Dissertações 2013

57ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): ELIZABETH MACEDO FAGUNDES
Título: O USO DE TEMAS COTIDIANOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª Drª Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: O objetivo desta pesquisa é de apresentar as contribuições que o trabalho com temas cotidianos por meio dos Três Momentos Pedagógicos , de Delizoicov e Angotti (2000), poderá trazer ao ensino e aprendizagem de Ciências nos anos iniciais, no sentido de despertar os alunos para as relações existentes entre o conhecimento escolar e a realidade.Para tanto, realizaram-se diferentes atividades, tendo como referencial teórico os momentos pedagógicos da obra de Delizoicov e Angotti de (2000) e da obra de Delizoicov, Angotti e Pernambuco de (2002), em torno do tema “Merenda escolar” com alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Guarapuava, Paraná. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio da pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, sendo de finalidade aplicada. No decorrer do desenvolvimento das atividades, percebeu-se a motivação dos alunos a cada aula, demonstrando maior envolvimento e interesse para aprender. Assim, ao final desta pesquisa, por meio de avaliação formativa com o uso de diferentes ferramentas, notou-se uma relevante melhoria na aprendizagem dos alunos. Diante de tal fato foi possível confeccionar um material de apoio com atividades do cotidiano do aluno voltadas para os conceitos de ciências naturais, para que possa servir de subsídio para os professores dos anos iniciais.
Palavras-Chave: Ciências nos anos iniciais. Temas cotidianos. Três Momentos Pedagógicos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

58ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): JULIANA PINTO VIECHENESKI
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: SUBSÍDIOS TEÓRICO-PRÁTICOS PARA A INICIAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Orientador(a): Profª Drª Marcia Regina Carletto
Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma sequência didática que contribua para a iniciação à alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização da língua materna. Partiu-se do pressuposto de que as orientações epistemológicas do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), contribuem para a alfabetização científica dos alunos dos anos iniciais, como também, propiciam às atividades de leitura e escrita maior contextualização e significado. Nessa perspectiva, foi aplicada uma sequência didática, a partir do tema “alimentação humana”. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, de natureza interpretativa, junto a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa – PR. Os dados foram coletados por meio de aplicação de teste diagnóstico, observação, gravações em áudio, fotografias, registros escritos, ilustrações realizadas pelas crianças e pós-teste. Os resultados indicam que as atividades dos módulos da sequência didática, contribuíram para o avanço progressivo dos conhecimentos dos alunos, tanto em relação às questões subjacentes ao ensino de ciências e à iniciação da alfabetização científica, quanto em relação ao processo de alfabetização da língua materna, demonstrando que é possível, desde a fase inicial de escolarização, efetivar um trabalho interdisciplinar e contextualizado, centrado na formação para a cidadania. Vale lembrar que a implementação dessa proposta requer esforço coletivo e concretização do compromisso inerente à ação pedagógica – a prática da pesquisa, da reflexão e da formação permanente. Com o propósito de compartilhar saberes docentes com outros profissionais da área, como produto final desse trabalho, foi elaborado um caderno, contendo as atividades desenvolvidas, assim como reflexões e orientações para a iniciação dos alunos ao processo de alfabetização científica.
Palavras-Chave: Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Alfabetização da língua materna.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

59ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): NECI IOLANDA SCHWANZ KIEFER
Título: ENSINO DA FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE UMA AULA
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: O presente estudo teve como objetivo propor um roteiro para a elaboração de uma aula significativa. Do ponto de vista metodológico, por visar o desenvolvimento de um produto, o estudo caracteriza-se como aplicado e de natureza prática. Observou-se, na montagem do produto, a sequências das etapas para sua construção e aspectos relacionados com sua validade e possibilidade de utilização por outros docentes como uma ferramenta de ensino. O “roteiro para a elaboração de uma aula” foi estruturado em seis etapas principais, definição do conteúdo da aula, determinação dos aspectos mais relevantes do conteúdo e dos organizadores prévios, sequenciação do conteúdo curricular, avaliação da aprendizagem, estratégia e recursos instrucionais e montagem do plano de aula. Em cada etapa foram estabelecidas as atividades a serem cumpridas. Concluí-se que o roteiro proposto é uma ferramenta que tem alinhamento com a teoria de Ausubel, o que possibilita a montagem de uma aula significativa.
Palavras-Chave: Ensino de Física. Aprendizagem significativa. David Paul Ausubel. Roteiro para montagem de aula.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

