Dissertações 2012

30ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): LEANDRO AUGUSTO KISIELEWICZ
Título: UM JOGO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE PHP
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Em diversas disciplinas que envolvem a programação de computadores, são encontradas dificuldades. Uma delas é manter o aluno motivado por atividades como resolver problemas de programação para fixar conteúdos. Considerando-se os jogos eletrônicos educacionais objetos que atraem a atenção do aluno, buscou-se associá-los à sala de aula com o objetivo de testar a hipótese do trabalho, que é a de que os jogos podem promover um aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e engajamento dos alunos nas atividades. Para a verificação da hipótese, foi desenvolvido um jogo eletrônico educacional, capaz de avaliar automaticamente respostas dadas pelos jogadores. O jogo foi aplicado em uma disciplina de programação. Através de uma análise qualitativa a partir de respostas a um questionário de perguntas abertas e da observação do desempenho dos alunos, foi possível verificar que a utilização combinada do jogo com o método tradicionalmente usado na disciplina teve um impacto positivo, aumentando a qualidade da participação dos alunos nas tarefas de programação e exercícios propostos.
Palavras-Chave: jogos educacionais, motivação, ensino de programação
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

31ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): MARISTEL DO NASCIMENTO
Título: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA FRACTAL EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Orientador(a): Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: A presente dissertação trata do ensino de Geometria proposto nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Matemática do Paraná. Neste documento a orientação é que, paralelamente, ao ensino dos conceitos de geometria euclidiana também sejam contemplados tópicos de Geometria Fractal. O objetivo da investigação foi propor diferentes atividades de ensino, que permitam aos alunos perceberem a existência e as características básicas da Geometria Fractal. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se numa pesquisa qualitativa, baseado num estudo, envolvendo alunos da 1ª série do Ensino Médio de um colégio público estadual da cidade de Ponta Grossa (PR). A pesquisa orientou-se pela seguinte questão: Como introduzir os conceitos básicos de Geometria Fractal no Ensino Médio, por meio de diferentes atividades? Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de uma oficina, envolvendo esta geometria. A investigação evidenciou a defasagem dos alunos que iniciam o Ensino Médio, em relação à compreensão dos conceitos geométricos básicos e também que é possível o professor abordar outras geometrias integradas ao ensino desde que busque atividades diferenciadas que possibilite aos alunos uma participação ativa no processo ensino e aprendizagem.
Palavras-Chave: Diretrizes Curriculares. Geometria Fractal. Ensino Aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

32ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): KIONE BAGGIO BORDIGNON
Título: REFLEXÕES SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS EM AULAS DE BOTÂNICA APLICADA À FARMACOLOGIA
Orientador(a): Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiato Silveira
Resumo: O objetivo desse estudo foi propor estratégias de ensino que estimulem a reflexão sobre ciência, tecnologia e suas implicações sociais nas aulas de Botânica Aplicada à Farmacologia no curso de Farmácia. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram anotações em diário de campo, fotografias, filmagens. Também em alguns momentos foram utilizados questionários com perguntas abertas. Participaram do estudo 23 alunos do segundo período do Curso de Farmácia da instituição de ensino superior União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP, do município de Francisco Beltrão, estado do Paraná, na disciplina de Botânica Aplicada a Farmacologia. No decorrer do estudo houve o desenvolvimento das atividades: visita técnica ao “O Boticário”, discussões sobre ciência e tecnologia, leitura de notícias, produção do herbário institucional, confecção de folders, seminário final com apresentação para toda a comunidade acadêmica. No final do estudo, percebeu-se que os alunos evoluíram em relação as suas concepções sobre as questões sociais da ciência e da tecnologia e a influência científica e tecnológica no cotidiano das pessoas. Como produto final do estudo foi elaborado um guia didático a partir das atividades desenvolvidas, para que outros professores possam utilizá-lo como referência e/ou façam adaptações na aplicação de outros estudos.
Palavras-Chave: Concepções iniciais. Fitoterapia. Benefícios e malefícios. Ciência- Tecnologia e Sociedade.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

33ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): JEANINE ALVES DE OLIVEIRA
Título: PROJETOS DE TRABALHO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que um Projeto de Trabalho com tema cotidiano poderá trazer para o ensino e aprendizagem de matemática do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada com alunos de 6ª série ou 7º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Por meio de Projetos de Trabalho desenvolveram-se estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando aos alunos perceber a matemática presente no contexto social, por meio do tema da Gripe Influenza A (H1N1), e atender à formação cidadã dos estudantes. A coleta e análise de dados se deram por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa com finalidade aplicada. Percebeu-se, durante o desenvolvimento e análise da proposta, o envolvimento dos alunos no projeto, demonstrando autonomia, interesse, criatividade e a satisfação no aprendizado da matemática. Como fruto desse trabalho originou-se um manual didático, com o objetivo de oferecer a professores de matemática uma estratégia de ensino e aprendizagem em Matemática, de forma contextualizada e baseada em Projetos de Trabalho.
Palavras-Chave: ensino e aprendizagem da matemática, contextualização da matemática, Projetos de Trabalho
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

34ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): ANA KARLA PAZDA
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A CONSTRUÇÃO DO SABER SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA RURAL
Orientador(a): Prof. Drª. Rita de Cássia da Luz Stadler.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezoito alunos de 5ª série em uma escola rural no município de Palmeira – PR, e teve como objetivo elaborar um guia de práticas pedagógicas para estimular o desenvolvimento da responsabilidade ambiental acerca dos resíduos sólidos. O interesse em pesquisar a questão dos resíduos sólidos em uma escola rural foi construído principalmente pelas lacunas encontradas no exercício pedagógico em relação à temática, bem como por acreditar que a questão dos resíduos na área rural é mais problemática, haja visto que o processo de coleta dos resíduos é muitas vezes inexistente e as informações sobre o assunto ainda são pouco veiculadas. A pesquisa realizada foi de natureza interpretativa, sendo que para a elaboração de estratégias que alcançassem os objetivos propostos utilizou-se questionários e desenvolveu-se práticas pedagógicas relacionando à temática, os quais foram avaliados posteriormente por meio da realização de uma gincana. Os principais resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas foram capazes de sensibilizar esse grupo e direcioná-los para desenvolver ao longo do tempo a responsabilidade ambiental almejada, o que representa um resultado positivo para o trabalho. Com base nas atividades e na gincana realizada, originou-se ao fim da pesquisa um guia de atividades no qual é apresentada a metodologia utilizada e as práticas desenvolvidas. Por meio deste trabalho, espera-se que haja uma contribuição no sentido de promover o diálogo de saberes ambientais entre os sujeitos, sejam eles educadores, aprendizes ou demais profissionais que se relacionam com a Educação Ambiental, e que possa também oferecer embasamento para a adoção de atitudes de responsabilidade e cuidados com o meio ambiente.
Palavras-Chave: Educação Ambiental. Resíduos Sólidos. Responsabilidade Ambiental.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

35ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): THIAGO HENRIQUE DAS NEVES BARBOSA
Título: OCTAVE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Ferramentas computacionais se fazem continuamente mais presentes em ambientes escolares, por meio de iniciativas como o Paraná Digital. A partir dos recursos disponibilizados, esta pesquisa apresentou e realizou uma atividade utilizando um software de análise numérica (Octave) com o objetivo de contribuir para o ensino de função. O programa foi escolhido por possuir os recursos necessários para trabalhar os conteúdos de Matemática selecionados na pesquisa e a possibilidade do aluno manipular e visualizar situações reais a partir de simulação. A teoria de aprendizagem significativa de Ausubel foi empregada para organizar a abordagem realizada. Foi realizado um projeto piloto abordando o ensino de funções, seguido de um segundo momento em que se incluíram conceitos de Física. O projeto envolveu alunos de diferentes anos do Ensino Médio. Verificou-se que o uso do Octave contribuiu para que houvesse de fato a aprendizagem significativa no assunto de funções do primeiro e segundo grau, bem como as relações com o movimento retilíneo.
Palavras-Chave: Octave, Ensino, Matemática, Funções, Física.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

36ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): RONALDO STOCCO MENDES
Título: CONSTRUÇÃO DE UMA BIBLIOTECA DIGITAL ESPECIALIZADA VOLTADA PARA A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO TEMA QUALIDADE DE VIDA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UTFPR
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: Este trabalho teve por objetivo construir uma biblioteca digital especializada voltada para a disseminação de informações e conhecimentos sobre o tema Qualidade de Vida. Para que este fosse alcançado, estruturou-se um referencial teórico embasado nas temáticas: informação, biblioteca digital, internet e a Lei de Direitos Autorais. Em termos estruturais, a Biblioteca Digital de Qualidade de Vida (BDQV) foi construída com base no banco de dados do indexador de periódicos GeoDados, do qual utiliza um sistema em linguagem MySQL para o gerenciamento de seu banco de informações, apoiado pela ferramenta phpMyAdmin. Ainda, a criação da interface de trabalho, como também dos sistemas de busca e recuperação de material da BDQV, foram construídos com o auxílio de ferramentas como o phpEditor, em linguagens PHP, HTML e CSS, tornando possível a consulta online dos materiais anexados de maneira fácil e ágil. A biblioteca foi testada em duas etapas, sendo que a primeira tratou da realização de um pré-teste, com o objetivo da detecção de possíveis problemas e a coleta de sugestões de melhoria. A segunda etapa tratou do teste final de usabilidade da BDQV, que teve por objetivo a validação desta como ferramenta de apoio ao ensino da temática qualidade de vida. Com a BDQV construída e testada, foi possível então perceber sua considerável aplicabilidade no apoio ao ensino-aprendizagem da temática Qualidade de Vida, nesta disciplina.
Palavras-Chave: Biblioteca digital. GeoDados. Informações. Qualidade de vida.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

37ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): SAYMON MICHEL SANCHES
Título: UTILIZAÇÃO DE CALEIDOCICLOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: No trabalho desenvolvido, analisa-se a realidade da utilização dos caleidociclos como proposta de sequência didática para o ensino e aprendizagem da geometria. A investigação deu-se por meio da realização da Oficina de caleidociclos, a qual foi desenvolvida em quatro encontros, envolvendo alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio e Faculdade Modelo – na cidade de Curitiba/PR. A pesquisa, de cunho qualitativo propõe a utilização recursos que diversificassem o desenvolvimento de atividades para o ensino e aprendizagem de Matemática na escola básica. Os dados apresentados no trabalho foram coletados durante o período de realização das oficinas na instituição de ensino, as quais ocorreram durante quatro sextas-feiras no período vespertino, horário contra turno das atividades regulares dos participantes. As atividades realizadas propõem desenvolver e aprimorar o conhecimento de geometria dos estudantes envolvidos nas oficinas, tendo como foco principal a construção dos caleidociclos e visualização de conceitos geométricos existentes neste e em outros materiais explorados com menor ênfase durante os encontros. Ao final dos encontros percebeu-se que o ambiente oferecido para o desenvolvimento das atividades e os trabalhos propostos, auxiliaram no desenvolvimento de novos conceitos referentes a geometria, bem como houve um maior estreitamento na relação docente/discente, possibilitando que as atividades enriqueceram o conhecimento em matemática dos estudantes. Para enriquecimento do trabalho foi desenvolvido um encarte que propõe uma sequência didática para a aplicação da oficina por outros docentes.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Caleidociclos, Ensino-aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

38ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2012)
Autor(a): RODRIGO PINTO DE ANDRADE
Título: O ENSINO DA FUNÇÃO ORGÂNICA ÁLCOOL POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÃO NUMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)
Orientador(a): Profª. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira , Dra.
Resumo: Esta dissertação tem como proposta de estudo desenvolver um guia didático para o ensino da função orgânica álcool. Esse estudo objetivou trabalhar a função orgânica álcool por meio da experimentação relacionando com a realidade do aluno numa abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Para alcançar o objetivo proposto utilizaram-se textos com temas controversos relacionados com o cotidiano e experimentação com materiais alternativos. A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa de natureza interpretativa com observação do participante. Para a coleta dos dados foram realizadas anotações em diário de campo, gravações de áudio e vídeo e questionário com perguntas abertas em vários momentos do estudo, o qual foi aplicado antes e depois de cada momento didático. Inicialmente observou-se que os alunos possuíam pouco conhecimento sobre a função orgânica álcool e sobre suas implicações à sociedade. Durante e na finalização deste estudo observou-se os alunos bastantes críticos e reflexivos e com um maior conhecimento sobre o tema.
Palavras-Chave: ensino, química, orgânica, álcool, CTS, experimentação, cotidiano, ciências, alternativos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

39ª Defesa de Dissertação (Maio / 2012)
Autor(a): CINTIA AZEVEDO GONÇALVES
Título: ENSINO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EM CURSOS DA ÁREA TECNOLÓGICA: O QUE É E O QUE PODE SER
Orientador(a): Prof a . Dr a . Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: O ensino de Psicologia Organizacional em cursos da área tecnológica proporciona uma base para a gestão de pessoas a tecnólogos e engenheiros que, frequentemente, ocupam cargos de liderança no trabalho. Esta costuma ser uma das poucas disciplinas da área de gestão humana a compor os currículos deste tipo de curso. Partindo de uma preocupação com as repercussões socioambientais dos processos de gestão, o presente estudo teve por objetivo abordar o ensino de Psicologia Organizacional por meio de estratégias que propiciem reflexões acerca das repercussões socioambientais dos valores vivenciados no trabalho. A implementação da proposta intentou: a) oportunizar aos alunos reflexões sobre a influência que a cultura competitiva e seus valores subjacentes exercem sobre as atitudes adotadas no ambiente de trabalho; b) promover reflexões acerca da influência que os valores e atitudes cultivados no interior das empresas têm nos rumos do desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, na sustentabilidade planetária; c) proporcionar reflexões sobre a necessidade de se problematizar o atual lema empresarial ‘colaborar para competir’; d) identificar as contribuições das estratégias utilizadas para o ensino de Psicologia Organizacional por meio da abordagem CTS; e) produzir um guia didático para o ensino de Psicologia Organizacional com foco nos valores da sustentabilidade. O trabalho fo desenvolvido com uma turma de 6º período de um curso de Tecnologia em Alimentos, consistindo numa pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, por meio de observação participante. A abordagem dada ao fazer pedagógico fundamentou-se nos referenciais CTS, utilizando como estratégia didática os ‘três momentos pedagógicos’, que consistem numa adaptação dos referenciais freirianos. Tal abordagem possibilitou problematizar os valores contrários à sustentabilidade, culturalmente arraigados nos alunos, bem como a sua visão fragmentada em relação aos efeitos socioambientais do comportamento humano no trabalho. A receptividade positiva e a motivação dos discentes com a proposta conferiu validade ao seu potencial para a aprendizagem e para a formação de consciência crítica sobre os valores que permeiam o trabalho das organizações. Em decorrência, percepções e valores inerentes à sustentabilidade foram despertados, conferindo-se à compreensão dos conteúdos formais um caráter que possibilita o protagonismo em relação às necessárias transformações sociais.
Palavras-Chave: Psicologia Organizacional. Sustentabilidade. Competitividade predatória. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Práticas freirianas
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

40ª Defesa de Dissertação (Maio / 2012)
Autor(a): DENISE DO CARMO FARAGO ZANOTTO
Título: A CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE MULTIMÍDIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO APRENDIZADO DE ANGIOSPERMAS
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: Com o crescente emprego das Tecnologias de informação e comunicação (TICs) é natural que professores procurem fazer uso de softwares educativos e, em certos casos, criem seus próprios aplicativos. O objetivo geral deste trabalho foi produzir um software multimídia para apoio ao aprendizado de angiospermas no ensino fundamental. Este trabalho apresenta critérios a serem considerados na seleção ou construção de softwares para fins educativos e relata o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um software sobre angiospermas para o 7º ano do ensino fundamental. A implementação do software foi fundamentada na teoria da aprendizagem cognitiva por multimídia (CTML) à luz da aprendizagem significativa de David Ausubel. O desenvolvimento do produto contou com uma equipe multidisciplinar. A pesquisa mostrou que o uso do computador foi um fator motivador da aprendizagem e que o software funcionou como material de apoio ao ensino de angiospermas. Além da disponibilidade do aplicativo pronto, a contribuição desta pesquisa é a possibilidade de reaplicação da metodologia na construção de outros softwares multimídia educativos.
Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa. Software multimídia. Ensino de Ciências. Angiospermas
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

