Dissertações 2010

4ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): Maria Marilei Soistak
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROJETOS DESENVOLVIDOS POR EQUIPES DE RESPONSABILIDADE EM SALA DE AULA: O ENFOQUE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS
Orientador(a): Profª. Drª. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a contribuição que o trabalho por meio de projetos, a partir de equipes de responsabilidade, poderia trazer no ensinoaprendizagem de matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como pano de fundo a proposta estabelecida pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). A opção pela estratégia dos projetos por meio de equipes de responsabilidade se deu pela necessidade observada em se promover aos educandos a formação de atitudes colaborativas com a sua turma, de responsabilidade com os outros grupos, de se despertar a curiosidade e a vontade de participar; por desenvolverem atividades diferentes e de se verificar que os conhecimentos encontram-se relacionados uns com os outros. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa, com finalidade aplicada e de cunho experimental. Os dados que nortearam a pesquisa foram coletados junto a uma Escola Municipal da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, por meio de aplicações práticas com vinte e oito (28) alunos de uma turma de 1º ano do 2º ciclo (antiga 3ª série). As atividades desenvolvidas com os alunos envolveram entrevistas com pessoas da comunidade e da escola, determinação de área, medidas, gráficos, produção de textos, pesquisas de preço, uso de calculadora, desenho, escrita de livros infantis, análise de tabelas e construção de maquete. Os demais dados foram obtidos em pesquisa bibliográfica e pelas manifestações espontâneas dos alunos. Ao final da aplicação do projeto, percebeu-se que os alunos demonstraram maior interesse pela matemática, o que os levou a aprender de forma significativa. Isso demonstra a abertura proporcionada por essa metodologia e o papel do professor em propiciar momentos em que os alunos construam seu próprio saber. Como produto final desse trabalho, apresenta-se um manual didático com o desenvolvimento de um projeto no ensino-aprendizagem da matemática.
Palavras-Chave: Projetos. Equipes de Responsabilidade. Conhecimento Matemático. Séries Iniciais
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

5ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): Elena Mariele Bini
Título: ENSINO DE PROGRAMAÇÃO COM ÊNFASE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: O aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta por Seymour Papert; e no uso de heurísticas para resolução de problemas, propostas por George Polya. Nesse quadro a elaboração de modelos mentais adequados foi considerada como necessária para o aprendizado eficaz. As estratégias de ensino são compostas por exemplos e atividades com caráter lúdico e desafiador. A aplicação do trabalho em uma turma de adolescentes cursando ensino técnico apresentou resultados positivos. As estratégias de ensino estão formalizadas em nove roteiros de aula e compõem um manual, produto deste trabalho.
Palavras-Chave: Ensino. Programação de computadores. Resolução de problemas. Construcionismo.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

6ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): SANDRA MARA SOARES FERREIRA
Título: MOBILIÁRIO ESCOLAR COM RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS E RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA: ADEQUAÇÕES PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO
Orientador(a): Prof.ª Rita de Cássia da Luz Stadler, Dra.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi elaborar um caderno de encargos com recomendações ergonômicas para definir e sistematizar os procedimentos a serem adotados na concepção de um mobiliário escolar capaz de atender às necessidades dos alunos com baixa visão e que, em sua decorrência, apresentam grande variação postural. Os recursos da Tecnologia Assistiva unem-se aos critérios ergonômicos para ampliar as habilidades visuais deste contingente de alunos. Com caráter de pesquisa aplicada e descritiva, o referencial teórico ofereceu sustentação para a definição da demanda, caracterização dos usuários e do mobiliário escolar, considerando as características físicas e estabelecendo as dimensões corporais em virtude da variação etária, níveis de acuidade visual e características da doença ocular. Com amostragem estratificada, selecionou-se a demanda e realizou-se o levantamento antropométrico das dimensões dos sujeitos da amostra, com a aferição das variáveis, quando se calculou o valor estimador da média e desvio-padrão, que representa o grau de variabilidade das medidas. Os sujeitos da amostra foram divididos por gênero. O Diagrama de Ishikawa ofereceu subsídios para revelar os indicadores da problemática abordada, o levantamento das causa e efeitos. Com a observação reiterada dos sujeitos da pesquisa em situações de aprendizagem escolar, e do uso de um conjunto escolar adotado pelas escolas, estabeleceram-se os inconvenientes e incoerências do mobiliário utilizado pelos alunos com baixa visão nas salas de recursos multifuncionais e em suas respectivas escolas de origem. Foram propostas adequações ao mobiliário escolar que permitiram oferecer segurança, conforto e estabilidade durante a realização das atividades propostas em ambiente de aprendizagem.
Palavras-Chave: Ergonomia. Tecnologia Assistiva. Mobiliário escolar. Baixa visão.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