60ª Defesa de Dissertação (Março / 2013)
Autor(a): MARIANE ELIZA WEINERT
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof a . Dr a . Siumara Ap a . de Lima
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo apresentar contribuições do uso interdisciplinar das tecnologias de informação e comunicação disponíveis na escola, para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi fundamentado a partir de documentos norteadores da educação e estudos das áreas de educação tecnológica, interdisciplinaridade e ensino de ciências. Procurou -se observar o benefício das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas contribuintes na aprendizagem. Buscou-se estudar a proposta do ensino de ciências contextualizado, em uma perspectiva interdisciplinar. Enfocou-se a importância do papel do professor como mediador da aprendizagem do seu aluno. Destacou-se a importância do bom uso das tecnologias, com objetivos e estratégias bem definidas. Como metodologia, foi adotada uma abordagem qualitativa, participante e aplicada. Os dados considerados foram obtidos nas exposições orais e nos registros das atividades dos alunos da turma do segundo ano do primeiro ciclo de uma escola municipal da periferia de Ponta Grossa. A análise se deu mediante os resultados da aplicação de uma sequência didática baseada no tema “Higiene e Saúde”. Por meio deste estudo, foi possível demonstrar que as tecnologias da informação e comunicação são meios colaboradores para a aprendizagem quando são utilizadas com base em um planejamento consistente, contando com a mediação do professor, que facilita a realização das correlações entre as concepções prévias e o conhecimento científico.
Palavras-Chave: Tecnologias da informação e comunicação, ensino de ciências, interdisciplinaridade, mediação.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

61ª Defesa de Dissertação (maio / 2013)
Autor(a): ANALIA MARIA DE FÁTIMA COSTA
Título: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO PARA O ALUNO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UMA PROPOSTA COLABORATIVA COM DOCENTES EM FORMAÇÃO
Orientador(a): Profª Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral estruturar atividades pedagógicas de inclusão que possibilitem a professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e às discentes do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – CFD, uma melhor efetivação do trabalho pedagógico com alunos com necessidades educativas especiais. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, com procedimentos técnicos da pesquisa-ação. A revisão de literatura considerou estudos pertinentes ao tema, abordando sobre o contexto histórico da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, aspectos legais da inclusão, o contexto pedagógico e a inclusão; o ensino de ciências naturais e o papel do professor na mediação entre o conhecimento científico e o aluno, o processo de tutoria, a construção de conhecimentos científicos interdisciplinares e a sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular de ensino de Ponta Grossa, tendo, entre os alunos, uma com deficiência intelectual, com 13 anos de idade. Também participaram do estudo as alunas do CFD, a professora pesquisadora e professores da turma. A ação pedagógica desenvolvida com a turma foi sistematizada em um caderno de atividades pedagógicas com uma sequência didática voltada para o ensino de Ciências Naturais organizado de forma interdisciplinar. Considerando a presença de aluno com necessidades educativas especiais em uma turma regular, os resultados da pesquisa apontam para a necessidade da presença de um professor tutor para o atendimento educacional especializado em sala de aula mediando o processo de ensino e aprendizagem do aluno com necessidades educativas especiais para que a inclusão realmente se efetive.
Palavras-Chave: Atividades Pedagógicas de Inclusão. Necessidades Educativas
Especiais. Ciências Naturais. Sequência Didática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

62ª Defesa de Dissertação (maio / 2013)
Autor(a):SIMONE SEMMER
Título: ENSINO DE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS USANDO ARTE E MATEMÁTICA
Orientador(a): Profª Drª Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo da introduzir conceitos básicos de geometrias não-euclidianas em aulas de Matemática do Ensino Médio, usando Arte e Matemática. Para tanto, utilizou-se de abordagem triangular, fundamentada por Barbosa e de registros de representações semióticas, baseados nos estudos de Duval. O estudo envolveu estudantes de 2 as séries do Ensino Médio de um colégio público estadual do município de Rio Negro (PR). A pesquisa aplicada constou de duas etapas. Num primeiro momento, analisou-se pêssankas à procura de conceitos matemáticos empregados em sua composição e verificou-se a utilização, instintivamente, pelos artesãos, de conceitos como simetria, proporção, polígonos, elipses, biláteros, retas e pontos. Na segunda etapa abordou-se o ensino de geometrias não-euclidianas no Ensino Médio, usando Arte e Matemática. Do ponto de vista metodológico a abordagem foi qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de sequências de atividades envolvendo anamorfose, geometria espacial e projetiva e, da aplicação de oficina investigativa, envolvendo geometrias plana, espacial, elíptica e projetiva. As atividades desenvolvidas com os alunos envolveram materiais manipuláveis, recursos tecnológicos, análise de imagem, contexto histórico e fazer artístico. Os resultados mostram a validade do trabalho docente com metodologia interdisciplinar, tornando as aulas de Matemática motivadoras e desafiantes. Como produto final, apresenta-se um manual pedagógico que tem por finalidade fornecer aos professores de Matemática e de Arte, interessados no assunto, informações sobre conexões entre Arte e Matemática que se fazem presentes no ensino de noções de geometrias não-euclidianas.
Palavras-Chave: Geometria não-euclidiana. Anamorfose. Ensino de geometria. Arte
e Matemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