41ª Defesa de Dissertação (Junho / 2012)
Autor(a): ARILSON SARTORELLI RIBAS
Título: TELEFONE CELULAR COMO UM RECURSO DIDÁTICO: POSSIBILIDADES PARA MEDIAR PRÁTICAS DO ENSINO DE FÍSICA
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Na atualidade, existem diversos fatores que sugerema necessidade de a escola rever as suas práticas de ensino: a rapidez com queas tecnologias de informação e comunicação – TIC – se alastram pela sociedade e, em especial, a utilização crescente do telefone celular por faixas etárias emidade escolar; o poder de convergência dessas TIC integrando recursos tecnológicos que podem ser utilizados como recursos didáticos; o fato de os estudantes atuais crescerem em um mundo tecnológico e apresentarem os seus padrões de pensamento funcionando de acordo com essa realidade; etc. Em contrapartida, observam-se: educadores, alheios à apropriação de TIC, apresentando, em muitos casos, resistência a elas; um descompasso entre como os sujeitos utilizam o celular, por exemplo, dentro e fora da escola; educadores, escolas, secretarias estaduais de educação posicionando-se contrários ao seu uso; projetos de lei e leis que regulamentam o seu uso no espaço educativo; etc. Por esses aspectos controversos investigou-se o uso do telefone celular como um recurso didático mediador em práticas do ensino de Física. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratório quanto aos objetivos, e, participante quanto aos procedimentos técnicos adotados. Também foi utilizada a pesquisa documental e bibliográfica. Em seu desenvolvimento, inicialmente, via e-mail, foram coletados dados por meio de um questionário de múltipla escolha aplicados a professores de escolas particulares da Região Sul do Brasil, para identificar a realidade pesquisada e elaborar práticas de ensino possíveis de serem aplicadas na amostra estudada. As práticas construídas foram aplicadas em oficinas nas cidades de Ponta Grossa e Curitiba, estado do Paraná. Durante a aplicação, a coleta de dados ocorreu por meio de notas de campo do pesquisador, de gravação de sons e de um bate-papo ocorrido no msn messengere de registros fotográficos. A análise dos dados foi realizada por triangulação. Os resultados mostrarama necessidade de se intensificarem cursos de formação continuada de professores e a produção de literatura nacional (artigos, dissertações, teses elivros) que explorem a temática do celular e suas funcionalidades em espaços educativos como recursos didáticos mediadores nas práticas do ensino de Física. Um livro foi organizado como produto final desta dissertação desenvolvida junto ao mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR, Campus Ponta Grossa–PR, estado do Paraná.
Palavras-Chave: Ensino de Física. Mediação pedagógica. Telefone celular. Recurso didático. Práticas de ensino.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

42ª Defesa de Dissertação (Junho / 2012)
Autor(a): MARTA BURDA SCHASTAI
Título: PRÓ-LETRAMENTO EM MATEMÁTICA: PROBLEMATIZANDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FRAÇÕES – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Orientador(a): Profª Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: O presente estudo teve como objetivo contribuir na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de oficinas pedagógicas baseadas no fascículo de frações do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento Matemática. A pesquisa foi realizada no ano de 2011, em um curso de 30 horas para 16 professores do 2º ano do 2º ciclo (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de 9 anos da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa. Do ponto de vista metodológico, o estudo inseriu-se em uma pesquisa interpretativa de natureza qualitativa e finalidade aplicada. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: o questionário, o Pré-teste, o Pós-teste, o Diário Coletivo e o Diário de Bordo. A partir do questionário foi possível traçar o perfil dos professores e com os resultados do Pré-teste foram detectadas as dificuldades e os obstáculos que os professores encontravam no ensino de frações. Após análise e avaliação dos dados obtidos com estes instrumentos foram organizadas sete oficinas pedagógicas visando o aprofundamento do conteúdo e estratégias de ensino. Os registros do Diário de bordo foram utilizados pela pesquisadora/aplicadora para a confirmação e/ou adaptações nas oficinas de modo atender as necessidades dos professores participantes do curso. Ao término das oficinas foi aplicado o Pós-teste, que juntamente com os comentários registrados pelos professores no Diário Coletivo, serviu de parâmetro para avaliar o aprendizado durante as oficinas. Ao final do curso percebeu-se que as atividades realizadas nas oficinas pedagógicas contribuíram para ampliar o conhecimento dos professores tanto no aprofundamento conceitual quanto nas estratégias de ensino, e ainda evidenciou-se a relevância do acompanhamento sistematizado das equipes centrais das instituições mantenedoras (Secretarias Municipais e Estaduais de Educação), para que o professor não se sinta isolado diante do desafio de ensinar e possa propiciar aos seus alunos uma aprendizagem cada vez melhor. Como produto final desse trabalho, apresenta-se o Caderno Pedagógico: “As oficinas na formação continuada de professores – uma estratégia do Pró-Letramento Matemática para a construção do conceito de frações”, cuja finalidade é a de orientar ações pedagógicas no ensino de frações.
Palavras-Chave: Formação continuada. Ensino de frações. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pró-Letramento.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

43ª Defesa de Dissertação (Julho / 2012)
Autor(a): MARIA ROSANA SOARES
Título: MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PERSPECTIVA À LUZ DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar as contribuições que a Modelagem Matemática pode propiciar como estratégia de ensino e aprendizagem aos futuros professores de Matemática. A pesquisa direcionou-se para a finalidade de incentivar e possibilitar uma preparação aos futuros professores para compreenderem e trabalharem a Modelagem em sala de aula proporcionando aos mesmos o conhecimento e a experiência com a prática da Modelagem. Para tanto, desenvolveu-se uma proposta de Modelagem Matemática durante um período de 30 horas-aula junto aos sujeitos do 4º ano do Curso de Licenciatura em Matemática, a qual foi aplicada na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho-PR (UENP-CJ). Nessa proposta, desenvolveram-se várias atividades de Modelagem com os licenciandos objetivando a apresentação da Modelagem Matemática no ensino e também o encorajamento para sua utilização nas práticas profissionais. Essas atividades foram planejadas e analisadas à luz da pesquisa qualitativa, aplicadas de cunho interpretativo, e a coleta de dados se deu por meio da observação, questionário e dados obtidos na aplicação da proposta da Modelagem. Desse modo, a Modelagem Matemática desenvolvida foi satisfatória aos sujeitos da pesquisa, pois proporcionaram contribuições tanto ao entendimento desta estratégia pedagógica quanto às futuras práticas docentes, e estabelecer uma conexão entre a Matemática presente em situações cotidianas e a Matemática escolar. A partir da proposta de Modelagem desenvolvida com os futuros professores, elaborou-se um Caderno Pedagógico cujo objetivo é oferecer aos professores, universitários e pesquisadores subsídios bibliográficos e práticos para desenvolverem a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Esse material didático se encontra disponível ao acesso público na biblioteca on-line do programa de pós-graduação do presente mestrado.
Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Futuros Professores de Matemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