7ª Defesa de Dissertação (Fevereiro / 2010)
Autor(a): PRISCILA MEIER DE ANDRADE TRIBECK
Título: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E LÚDICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador(a): Profª. Rita de Cássia da Luz Stadler, Dra.
Resumo: Por meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1,2,3,4,5,6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado Profissional) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa.
Palavras-Chave: Educação Infantil, Sequências didáticas, Pesquisa Metodológica, Teoria Sócio-histórica.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

8ª Defesa de Dissertação (Abril / 2010)
Autor(a): MARGARETE DO ROCIO RODRIGUES
Título: CONCEITOS DE FÍSICA PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PARA AS SÉRIES INICIAIS
Orientador(a): Profª. Drª. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: O objetivo deste estudo é o de propor e analisar estratégias de ensinoaprendizagem nas séries iniciais que possibilitem a formação e a compreensão de conceitos de Física, de modo a elucidar a importância e a necessidade de tais conceitos na vida cotidiana dos alunos. As estratégias pedagógicas foram desenvolvidas junto a crianças do 3o ano do 1o ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ponta Grossa, Paraná, onde foram apresentados tópicos de Física em torno da temática energia. Para se trabalhar com tal temática, optou-se pela utilização de projetos, cujo objetivo era o de tornar a aprendizagem dos alunos mais contextualizada, possibilitando, assim, uma visão integradora com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, a obtenção dos dados resultantes da aplicação da prática pedagógica se deu por meio da pesquisa aplicada, e foram analisados de forma qualitativa. Durante a aplicação da estratégia, percebeu-se que os alunos demonstraram interesse para aprender e os resultados apresentaram uma resposta positiva na aceitação e no desempenho dos mesmos, ao se discutirem conceitos físicos. A partir das atividades desenvolvidas com os alunos, foi gerado um produto educacional, constituído de um manual didático contendo sugestões de atividades de Física para as crianças. O objetivo do referido manual é de que o professor, independentemente de sua área de formação, aceite o desafio de ampliar a visão de seus alunos a respeito de Ciências, incentivando-os a entender e pensar cientificamente a natureza e o seu cotidiano.
Palavras-Chave: Conceitos físicos. Ensino-aprendizagem. Séries iniciais. Ensino de Ciências. Ensino de Física.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

9ª Defesa de Dissertação (Julho / 2010)
Autor(a): ANTONIO MARCOS HALISKI
Título: UMA EXPERIÊNCIA COM A ESSÊNCIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETE
Orientador(a): Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Buscou-se por meio desse trabalho intitulado “Uma Experiência com a Essência da Modelagem Matemática na Construção de Maquete”, abordar conteúdos que fazem parte do currículo escolar através da construção da maquete do colégio, com a participação ativa dos educandos. Desse modo, contextualizando o ensino como também fazendo uma relação mais estreita entre o conhecimento científico e o cotidiano com o propósito de possibilitar a aquisição do conhecimento nesse processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa permitiu ao professor/pesquisador proporcionar a efetiva participação dos alunos no decorrer do projeto para que através das coletas de materiais como pré e pós-testes, observações e análise dos resultados obtidos pudesse fazer uma análise crítica quanto à metodologia adotada, à luz da Teoria Construtivista de Piaget. Sendo assim, o público alvo foram duas turmas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Heráclito Fontoura Sobral Pinto em Colombo – PR, na qual a turma A trabalhou a teoria aliada à prática relacionadas com a construção de maquete (Modelagem Matemática). Ao passo que com a turma B, trabalhou-se os mesmos conteúdos, porém apenas de forma teórica. A intenção em usar metodologias diferenciadas com as duas turmas foi em fazer uma análise crítica quanto à eficácia e o desempenho dos educandos ao utilizar-se da Modelagem Matemática no âmbito escolar. Nesse contexto, percebeu-se que ambas as turmas apresentaram um bom rendimento quanto à aquisição dos conhecimentos matemáticos. Entretanto, a turma A, apresentou um resultado mais satisfatório, como também houve uma maior proximidade entre professor-aluno e aluno-aluno, se comparada com a turma B. Notou-se que ao trabalhar conteúdos teóricos apresentados com ênfase nas aplicações, os alunos apresentaram maior entendimento e interação com o objeto de estudo e como consequência melhor assimilação dos conteúdos matemáticos. Além disso, a turma A, demonstrou maior criatividade no desenvolvimento do trabalho, ou seja, partindo do interesse deles, utilizando softwares computacionais construíram a maquete do colégio em 3D. A finalização do trabalho culminou com a apresentação dos alunos para a comunidade escolar demonstrando o material concreto (maquete), como também a apresentação da maquete em 3D, juntamente com a exposição do painel de fotos que mostravam o desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, é possível afirmar que empregar a Modelagem Matemática na prática escolar é um dos recursos que o educador pode recorrer no intuito de trabalhar os conteúdos da disciplina de matemática contextualizando-os, possibilitando assim aos alunos resultados significativos no que diz respeito à aprendizagem. Oportunizando-os a usarem sua imaginação, rebeldia, críticas e reflexões dentro do contexto histórico social.
Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Contextualização. Ensino-Aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