63ª Defesa de Dissertação (Julho / 2013)
Autor(a): SÔNIA MARIA RODRIGUES
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: Este trabalho analisa a percepção da Dança de Salão “Sertanejo Universitário” como uma possibilidade de lazer para estudantes universitários da área tecnológica, com a pretensão sugestiva da prática das aulas, fora do horário da grade curricular. Para tanto, foram pesquisados os acadêmicos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR-CP). O estudo foi estruturado com o intuito de investigar a aceitação da atividade proposta e a forma como os acadêmicos envolvidos no projeto utilizam seu tempo livre, por meio da aplicação de escalas sociais (LQOL-70, pré e pós-oficina de dança). Por razão da pouca vivência e conhecimento desta prática mimética pelos acadêmicos, foi ministrada uma oficina de Dança de Salão “Sertanejo Universitário” e colhidas as opiniões dos participantes para elaboração de um plano de ação, envolvendo uma prática de dança, que pudesse ser utilizado por pessoas com pouco conhecimento na área. Para detectar a aceitação da atividade e a forma como os acadêmicos envolvidos no projeto utilizam seu tempo livre foi utilizado um estudo constando cinco procedimentos: 1- aplicação do questionário LQOL-70, para uma análise geral da perspectiva do lazer dos estudantes e um questionário sobre o conhecimento e interesse quanto à dança; 2- realização de uma oficina com movimentos básicos de Dança de Salão “Sertanejo Universitário”; 3- aplicação de uma escala social sobre a percepção da dança após a aplicação da oficina; 4- análise dos resultados obtidos; 5- elaboração de um manual e de um vídeo didático com os movimentos básicos aplicados na oficina. Constatou-se que, mesmo com as dificuldades apresentadas pelos acadêmicos em executar algumas das atividades propostas, a maioria expôs sua vontade de praticar Dança de Salão “Sertanejo Universitário” ou outro estilo no futuro e, ao final do estudo, observou-se que a prática, da Dança de Salão “Sertanejo Universitário” foi considerada uma atividade de lazer, apresentando-se, assim, uma oportunidade de ampliação das opções de lazer dos estudantes dos cursos da área tecnológica.
Palavras-Chave: Acadêmicos. Atividade Mimética. Dança de Salão. Sertanejo Universitário. Lazer.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

64ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2013)
Autor(a): SILVANA MARIA TRAVASSOS
Título: O USO DE UM BLOG COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Orientador(a): Prof. Dr. Luís Maurício Martins de Resende
Resumo: 

Este trabalho tem como objetivo avaliar o uso de um blog como ferramenta de apoio no ensino superior, especificamente na disciplina de gerenciamento de estoques. Para isso, este trabalho apoia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, sob a ótica crítica de Moreira, considerando seus princípios na facilitação do ensino e aprendizagem: perguntas ao invés de respostas, diversidade de materiais, aprendizagem pelo erro, aluno como perceptor representador, consciência semântica, incerteza do conhecimento, desaprendizagem, conhecimento como linguagem, diversidade de estratégias. Para essa pesquisa, o uso do blog foi intercalado com as aulas teóricas, através de uma série de atividades denominadas webquest. Tais atividades foram desenvolvidas e compreendidas pelos alunos em sala de aula, buscando promover uma maior integração na construção do
conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa. Como objeto de estudo, foram analisadas duas turmas: uma do curso de Administração e uma de Tecnologia em Logística. Foi analisado o uso que os alunos fizeram do blog, suas percepções, as relações provocadas por ele dentro e fora da sala de aula, e a influência no interesse e na participação do aluno na disciplina. Como resultado, constatou-se que é possível utilizar o blog como uma ferramenta alternativa e eficiente no apoio à disciplina de Gerenciamento de Estoques. Esta ferramenta permitiu aprofundar o
conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem significativa e crítica nos alunos envolvidos, bem como despertou um maior interesse pela disciplina e pelo trabalho em equipe. Dentre os aspectos mais importantes identificados nesta pesquisa, destaca-se o fato do curso de Tecnologia em Logística, reconhecer a aplicabilidade da ferramenta webquest apoiada pelo blog, como indispensável ao processo de ensino e aprendizagem, desde que bem direcionada pelo professor.