44ª Defesa de Dissertação (Julho / 2012)
Autor(a): SIMONE MORAES STANGE
Título: O ESTUDO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS NUMA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Orientador(a): Profa. Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral desenvolver o estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, visando contribuir para a formação conceitual, procedimental e atitudinal mais crítica dos educandos da 2.ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, na cidade de Mafra, no estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos da pesquisa foram identificar a concepção dos educandos sobre as relações sócias da ciência e da tecnologia, levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os elementos químicos, desenvolver atividades que promovam o estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), utilizando artigos apresentados e selecionados em Revista de Divulgação Científica (RDC) e apresentar um produto educacional, em nível de Guia Didático, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por demais professores da educação básica – ensino médio, na disciplina de Química, como exemplo de prática pedagógica numa abordagem CTS. A abordagem metodológica que norteou este estudo foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados foi centralizada na observação participante, anotações em diário de campo, produções escritas dos alunos, fotografias e filmagens, segmentos esses que foram transcritos. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados, inicialmente por meio da verificação das concepções prévias dos vinte e um educandos (21), envoltos no processo, tendo-se em conta a relação à temática apresentada. Esse fator possibilitou o direcionamento das atividades para categorias de análise, as quais foram delimitadas por uma etapa exploratória e uma pesquisa- ação, em que os educandos tiveram a oportunidade de participar de forma ativa, cooperativa, intervindo na construção do estudo, com seus saberes, sugestões e reflexões sobre as relações sociais do conhecimento científico e tecnológico. Assim foi possível desenvolver o processo de construção coletiva da proposta para o enfoque do tema sugerido, pois como produto final se elaborou um guia didático, no qual constam as atividades desenvolvidas. As principais percepções da pesquisa trazem contribuições para ratificar a essencialidade de implementar ações no ato de ensinar e aprender, de modo a aprimorar práticas docentes no ensino de Química bem como a continuidade da postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia, pelos educadores e educandos, viabilizando uma jornada pedagógica produtiva vinculada à formação do cidadão do século XXI.
Palavras-Chave: Ensino de Química. Revista de Divulgação Científica (RDC). Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Elementos Químicos. Tabela Periódica.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

45ª Defesa de Dissertação (Agosto / 2012)
Autor(a): TÂNIA MARA NIEZER
Título: ENSINO DE SOLUÇÕES QUÍMICAS POR MEIO DA ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS)
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: Este estudo parte da problematização sobre as possibilidades de se ensinar em sala de aula, o conteúdo químico de Soluções, relacionado ao cotidiano dos alunos, de forma a proporcionar a Alfabetização Científica e T ecnológica (ACT) por meio do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O objetivo geral desta pesquisa consiste em desenvolver e analisar o ensino do conteúdo químico Soluções relacionando-o ao cotidiano dos alunos por meio do enfoque CTS contribuindo para a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). O estudo foi desenvolvido com 55 alunos, da 2ª série do Ensino Médio, do curso Técnico em Agropecuária de um Centro Estadual de Educação Profissional, da cidade de Rio Negro, no Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados se deu por meio de fotos e vídeos das atividades, observação das próprias atividades realizadas pelos alunos, arguições orais, relatórios e anotações em diário de campo. As atividades desenvolvidas nesta pesquisa foram organizadas em quinze (15) momentos, nos quais se buscou discutir e contextualizar as relações sociais da Ciência e da Tecnologia por meio do estudo de Soluções químicas, de forma interdisciplinar. Os principais resultados evidenciaram que o enfoque CTS no ensino de Soluções, contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos, pelos alunos, sendo possível transpor questões que os envolvem dia a dia. No decorrer das aulas os alunos se mostraram mais críticos e reflexivos acerca das implicações sociais em relação às questões científicas e tecnológicas. Outro resultado obtido neste estudo consistiu na elaboração de um guia didático, que poderá ser utilizado como sugestão metodológica pelos professores de Química do Ensino Médio.
Palavras-Chave: Ensino de Química. Alfabetização Científica e Tecnológica. CTS. Soluções Químicas.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

46ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): LILAINE ZUB
Título: O LÚDICO COMO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA PARA ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII EM IRATI – PARANÁ
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Mauricio Martins de Resende
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade identificar as contribuições de elementos lúdicos como motivador no processo de ensino da Tabela Periódica, com alunos das primeiras séries do turno matutino do Colégio Estadual João XXIII em Irati, no estado do Paraná. Um grande desafio para o Brasil no tocante à educação das crianças é a melhoria da qualidade da Educação Básica Pública. As novas tecnologias e as mudanças na produção de bens, serviços e conhecimentos exigem que a escola possibilite aos alunos integrarem-se ao mundo contemporâneo, buscando-se dar significado ao conhecimento escolar mediante a contextualização, a interdisciplinaridade e o incentivo ao raciocínio e a capacidade de aprender. No ensino de Química, destaca-se a metodologia tradicional, reforçando o uso de regras, fórmulas e nomenclaturas gerando desmotivação entre os alunos. Dentre os conteúdos da Química, a Tabela Periódica destaca-se como ferramenta imprescindível para a compreensão de diversos conceitos químicos. Diante disso, pensou-se numa maneira mais dinâmica e atrativa de trabalhar o tema, com atividades lúdicas e envolvendo os alunos com o uso das tecnologias. A pesquisa está fundamentada na aprendizagem segundo Vygotsky e classifica-se como exploratória, aplicada, experimental e qualitativa, com aspectos quantitativos. Os dados foram coletados a partir de questionários investigativos antes e após a utilização do lúdico, assim como da observação do autor deste trabalho durante a atividade de montagem da Tabela Periódica e jogo trilha química da Tabela Periódica, principais objetos de estudo deste trabalho. A partir dos dados coletados, pode-se perceber que atividades diferentes e prazerosas estimulam a curiosidade e dedicação dos alunos, pois estes ficam envolvidos e interagem o tempo todo, o que favorece o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, configurando-se como estratégias para tornar o ensino mais dinâmico de modo que os alunos adquiram o conhecimento necessário além de contribuir para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos.
Palavras-Chave: Ensino-aprendizagem. Tabela Periódica. Elementos lúdicos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

47ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): CARLOS TELES DE MIRANDA
Título: O ENSINO DE MEDIDAS DE ÁREAS COM O ENFOQUE CTS
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Júnior.
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal verificar as contribuições do enfoque CTS, por meio da Educação Matemática Crítica, para a aprendizagem de medidas de áreas. As atividades desenvolvidas, acerca do conteúdo específico de medidas de áreas, seguiram os pressupostos do enfoque CTS – na modalidade de enxerto, utilizando os recursos midiáticos gratuitos disponibilizados nos sites de universidades e órgãos públicos. A aplicação da pesquisa aconteceu sob a forma de oficinas em uma Universidade da Cidade de Cascavel no Estado do Paraná, em uma turma do 2º ano do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Os dados coletados durante e após a aplicação da pesquisa foram analisados de forma qualitativa e interpretativa, uma vez que a pesquisa foi aplicada. Os resultados mostraram um envolvimento interessante dos alunos, desenvolvendo diferentes posturas frente ao aprendizado. Tais posturas referem-se, entre outras, principalmente, ao diálogo entre os participantes ao discutirem situações presentes no cotidiano, as quais nem sempre são percebidas; outro fator importante foi o ato de construir materiais com a possibilidade de fazer associações e comparações. Além disso, também como fruto do trabalho, todas as atividades foram dispostas sob a forma de um produto educacional, visando auxiliar futuros trabalhos e, também, aquele professor interessado em aplicá-lo em suas aulas.
Palavras-Chave: Matemática crítica. CTS. Áreas – Medidas. Satélites.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

48ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): GIOVANI FERNANDES GALVÃO
Título: O BLOG COMO INSTRUMENTAÇÃO PARA PROFESSOR DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS
Orientador(a): Prof. Dr. Siumara Aparecida de Lima
Resumo: A crescente presença das tecnologias nos ambientes educacionais cria novas necessidades pedagógicas. Por outro lado, os docentes não recebem ou não receberam formação adequada para a inclusão dessas tecnologias em suas práticas, além de não estarem tão bem inseridos em um contexto cibercultural quanto seus alunos que nascem cada vez mais com facilidade para interações no ciberespaço. Nesse contexto é que se idealizou esse estudo, realizado com uma professora de uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, com o objetivo de produzir um Blog, com informações básicas e sugestões de ferramentas para serem utilizadas no Ensino de Ciências nas Séries Iniciais, por meio do qual ela pudesse se atualizar tecnologicamente para aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e interagir no ciberespaço com seus alunos e com demais profissionais da área de ensino. Os assuntos tratados no Blog versam sobre informática, sistemas operacionais, segurança na rede, arquivos de mídia, software livre e freeware visando sua utilização na atualização da professora em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação para aulas de Ciências no Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa foi a de intervenção, dada a necessidade de o estudo ser flexível à construção do conhecimento conforme a necessidade da professora participante e da comunidade por ela atendida. A coleta de dados foi qualitativa procurando avaliar quais assuntos eram mais necessários à professora e das interações físicas e virtuais realizadas entre ela o pesquisador, quais tiveram maior aproveitamento. A abordagem utilizada foi a mentorial, dadas as circunstâncias de relacionamento pessoal e virtual por meio das quais ocorreram as interações entre pesquisador e professora. Em vista dos aspectos que envolveram esse estudo, a revisão de literatura abarca questões voltadas à Cibercultura na formação de professores, pesquisas sobre a formação docente em relação a essa atividade e documentos oficiais que norteiam o Ensino de Ciências para as Séries Iniciais bem como suas relações com a ação docente. Após as interações entre pesquisador e docente, sujeitos da pesquisa intervenção, observou-se a construção do blog como uma forma de referência auxiliar para o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação tanto em sala de aula quanto na formação continuada.
Palavras-Chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Cibercultura. Ensino de Ciência nas Séries Iniciais. Portabilidade Multimídia.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

49ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2012)
Autor(a): MÁRCIA MARIA KING RABE
Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRÉ-ESCOLA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Orientador(a): Profª Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no município de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila às instituições de educação infantil do mesmo município de atuação da pesquisa e em meios compatíveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências científicas testadas na prática de sala de aula pelas crianças.
Palavras-Chave: Educação infantil. Literatura infantil. Ensino de ciências. Sequência didática.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