10ª Defesa de Dissertação (Julho / 2010)
Autor(a): ADRIANE DALL’ACQUA DE OLIVEIRA
Título: MÚSICAS E IMAGENS: RECURSOS DE MÍDIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sugestão de metodologia de ensino utilizando música e imagens para produção de videoclipes para o ensino de Ciências e Biologia. A pesquisa foi qualitativa, o método dialético e observação participante. O encaminhamento metodológico da Pedagogia Histórico Crítica, presente na Diretriz Curricular Estadual de Biologia do Estado do Paraná, foi utilizada no planejamento e análise das atividades. O objetivo deste trabalho foi propor uma metodologia para utilização dos recursos tecnológicos de música e imagem no processo de ensinoaprendizagem de Biologia, descrevendo mecanismos para instrumentalizar docentes para o uso destes recursos tecnológicos; identificando termos técnicos e científicos nas letras das músicas e imagens cotidianas, como ferramenta de aprendizagem. Os sujeitos envolvidos neste trabalho foram alunos do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio da rede estadual de ensino, de Ponta Grossa – Paraná. Os dados foram coletados a partir de questionários semi-estruturados, filmagens e registros fotográficos. Como produto final, foi elaborado um manual para auxiliar os professores a produzir videoclipes como ferramenta no processo de aprendizagem.
Palavras-Chave: Música e imagens – Ensino-aprendizagem. Mídias – Recursos tecnológicos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

11ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2010)
Autor(a): GRAZIELLE ZENI
Título: A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ENSINOAPRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO NAS AULAS DE BIOLOGIA
Orientador(a): Profª. Drª. Marcia Regina Carletto
Resumo: A Educação Ambiental deve ser um processo abordado nos meios escolares para que o ser humano possa compreender sua relação com a natureza e buscar uma melhoria na preservação e conservação ambiental, tomando atitudes que venham beneficiar o meio ambiente e que proporcionem saúde e bem-estar para si e para os outros. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta de ensino-aprendizagem, envolvendo as principais questões ambientais da atualidade, com a utilização de práticas pedagógicas e através do desenvolvimento de um jogo educativo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual no município de Castro – PR, envolvendo uma turma da 1ª série do curso Técnico de Agropecuária, com cerca de trinta alunos. Durante o processo de aprendizagem, os alunos tiveram que pesquisar sobre temas socioambientais como: mudanças climáticas, resíduos sólidos e sustentabilidade. Após a fase de exploração, aplicou-se o jogo de tabuleiro com o objetivo de problematizar e simular situações do cotidiano que envolvem questões referentes às práticas sustentáveis. A partir de um questionário, elaborado conforme as propostas das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE’s) foi avaliado, pelo método qualitativo e quantitativo, o resultado em relação à aprendizagem dos alunos, que foi bastante satisfatório, pois se demonstrou que a aprendizagem com a utilização de jogo é muito significativa. Tal prática contribui também para despertar nos alunos o gosto pela pesquisa, leitura e problematização.
Palavras-Chave: Educação ambiental. Jogos. Sustentabilidade. Ensino de ciências.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