Palavras-Chave: Blog. Webquest. Ensino e aprendizagem. Aprendizagem significativa.
Dissertação Completa e Produção Técnica
65ª Defesa de Dissertação (maio / 2013)
Autor(a): ANDERSON GIOVANI TROGELLO
Título: OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Orientador(a): Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Resumo: O presente trabalho propõe uma sequência didática embasada na utilização de objetos de aprendizagem, para trabalhar conceitos astronômicos, sobretudo enfocando a alternância das estações do ano. Tal proposta foi aplicada a uma turma do sexto ano de uma escola do campo em um município paranaense. Foram dez aulas em ambientes como a sala de aula, o pátio da escola e áreas externas ao estabelecimento de ensino, demonstrando, simulando, observando e investigando por meio de modelos didáticos os movimentos da esfera celeste e sua relação com a alternância sazonal. Para coleta de dados foram aplicados um questionário prévio e outro final. A análise destes instrumentos direcionada por meio da análise de discurso confirmou que os educandos possuíam concepções alternativas, tais como: entendiam a alternância das estações do ano devido a aproximação e afastamento da Terra ao Sol; compreendiam um sistema geocêntrico; afirmavam que o Sol “movimentava-se” na esfera celeste em trajetória fixa durante todo o ano, nascendo a leste e pondo-se a oeste. Estas e outras concepções errôneas foram trabalhadas na sequência didática, obtendo ao final do trabalho importantes resultados que validaram a utilização dos recursos didáticos produzidos e utilizados junto aos educandos. Dentre os resultados é destacável discursos que salientaram a órbita terrestre com baixa excentricidade e o Sol nascendo e pondo-se em diferentes posições do horizonte ao longo do ano. No entanto, mesmo com as intervenções
deste trabalho alguns alunos mantiveram suas concepções ressaltando a necessidade de novos trabalhos que abordem outras metodologias, ou mesmo, reutilizem os objetos aqui expostos com outros enfoques.
Palavras-Chave: Objetos de aprendizagem. Ensino de Astronomia. Concepções
alternativas. Estações do ano.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

66ª Defesa de Dissertação (agosto / 2013)
Autor(a): ELAINE DA SILVA RAMOS
Título: O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA AMINA POR MEIO DE UM JOGO
DIDÁTICO EM UM ENFOQUE CTS
Orientador(a): Profª. Drª. Rosemari Monteiro Castilho
Foggiatto Silveira
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para o ensino da função orgânica amina em um enfoque Ciência -Tecnologia-Sociedade (CTS) e suas principais contribuições. O trabalho foi realizado com 50 alunos do terceiro ano do ensino médio matutino de um colégio da rede estadual de ensino de Ponta Grossa. A abordagem metodológica utilizada foi a quantitativa e de avaliação. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento principal o questionário com questões abertas e fechadas. Mas com o objetivo de ampliar a coleta de dados utilizaram-se anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. As atividades totais realizadas foram divididas em 15 momentos, nos quais se buscou estabelecer as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que inicialmente eles não possuíam conhecimento sobre essa função e suas implicações sociais. Foi possível perceber que a utilização do jogo proposto neste estudo estimulou a curiosidade e a aprendizagem dos alunos, evidenciando-o como estratégia para o ensino e o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Em relação às concepções sobre ciência e tecnologia percebeu -se pelo estudo que, a maioria deles ainda continua com a visão linear da ciência, porém eles se tornaram mais reflexivos em relação as suas implicações sociais.
Palavras-Chave: Ensino de Química Orgânica. Função Amina. Jogos. Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

