipal na redução do consumo. O embasamento teórico baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s O trabalho desenvolveu-se em duas etapas: uma etapa com a participação dos alunos de três oitavas séries, em um trabalho desenvolvido no grande grupo envolvendo os resíduos sólidos, sendo disponibilizada uma aula semanal de Ciências, e a outra etapa no pequeno grupo, em que os alunos, por escolha participaram de oficinas de reutilização de materiais recicláveis, em período contrário ao escolar, formando assim grupos com menor número de alunos. No grupo menor, propiciou-se espaço para que os alunos que pouco participavam de atividades expositivas expusessem seus comentários sobre as questões envolvendo os resíduos sólidos. Foi possível perceber diferenças no trabalho realizado no grande grupo, onde todos os alunos da turma estavam incluídos e no pequeno grupo. Em sala de aula, os alunos que participaram com os comentários e exposição de conhecimento foram os mais desinibidos. Para desenvolver essas atividades foi dado ênfase aos resíduos sólidos que estivessem presentes direta ou indiretamente no âmbito escolar, entre eles: o papel, o vidro, o metal e o plástico. O objetivo era promover momentos de reflexão nos alunos frente às questões ambientais envolvendo os resíduos sólidos. Os resultados obtidos com o projeto foram a sensibilização dos alunos frente ao tema, e sua nova postura quanto ao descarte dos resíduos sólidos, pois passaram a lavar as embalagens antes do descarte e separar os resíduos produzidos. Após participarem das oficinas repassaram para familiares a importância de reutilizar embalagens evitando assim o desperdício. No vocabulário dos alunos surgiram palavras como: sensibilização, conscientização, resíduos sólidos, além de que diferenciaram reutilização de reciclagem. Como produto final da dissertação, produziu-se um Caderno Temático, envolvendo a Educação Ambiental, enfatizando a redução, reutilização e a reciclagem de materiais. O objetivo desse Caderno Temático é servir de subsídio para professores desenvolverem atividades que envolvam o tema.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Resíduos Sólidos
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

27ª Defesa de Dissertação (Março / 2011)
Autor(a): JOSÉ FABIANO COSTA JUSTUS
Título: DETETIVE DA SAÚDE: UM JOGO DE TABULEIRO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA ÁREA DA SAÚDE
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. O referencial teórico que norteia este estudo se fundamenta na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ciclo da Aprendizagem Vivencial de Gramigna. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas abertas e entrevistas nãoestruturadas. Uma análise quantitativa foi realizada comparando o aproveitamento dos discentes em questionários aplicados antes e depois do jogo Detetive da Saúde. A análise desses dados apontou para a melhora no aproveitamento dos sujeitos da pesquisa, porém a tônica do estudo foi qualitativa. Os dados obtidos através de entrevistas evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. Tais percepções foram categorizadas e apresentadas na forma de árvore de associações. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, permite maior atenção dos participantes, proporciona descontração, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita a revisão de conteúdos.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem em saúde, jogo educativo, meios de ensino, ensino técnico e profissionalizante.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

28ª Defesa de Dissertação (Abril / 2011)
Autor(a): CLARICE DE FÁTIMA SCHULMEISTER
Título: CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL EM LIBRAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador(a): Profª Drª Rita de Cássia da Luz Stadler
Resumo: Buscou-se, por meio desta pesquisa, a elaboração de um material em LIBRAS para contribuir no contexto de inclusão da criança surda na Educação Infantil. Esta pesquisa ocorreu em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, por meio de práticas pedagógicas realizadas com vinte e seis (26) alunos que frequentam a Educação Infantil, na turma de alunos com (06) seis anos de idade, sendo que vinte e cinco (25) alunos são ouvintes e um (01) aluno é surdo, portador de surdez severo-profundo e usuário de Língua de Sinais. Realizaram-se filmagens e fotos das práticas pedagógicas, em situações cotidianas na sala de aula, durante cinco (05) dias do mês de dezembro de 2008. O estudo realizou-se na área de Ciências, com o tema Poluição Ambiental. As atividades envolveram o vocabulário, a contação de história, um filme, visita à feira de Ciências, exercícios e jogos. A comunicação utilizada durante o processo foi português sinalizado, para melhor compreensão dos alunos (ouvintes e surdos) na aquisição do conteúdo. O material na LIBRAS é composto por fichas com sinais e escrita, na Língua Portuguesa, dos vocabulários e personagens da história. O material foi validado por juízes/pareceristas (profissionais e especialistas na área de surdez), em forma de pareceres descritivos em que pôde ser verificada a importância do material na LIBRAS no contexto inclusivo. Durante a aplicação do projeto, tanto os alunos ouvintes quanto o aluno surdo obtiveram uma aprendizagem satisfatória, intermediada pela comunicação na qual o material em LIBRAS foi o elo para a contextualização com a mediação da professora na linguagem. Isso demonstra que o material é instrumento importante na inclusão e que propicia à criança surda e à ouvinte uma aprendizagem para a construção do saber, mesmo falando diferentes Línguas.
Palavras-Chave: Inclusão. Educação Infantil. Surdez. Material em LIBRAS. Ciências.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

29ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2011)
Autor(a): FABIANE FABRI
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA CTS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DIANTE DOS ARTEFATOS TECNOLÓGICOS QUE NORTEIAM O COTIDIANO DOS ALUNOS
Orientador(a): Profª. Drª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: O objetivo desse estudo foi proporcionar aos alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa uma alfabetização científica e tecnológica, numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo temático Recursos Tecnológicos proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para esse estudo buscou-se contemplar reflexões sobre a ciência, o cientista, o lixo tecnológico, as sacolas plásticas, e as fontes de energia. Vários autores fundamentam esse estudo como Krasilchick (1987), Delizoicov (2002), Cerezo (2002), Chassot (2004), Cachapuz (2005), Bizzo (2008), Fracalanza (2008), Bazzo (2009) entre outros. A linha metodológica desse trabalho foi a qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As técnicas de coleta de dados foram a observação, anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo transcritas na íntegra, questionários com perguntas abertas, fotografias e atividades escritas realizadas pelos alunos. Inicialmente foram verificadas as concepções prévias dos dezesseis (16) alunos em relação à temática apresentada, o que possibilitou o direcionamento das atividades que foram desenvolvidas. Dentre as atividades organizadas pode-se citar: a visita a uma cooperativa de reciclagem, entrevista com um cientista, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de folders, produções escritas, bem como uma Feira Tecnológica onde os alunos realizaram exposições para a comunidade escolar. Ao final do estudo, percebese que embora os alunos já consigam fazer algumas reflexões sobre as questões sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, é necessário que essas reflexões continuem ocorrendo durante a sua vida escolar, pois se acredita que só dessa forma a postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia será internalizada. Como produto final desse estudo foi elaborado um guia didático com o desenvolvimento das atividades realizadas na área de Ciências para os anos iniciais.
Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Alfabetização Científica e Tecnológica. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Dissertação Completa e Produção Técnica