12ª Defesa de Dissertação (Agosto / 2010)
Autor(a): CELSO GONÇALVES DE QUADROS
Título: TODA FÍSICA POR ÁGUA ABAIXO: A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE SUBMARINO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de aplicação em sala de aula da teoria de ensino de David Ausubel, da aprendizagem significativa, e da teoria psicológica dos campos conceituais de Gerard Vergnaud. A aplicação de algumas das atividades desta proposta foi desenvolvida no ano de 2009, em duas turmas do curso técnico de nível médio no campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que indicou os principais problemas existentes na formação conceitual dos alunos, relativos aos tópicos de física pesquisados, cujo resultado foi utilizado para a elaboração das atividades propostas. Buscou-se, assim, estabelecer uma conformidade com as citadas teorias para se desenvolver as atividades aplicadas e sugerir outras, na tentativa de resolver os problemas conceituais detectados com a pesquisa, visando a melhoria da qualidade no ensino de Física. Tanto as atividades aplicadas em sala de aula como as sugeridas no trabalho foram pautadas principalmente na utilização de um protótipo de submarino e alguns acessórios, de maneira seqüencial, cuja principal meta foi a integração de vários conceitos físicos trabalhados na disciplina ao longo de sua aplicação. Desta maneira, o protótipo foi previsto para ser, tanto uma referência inicial, como uma referência a ser reutilizada nas atividades subseqüentes para o ensino de vários conceitos físicos, proporcionando ao aluno uma revisão e ampliação dos mesmos, facilitando para ele a formação ou a readequação dos seus conceitos iniciais e seus modelos mentais de maneira mais apropriada, tornando mais fácil sua interpretação e melhor o entendimento dos assuntos a serem estudados.
Palavras-Chave: Aprendizagem significativa. Campos conceituais. Protótipo. Objeto de aprendizagem.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

13ª Defesa de Dissertação (Agosto / 2010)
Autor(a): FÁBIO EDENEI MAINGINSKI
Título: O USO DO BLOG E WEBQUEST COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Maurício Martins de Resende
Resumo: Este trabalho teve como objetivo aplicar uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para construção de conceitos relacionados à Ciência dos Materiais e justifica-se pela busca de uma maneira mais atrativa, como a utilização de um blog, para expor e avaliar os conteúdos da disciplina. A análise dos dados coletados por meio de criação do blog para fornecer condições de construção de atividades virtuais foi caracterizada por abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com procedimento de pesquisa adotado como pesquisaação. A pesquisa realizada permitiu constatar que os estudantes reconhecem a aplicação da ferramenta como indispensável ao processo de construção de aprendizagem, mas que a presença do professor é indispensável à condução do ensino. Entre os aspectos mais relevantes observados pelos estudantes como sendo promotores da validade e continuidade do uso da ferramenta no ensino da disciplina Ciência dos Materiais, estão o da promoção do aprendizado, de recuperação e de avaliação, além do caráter de inclusão, uma vez que o aluno não é eliminado por não se sair bem numa avaliação e ter tempo de retomar o conteúdo trabalhado, no seu próprio ritmo. Os estudantes consideram, por fim, que o trabalho realizado por meio de webquest é bastante criterioso e exige maior disciplina de sua parte.
Palavras-Chave: Ciência dos Materiais. Tecnologia da Informação e Comunicação. Blog. Webquest. Aprendizagem significativa.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