67ª Defesa de Dissertação (agosto / 2013)
Autor(a): PATRÍCIA VANAT KOSCIANSKI
Título: A QUÍMICA NA JUNK FOOD: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES
QUÍMICAS POR MEIO DO ENFOQUE CTS
Orientador(a): Profª. Drª. Rosemari Monteiro Castilho
Foggiatto Silveira
Resumo: O objetivo deste estudo é propor estratégias de ensino no enfoque CTS para o ensino de Ligações Químicas com ênfase nas Ligações Iônica e Covalente. Nesse sentido o presente estudo foi desenvolvido e aplicado em uma escola da rede pública de ensino do Paraná, na cidade de Telêmaco Borba, em duas turmas da segunda (2ª) série do ensino técnico integrado ao ensino médio, totalizando 42 alunos. A abordagem metodológica foi abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante . Para a coleta de dados foram utilizados: fotos, gravações de arguições orais e vídeos de atividades transcritos na íntegra, anotações de campo em protocolos de observação das interações do dia-a-dia na sala de aula, questionários e atividades desenvolvidas pelos alunos. As atividades foram desenvolvidas em dezoito (18) aulas, as quais interligaram os conceitos químicos de Ligações Químicas ao tema social controverso (Junk Food), de forma a promover as inter-relações dos aspectos da ciência, tecnologia e sociedade. Os principais resultados obtidos evidenciaram que pelas atividades propostas, o ensino de Ligações Químicas, por meio do tema social Junk Food, promoveu a valorização do conhecimento científico extrapolando as barreiras da sala de aula para o contexto social dos educandos. Pois as atividades desenvolvidas nos módulos, proporcionou as relações entre os conteúdos escolares e os aspectos cotidianos dos alunos. Alcançando os objetivos da proposta CTS para a cidadania. Outro resultado alcançado compreende a elaboração de um guia didático que tem por objetivo compartilhar atividades desenvolvidas neste estudo, como sugestão metodológica para os profissionais que lecionam Química, e atuam no ano final do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico.
Palavras-Chave: Ensino de Química para a cidadania. Ciência, Tecnologia e
Sociedade (CTS). Ligações químicas. Junk Food.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

68ª Defesa de Dissertação (setembro / 2013)
Autor(a): KARYNE APARECIDA MIODUSKI
Título: MEIOS TECNOLÓGICOS PARA INTERAGIR NO APRENDIZADO DE
TEMAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de
Francisco
Resumo: Este estudo tem por objetivo Elaborar um recurso didático para os professores, utilizando-se os meios tecnológicos disponíveis para auxiliar a Educação Ambientalem escolas da rede pública do Estado do Paraná. Este trabalho se desenvolveu através de oficinas direcionadas aos professores que participaram da capacitação ofertada pela Secretaria do Estado do Paraná – SEED, ocasião em que se utilizou de Blogs para abordar temas da Educação Ambiental. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, classificada como exploratória de natureza quantitativa / qualitativa, realizada com um grupo de professores e uma turma de alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente da cidade de Ponta Grossa – PR. Aplicou-se aos docentes e alunos, questionários em formato de planilha eletrônica e impressos, a fim de avaliar a interação de professores e alunos com os meios tecnológicos, além de analisar seu impacto como ferramenta didática no ensino -aprendizagem. Para atingir os objetivos desta pesquisa foi realizado um levantamento na literatura abordando as principais ferramentas dos meios tecnológicos aplicadas como recurso didático, em específico o blog, os temas da Educação Ambiental, Agenda 21 Escolar, a formação continuada dos professores, além da técnica utilizada nas oficinas de capacitação, os mapas mentais. Como produto final deste trabalho, foi desenvolvido um blog, para que os professores tenham possibilidades de desenvolver ações e materiais didáticos para discutir temas e atitudes da Educação Ambiental e da Agenda 21 Escolar.
Palavras-Chave: meios tecnológicos, blog, capacitação docente e Educação Ambiental.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

69ª Defesa de Dissertação (setembro / 2013)
Autor(a): MANUELLA CANDÉO
Título: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (ACT) POR MEIO DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) A PARTIR DE FILMES DE CINEMA
Orientador(a): Profª. Drª. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: A educação escolar deve ir além dos ensinamentos básicos, e é preciso que as escolas e universidades formem cidadãos capazes de compreender as relações sociais da ciência e da tecnologia. Por este motivo, o presente trabalho propõe a utilização de filmes para trabalhar com estudantes do ensino médio e técnico à luz dos pressupostos teóricos e filosóficos do enfoque CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Sob uma abordagem metodológica qualitativa de natureza interpretativa, analisa-se e se interpretam o objeto de estudo: filmes como estratégia de ensino para a promoção da ACT (Alfabetização Cientifica e Tecnológica). A análise do objeto é analisado indutivamente. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: 1- seleção de filmes, análise e elaboração do roteiro, que faz parte do produto pedagógico desta dissertação, elaborado pela pesquisadora; e 2-aplicação com professores participantes do PARFOR (O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica) O ambiente imagético foi a fonte direta para a coleta de dados e o pesquisador foi o mediador. Utilizou-se o filme como texto, imagem e som e buscou-se apresentar os estudos que os justifiquem como estratégia de ensino e aprendizagem na sala de aula e que proporcionem reflexões sobre as relações sociais da ciência e da tecnologia. Os principais resultados evidenciaram que utilizar filmes de cinema é uma estratégia de ensino eficiente para trabalhar com o enfoque CTS.
Palavras-Chave: Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Alfabetização Cientifica e Tecnológica (ACT). Cinema. Filmes. Ensino.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