50ª Defesa de Dissertação (Outubro / 2012)
Autor(a): MARIÂNGELA PRZYBYSZ
Título: A AGENDA 21 BRASILEIRA NO COTIDIANO ESCOLAR
Orientador(a): Profª Dra. Rita de Cassia da Luz Stadler
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal propor estratégias que viabilizem a disseminação da Agenda 21 Brasileira no coletivo escolar, tendo como foco a promoção da Educação Ambiental. O referencial teórico norteador deste estudo fundamenta-se na Agenda 21 Brasileira, na Educação Ambiental e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s. A pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa e aplicada, tendo como público alvo uma turma de trinta e cinco alunos da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba/PR. O estudo foi dividido em quatro etapas: a primeira constitui-se na aplicação de questionário inicial que objetiva apontar o conhecimento prévio discente sobre o assunto a ser estudo; a segunda refere-se à pesquisa conceitual; a terceira caracteriza-se pela pesquisa e a seleção de algumas das ações da Agenda 21 Brasileira, viáveis no cotidiano escolar e, a última etapa, a disseminação das ações da Agenda 21 feita pelos alunos em equipes em diferentes níveis de ensino. Este estudo proporcionou ao discente a (re)construção do conhecimento referente à Agenda 21 Brasileira e ao conceito de Desenvolvimento Sustentável, assunto norteador da Agenda 21, viabilizando a disseminação de algumas ações da Agenda 21 pertinentes ao ambiente escolar para grupos variados deste mesmo espaço. Durante a disseminação das ações priorizou-se o trabalho em grupo evidenciando o protagonismo juvenil, dando a oportunidade aos alunos de se organizarem, planejarem, (re)construírem conceitos, valores e ampliarem seus conhecimentos. O produto final desta dissertação, Caderno Temático para os professores do Ensino Fundamental, que foi avaliado por oito educadores das áreas de Ciências, Biologia, Matemática e Português que indicaram a possibilidade de viabilizar o trabalho da Educação Ambiental, tendo com eixo norteador a Agenda 21 Brasileira.
Palavras-Chave: Agenda 21 Brasileira. Educação Ambiental. Protagonismo Juvenil.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

51ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2012)
Autor(a): RUTH AZAMBUJA LANGARO
Título: O USO DE EMISSORA DE RÁDIO COMO UMA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO
Orientador(a): Profª. Drª. Siumara Aparecida de Lima.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em um grupo de 40 alunos de 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio em uma escola particular em São Mateus do Sul – PR e teve como objetivo produzir um vídeo com orientações sobre como montar uma rádio em uma instituição escolar. Para que fosse alcançado implementou-se uma emissora de rádio na qual os alunos produzem textos característicos do discurso da esfera radialística. O interesse em implementar uma emissora de rádio em escola surgiu da intenção de usar esta emissora de rádio como ferramenta pedagógica, uma vez que os educadores vivem em constante busca de melhores estratégias de ensino. A pesquisa foi de natureza explicativa, por ter como preocupação central a identificação de fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. A busca é por uma explicação sobre como fazer a implementação de uma emissora de rádio como ferramenta de ensino. A abordagem do problema é qualitativa. Os resultados desse trabalho indicaram que as atividades desenvolvidas por meio do projeto rádio Canoas foram capazes de colocar os alunos em contato com uma emissora de rádio, fazendo uso de tecnologias da informação e comunicação, e melhoraram a produçã o textual dos alunos, que foi feita pelo viés dos gêneros do discurso da esfera radialística. Espera-se que esta dissertação contribua na implantação e implementação de emissoras de rádio em escolas.
Palavras-Chave: Gêneros do discurso. Rádio. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

52ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): MÁRCIA RAQUEL ROCHA
Título: O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro.
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho foi o de verificar como o uso de temas interdisciplinares pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico e a apresentação dos dados obtidos na pesquisa estão dispostos em quatro capítulos. O primeiro aborda o Ensino nas Séries Iniciais, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como faz referência a autores como Arruda e Moretti (2002, p. 424), Rodrigues (2001, p. 241) e Arruda (2004, p. 21). No segundo momento do referencial teórico, aborda-se a interdisciplinaridade tendo como suporte os autores Fazenda (1998, p. 10), Lück (1995, p. 64) e Morin (1999, p. 76). Finaliza-se o capítulo abordando-se a Contextualização nas Séries Iniciais sendo embasado por Barbosa (2012, p. 4), Luccas e Batista (2012, p. 9) e Santana (2012, p. 1). O segundo capítulo refere-se à metodologia da pesquisa, sendo ela de natureza qualitativa e com finalidade aplicada embasada pelos autores Moreira e Caleffe (2008, p. 90) e Rivero (2012, p. 1-2). A coleta e a análise dos dados foram abordadas no terceiro capítulo, onde se relatou e discutiu-se atividades desenvolvidas junto a 35 crianças, com idade de 10 a 12 anos, matriculadas na 4ª série (atual 5º ano) do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Município de Guarapuava, Paraná. Mediante o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar e baseando-se nas observações, fotos, relatos mencionados pelos alunos e anotações feitas pela docente, na realização de atividades desenvolvidas pelos discentes durante os encontros, detectou-se que os educandos passaram a identificar os conteúdos matemáticos como passíveis de serem aprendidos, sem maiores empecilhos, realçando a relevância deles na sua formação educativa. Houve também maior aproveitamento em relação à aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos. Em especial, pela conexão dos saberes matemáticos com situações da realidade que estes vivenciam, como também com os conhecimentos de outras disciplinas. As atividades e análises estão presentes no terceiro capítulo do referido trabalho. O quarto capítulo faz menção às considerações finais, bem como limitações enfrentadas pela pesquisadora e sugestões para trabalhos futuros. A partir dessas considerações, elaborou-se um caderno pedagógico com atividades voltadas para conteúdos de matemática, de forma que possa servir como subsídios para auxiliar os professores das séries iniciais a trabalhar com temas interdisciplinares.
Palavras-Chave: Contextualização; Ensino de Matemática; Interdisciplinaridade.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

53ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): ELISÂNGELA KARINE MARTINS
Título: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DO SISTEMA NERVOSO
Orientador(a): Prof. Drª. Rita de Cássia da Luz Stadler
Resumo: As Histórias em Quadrinhos (HQs) caracterizam-se pela linguagem próxima da realidade dos alunos, pela aparência lúdica, o que as torna um veículo de comunicação poderoso que, além de ter riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, é bem aceita pelos estudantes, que se sentem estimulados a aprender. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo do Sistema Nervoso, no 5º ano do ensino fundamental I. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezessete alunos em uma escola da rede privada do município de Ponta Grossa – PR. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam K rasilchik e Nélio Bizzo. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na consolidação de esquemas mentais que organizem o aprendido. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos são um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando,
configurando a aprendizagem. Como produto final dessa dissertação, confeccionou-se um roteiro com sugestões para os professores do Ensino Fundamental I de como utilizar Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências.
Palavras-Chave: Ensino de Ciências. Gêneros textuais. Histórias em Quadrinhos. Sistema Nervoso.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

54ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): DANIELI WALICHINSKI
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que uma sequência de ensino pautada nos pressupostos da contextualização poderá trazer para o ensino e aprendizagem de Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental. A revisão de literatura referente ao ensino de Estatística apoia-se em Cazorla (2002), Lopes (2003, 2008, 2010a, 2010b), Silva (2007), Andrade (2008), Cazorla, Kataoka e Silva (2010), Jacobini et al. (2010), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011), dentre outros. Quanto a contextualização, a revisão de literatura apoia-se em Brasil (1998b, 1999), Tufano (2001), Pais (2002, 2010), Ramos (2004), Mello (2005), Sadovsky (2007), Luccas (2011), além de outros. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida no ano de 2011 uma pesquisa aplicada, qualitativa com análise interpretativa e, descritiva em uma turma de alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual do município de Ponta Grossa, Paraná. A revisão de literatura referente às características da pesquisa fundamenta-se em Gil (1991, 2006), Chizzotti (2003, 2008), Silva e Menezes (2005), Moreira e Caleffe (2008), Alves-Mazzotti (2011), Sarmento (2011), Teixeira (2011), dentre outros. Primeiramente foi realizada uma análise do desempenho prévio dos alunos em relação a conteúdos básicos de Estatística, tendo como base um instrumento diagnóstico chamado pré – teste. Depois foi aplicada uma sequência de ensino direcionada a conteúdos básicos de Estatística, por meio da utilização de dados coletados na própria turma, ou seja, por meio da contextualização. Verificou-se durante a aplicação da sequência de ensino, um maior interesse e motivação dos alunos para as aulas, além de um maior envolvimento dos educandos com os conteúdos estudados. Os resultados da análise do desempenho dos alunos após a aplicação da sequência de ensino mostraram que essa contribuiu para que houvesse um ganho significativo quanto à aquisição de conteúdos básicos de Estatística por parte de educandos dos anos finais do Ensino Fundamental. Considera-se que as atividades realizadas com os educandos, contribuíram para o desenvolvimento das competências de raciocínio, pensamento e, letramento estatísticos desses, formando a base necessária para que futuramente esses alunos possam atingir o nível de letramento estatístico que a sociedade contemporânea exige. Como produto final deste trabalho foi elaborado um material didático de apoio ao professor contendo uma sequência de ensino contextualizada sobre conteúdos básicos de Estatística voltada ao Ensino Fundamental, o qual se encontra anexado a esta dissertação.
Palavras-Chave: Contextualização. Ensino de Estatística. Literacia Estatística. Raciocínio Estatístico. Pensamento Estatístico.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

55ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): ANGELITA SKORA
Título: A INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da integração do ensino de Ciências e da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 1º ano do 2º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Para que o trabalho em sala motivasse e envolvesse os alunos de forma dinâmica optou-se pelo procedimento de ensino com pesquisa e o tema que foi usado como pretexto para a pesquisa dos alunos foi a quantidade de papel descartado pela escola no período da manhã. Uma equipe coletava e pesava todos os dias o papel descartado pelas outras turmas da escola, sala dos professores e secretaria, tudo era pesado e registrado. Com os dados coletados passaram a fazer gráficos, cálculos e estimativas para a interpretação destes dados. Nesses cálculos eram envolvidos os conteúdos curriculares de matemática e nos textos informativos estudados, os conteúdos de ciências. A pesquisa realizada é aplicada e qualitativa de cunho interpretativo. Percebeu-se que neste trabalho os alunos demonstraram motivação e interesse. Com base no trabalho desenvolvido produziu-se uma sequência de ensino com objetivo de oferecer aos professores de anos iniciais um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de matemática e de ciências de forma integrada e motivadora.
Palavras-Chave: Ensino de ciências e matemática. Anos iniciais. Integração.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

56ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2012)
Autor(a): SHEILA CRISTIANA DE FREITAS
Título: A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO APOIO AO ENSINO DE ANÁLISE DE REQUISITOS DE SOFTWARE
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a contribuição da aprendizagem significativa e mapas conceituais no ensino de análise de requisitos de software. As temáticas perquiridas abordam a teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa e a construção de mapas conceituais como ferramentas de apoio ao ensino de análise de requisitos de software nos cursos técnicos em informática. A pesquisa classificada como exploratória de natureza qualitativa, possui origem interpretativa e foi realizada em sala de aula, em uma turma do curso técnico em informática na modalidade subseqüente contendo quatorze alunos. As aulas contemplam a utilização de organizadores prévios na apresentação da teoria de análise de requisitos, exercícios que sugerem a busca por conhecimentos já existentes na estrutura cognitiva e a construção de mapas conceituais realizados pelo professor como apoio didático, e pelos alunos, na relação dos conceitos dos requisitos de software relativos ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Os resultados foram analisados por aulas do ponto de vista do professor onde se percebeu que a estratégia utilizada neste trabalho, mas precisamente na aula 2, contribuiu para que o aluno faça a ancoragem dos subsunçores e assim a assimilação dos novos conceitos e na aula 7 são capazes de construir mapas conceituais para estabelecer a ligação entre os conceitos. Por fim, na visão dos alunos através de entrevista coletiva quanto aos benefícios de utilização de mapas conceituais nas aulas de análise de requisitos de software e os quais foram classificados como satisfatórios. Foi produzido um manual didático contendo os passos utilizados neste trabalho o qual poderá ser utilizado por outros professores.
Palavras-Chave: Engenharia de Software, Análise de Requisitos, subsunçores, Projeto de Software, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais.
Dissertação Completa e Produção Técnica