70ª Defesa de Dissertação (setembro / 2013)
Autor(a): LEANI SPIES
Título: INTEGRANDO INFORMÁTICA NAS AULAS DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Este trabalho tem por objetivo construir mecanismos didáticos de referência para o professor dos anos iniciais do ensino fundamental trabalhar conteúdos utilizando recursos de informática. A pesquisa foi estruturada em torno do problema de aparelhar o professor para integrar o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, relacionando ensino as correntes pedagógicas de aprendizagem. Para embasar a pesquisa buscamos algumas correntes pedagógicas e suas características principais, como a de Skinner, Piaget, Papert e Gagné, as quais oferecem suporta para o trabalho dos recursos tecnológicos dentro do plano de ensino. A pesquisa também contou com uma busca por outros trabalhos dentro da literatura científica relacionados ao tema de informática como recurso de
ensino-aprendizagem e que apresentam contribuições ao professor que possui interesse em ensinar usando um recurso que absorve a atenção do aluno. A fim de auxiliar os professores foi organizada uma oficina que visava testar um roteiro de critérios de seleção de softwares e um roteiro de plano de ensino usando softwares educativos disponíveis na internet e em mídia de armazenamento. A metodologia escolhida para coletar os dados é de cunho qualitativo e aplicada, onde analisamos os dados de forma impessoal. Os resultados obtidos nas oficinas apontaram a recepção positiva pelos professores que participaram da pesquisa, perante aos roteiros propostos para tentativa de sanar alguns problemas argumentados pelos professores como falta de tempo e sobrecarga de trabalho, além de falhas nas formações pedagógicas para o uso da tecnologia na sala de aula. Os roteiros de referência proposto pode vir a auxiliar mesmo o professor que não domine completamente os recursos da informática educativa.
Palavras-chave: Ensino. Roteiros pedagógicos. Informática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

71ª Defesa de Dissertação (setembro / 2013)
Autor(a): JEANINE ALBIERI KISZKA FRANZÃO
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONTEÚDO CICLO MENSTRUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: Este estudo teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino do ciclo menstrual 6º ano do ensino fundamental. Para isso, a pesquisa embasou-se nos documentos norteadores da educação no ensino fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Temas Transversais. Buscou-se também subsídios teóricos acerca dos conceitos relacionados ao ciclo menstrual (FOX, 2007; MOORE, DALLEY, 2001; BERENSTEIN, 2001; COUTINHO, 1996). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa. O trabalho se desenvolveu em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa/PR, junto a vinte e cinco alunos do 6º ano do ensino fundamental. A coleta de dados se deu por meio de registros fotográficos, gravações em áudio, protocolo de observação participante e registros das atividades desenvolvidas. Os dados foram obtidos por meio da seguinte sequência didática composta pela apresentação da situação; produção inicial, que ocorreu por meio de um questionário, a fim de levantar os conceitos prévios dos alunos sobre o tema; seis módulos que abordam sobre os diversos aspectos do ciclo menstrual; e a produção final realizada com aplicação de um jogo. Os resultados apontaram que as atividades desenvolvidas durante a aplicação dos módulos da sequência didática contribuíram para a reestruturação dos conceitos prévios dos alunos sobre o assunto, bem como na aquisição de novos conceitos sobre ciclo menstrual, além de fornecer um espaço único de discussões acerca da sexualidade, oportunizando momentos de discussão, troca de experiências e ideias. A fim de compartilhar as atividades desenvolvidas por meio desse trabalho, foi elaborado , como produto final, um caderno pedagógico contendo a fundamentação teórica sobre o ciclo menstrual e sequências didáticas, assim como as atividades propostas e sugestões de material para diversificação das aulas.
Palavras-Chave: Ciclo menstrual. Ensino fundamental. Sequências Didáticas. Adolescentes.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

72ª Defesa de Dissertação (setembro / 2013)
Autor(a): LÚCIA VIRGINIA MAMCASZ VIGINHESKI
Título: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE PRODUTOS NOTÁVEIS EM UMA CLASSE INCLUSIVA: O CASO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Orientador(a): Profa. Dr. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema o ensino de Matemática e a inclusão de alunos deficientes visuais no ensino regular. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de caso como estratégia. Seu objetivo é o desenvolvimento de procedimentos didático – metodológicos que possibilitem aos deficientes visuais inclusos no ensino regular a apropriação dos conhecimentos matemáticos, assim como os demais alunos. Fundamentou-se nos pressupostos da corrente sócio – histórica para o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de um colégio público do interior do Paraná, que contava com uma aluna deficiente visual inclusa. Na intervenção foram abordados conceitos matemáticos em Geometria, Álgebra e Grandezas e Medidas como Área, Perímetro e Volume, com inferência aos Produtos Notáveis. As atividades desenvolvidas foram elaboradas fundamentadas na Teoria de Piotr Yakovlevich Galperin (2009) para a formação de conceitos. Para o desenvolvimento das atividades elaborou-se o material didático “Produtos Notáveis”, com adaptações para alunos com deficiência visual. Após a aplicação das atividades, percebeu-se que é possível ensinar Matemática, aos alunos com deficiência visual, juntamente com os demais em uma turma e que todos, independente das limitações, são capazes de elaborar conceitos necessár ios para a autonomia e o exercício da cidadania.
Palavras-Chave: Inclusão. Deficiência Visual. Ensino de Matemática
Dissertação Completa e Produção Técnica
73ª Defesa de Dissertação (setembro / 2013)
Autor(a): ADRIANE DE FÁTIMA DA LUZ SOARES
Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS
Orientador(a): Professora Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: 

Este estudo foi desenvolvido em uma classe especial na modalidade de deficiência intelectual, com oito alunos e uma professora, de uma escola da rede pública municipal de Rio Azul PR. A aplicação do projeto intitulado “Aprendendo com a horta da escola”, contou com atividades realizadas a partir da criação de uma horta produzida pelos sujeitos da pesquisa e também pela pedagoga da escola, autora do presente estudo. Visando uma maior organização do trabalho pedagógico, utilizouse como estratégia de ensino a sequência didática em atividades nas disciplinas de Arte, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental 1. O foco desta pesquisa foi a análise da aprendizagem dos alunos D.I., por meio de situações concretas, sobre o tema “Saúde e qualidade de vida”, o qual está contemplado no currículo escolar da classe, na disciplina de Ciências. Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscou-se a fundamentação teórica sobre deficiência intelectual, ensino de Ciências para os anos iniciais e sequência didática. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, também com características de torná-la aplicada, que utilizou como método a observação participante. Para a análise dos dados da pesquisa, considerando as reflexões acerca de cada ação, recorreu-se ao processo cíclico presente na investigação-ação, a chamada espiral autorreflexiva lewiniana, tendo como categoria de análise, a aprendizagem dos alunos com D.I., a partir de intervenções interdisciplinares planejadas. O produto desenvolvido foi um caderno didático, o qual contribuiu para a preparação do aluno para realizar o processo classificatório que se dá por meio da aplicação de avaliações de conteúdos e habilidades. Os alunos classificados foram encaminhados a cursar o ano do ensino regular compatível com o qual foi declarado apto, conforme a legislação vigente. Como resultado da pesquisa, observou-se nos educandos uma maior interação nas aulas e com os conteúdos das disciplinas e, também, que o caderno didático pode

ser aplicado a outras classes dos anos iniciais.

Palavras-Chave: Deficiência intelectual. Sequência didática. Interdisciplinaridade. Leitura. Ensino de Ciências.
Dissertação Completa e Produção Técnica
74ª Defesa de Dissertação (dezembro / 2013)
Autor(a): MALLANY CAMARGO MOLINA
Título: LINGUAGEM CIENTÍFICA NA EJA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Orientador(a): Profª Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de ensino interdisciplinar tomando por base aspectos da linguagem científica na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por meio de uma sequência didática organizada para uma intervenção pedagógica interdisciplinar, foi desenvolvida a temática “Vozes na EJA”, em que se trabalharam conteúdos das disciplinas de Ciências Naturais (os sentidos) e conteúdos da Língua Portuguesa (gênero textual relato de vivências), tendo em vista as estratégias sociocognitivas de processamento textual na aquisição e construção do conhecimento científico. Os objetos de análise foram textos orais e escritos, produzidos por educandos do ensino fundamental – anos finais da EJA, do período noturno de uma escola pública, localizada na periferia do município de Ponta Grossa – Paraná. Os sujeitos envolvidos são quatro educandas, com idades entre 20 e 50 anos. A investigação é realizada em duas instâncias: a análise do texto como global na construção do significado, por questões que norteiam a dimensão contextual; e, a análise do texto como local da construção de significados relacionados aos conceitos científicos, por questões que norteiam a dimensão cognitiva. Essa última instância auxilia as comparações com as atividades propostas ao longo do processo de aplicação da sequência didática. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, classificada como explicativa, a tipologia desse estudo é caracterizada como pesquisa-ação, tendo em vista que os resultados obtidos são decorrentes da aplicação da sequência didática em sala de aula, que geraram o objeto de análise para a essa investigação. Os resultados obtidos apontam que, quando as ações são planejadas estrategicamente pelo educador, podem possibilitar aos educandos a apropriação da linguagem científica na produção textual, permitindo a construção de sentidos.
Palavras-Chave: Processamento Textual. Linguagem Científica. Estratégias Sociocognitivas. EJA.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

75ª Defesa de Dissertação (dezembro / 2013)
Autor(a): LUCIANA BOEMER CESAR PEREIRA
Título: ENSINO DE ESTATÍSTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UMA PROPOSTA PARA UM 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que a aplicação de uma sequência de ensino na escola do campo poderá trazer para o ensino de Estatística em um 6º ano do Ensino Fundamental. A revisão de literatura referente à Educação do Campo apoia-se em Molina (2012), Caldart (2004, 2012), Vendramini (2007), Cavalcanti (2010) dentre outros. Além disso, buscou-se base nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Paraná (2007) e nas Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (BRASIL, 2002). Aeducação estatística foi apresentada através dos fundamentos das três competências de aprendizagem: o letramento estatístico defendido por Soares (1998),Gal (2002), Lopes (2003, 2088 e 2009) e Campos, Wodwotzki e Jacobini (2011), o pensamento estatístico apontado por Wild e Pannkuch (1999) e o raciocínio estatístico definido por Sdlmeier (1999) e Garfild (2002). Além disso, foram apresentadas propostas de articulação das três competências defendidas por Campos (2007) e Silva (2007). A revisão de literatura referente às características da pesquisa fundamentou-se em Bogdan (1994), Roesch (1996), Barbosa (2003), Rosa (2009) e Moreira e Caleffe (2008). Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida, no ano de 2012, uma pesquisa aplicada, qualitativa com análise interpretativa e descritiva em uma turma de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual do campo do município de Imbituva, Paraná. Primeiramente foi realizada a aplicação de um questionário aos educandos e a seus familiares, cujas respostas configuraram o ponto de partida para coletar algumas características desses alunos. Depois foi realizada a análise do livro didático de Matemática disponível nesta escola do campo justificando a importância de elaborar propostas de ensino adaptadas a essa turma de escola do campo. Em seguida foi aplicada uma sequência de ensino que contemplou a organização dos dados coletados no questionário nas mais variadas representações e também o trabalho com conceitos básicos de estatística. Verificou-se durante a aplicação da sequência de ensino que os alunos se mostraram motivados ao coletarem, organizarem e resumirem dados, representando-os de várias formas. O envolvimento dos alunos foi positivo, realizando as atividades com dedicação e interesse, o que determinou o acompanhamento, de forma objetiva, da informação estatística. Por fim, foi realizado um projeto de sensibilização por meio de dados estatísticos que contribuiu para que os alunos aprendessem a socializar as práticas vivenciadas em sala de aula e assim apresentassem opiniões sobre as leituras realizadas, debatendo temas sociais de suarealidade com a finalidade de apresentar os problemas decorrentes de sua cultura e, ao mesmo tempo, elencar soluções na busca de um desenvolvimento sustentável. Como produto final deste trabalho foi elaborado um material didático de apoio ao professor contendo uma proposta de ensino de Estatística para o 6º ano do Ensino Fundamental, o qual se encontra anexado a esta dissertação.
Palavras-Chave: Ensino de Estatística. Educação do Campo. Livro Didático. Escola do campo.
Dissertação Completa e Produção Técnica