14ª Defesa de Dissertação (Setembro / 2010)
Autor(a): MÁRCIA REGINA SCHEIBEL
Título: A CONTRIBUIÇÃO DAS TÉCNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DE NÍVEL MÉDIO
Orientador(a): Profa. Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
Resumo: Durante nossa caminhada como professora formadora de docentes verificou-se que os alunos, mesmo chegando à terminalidade dos cursos, não apresentam o domínio de inúmeras habilidades. Essas habilidades não são apenas de ordem conceitual, mas, também, as habilidades sociais, afetivas e interpessoais. Atribui-se essas lacunas deixadas em sua formação, à cultura escolar que esses alunos foram expostos ao longo de sua escolaridade. Essas constatações mobilizaram a busca de propostas para que se oferecesse aos alunos – futuros professores da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental – outros elementos que viessem somar algo a mais em sua formação. As respostas para essa intenção educativa foram encontradas na metodologia de trabalho utilizando-se as Técnicas de Dinâmicas de Grupo, sustentadas teórica e metodologicamente pela concepção da Aprendizagem Cooperativa. Para dar concretude ao nosso propósito realizou-se, durante o período de seis meses, a inserção das alunas neste trabalho, que teve como objetivos: a) proporcionar às alunas a vivência em uma proposta de trabalho diferenciada, de caráter mais processual, reflexiva e cooperativa; b) observar se as alunas, no campo de estágio, desenvolveriam uma prática pedagógica mais criativa e inovadora, utilizando-se dos elementos da Aprendizagem Cooperativa; c) elaborar um guia didático contendo sugestões de Técnicas de Dinâmicas de Grupo dentro de um enfoque cooperativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados ocorreu por meio de registros em diários de campo, fotos, discussões e da participação das alunas nos seminários. A amostra contou com 22 alunas do Curso de Formação de Professores a nível pós-médio de uma Escola Estadual do Município de Ponta Grossa. Os principais resultados deste estudo mostraram que as Técnicas de Dinâmicas de Grupo contribuem significativamente para o desenvolvimento de inúmeras habilidades de pensamentos e ações nos sujeitos em formação. Entretanto, não basta que essa metodologia seja instituída em sala de aula, ela requer, por parte do professor, o domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos que dão sustentação e cientificidade a este tipo de trabalho, aliado à postura epistemológica diferenciada do professor, ao desenvolver a sua ação docente.
Palavras-Chave: Técnicas de Dinâmicas de Grupo. Formação de Professores. Metodologia de Ensino.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

15ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2010)
Autor(a): PAULO CESAR PAULINO
Título: PERCEPÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE NA QUALIDADE DE VIDA: INSTRUMENTO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE QUALIDADE DE VIDA II NOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E MECÂNICA DA UTFPR-CP
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco
Resumo: Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP) em consonância com seu estatuto inseriu as disciplinas optativas de Qualidade de Vida I e II nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. A disciplina de Qualidade de Vida II procura conscientizar os acadêmicos da importância da Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS) e seus componentes (CAFRS) para a Qualidade de Vida (QV). O objetivo desse estudo é preencher uma lacuna detectada na área da avaliação propondo um instrumento de avaliação perceptiva da Aptidão Física Relacionada à Saúde que auxilie no conhecimento, aprendizagem e contextualização de conteúdos da disciplina de Qualidade de Vida dos cursos de engenharia da UTFPR-CP. O estudo quanto à natureza é aplicado, quanto à abordagem é quantitativo, quanto aos procedimentos técnicos é de campo e quanto aos objetivos é descritivo e correlacional. A amostra foi composta por acadêmicos da UTFPR-CP, aos quais foram aplicados questionários como forma de coleta de dados. Os dados obtidos foram analisados em planilhas eletrônicas para a elaboração de gráficos e tabelas possibilitando as análises estatísticas. O construto proposto foi elaborado e estatisticamente considerado apto para avaliar perceptivamente a AFRS. As correlações entre AFRS, CAFFRS foram significativas (p<0,001), mas entre AFRS E QV não ocorreu significância (p>0,005). A aplicação do instrumento diagnosticou que o Índice de Aptidão Física Relacionada à Saúde (IAFRS) é regular o que indica a necessidade de alterações nos hábitos dos acadêmicos quanto à prática da atividade física. Os acadêmicos foram classificados pela tabela proposta pelo instrumento e pela tabela de percentil elaborada com os dados oriundos dos questionários. Os acadêmicos e o professor reconheceram que o instrumento facilitou a compreensão dos conteúdos estudados. Os resultados da avaliação podem apoiar o professor da disciplina de Qualidade de Vida II a diagnosticar os pontos críticos da turma. Esses pontos críticos são úteis no planejamento e prescrição das atividades nas aulas da disciplina de Qualidade de Vida II. Atividades físicas adequadas auxiliam para que ocorram mudanças positivas no estilo de vida dos acadêmicos. Como produto, foi elaborado o construto Percepção da Aptidão Física Relacionada à Saúde na Qualidade de Vida (PAFRS-QV) disponível na internet e uma cartilha com conteúdos referentes à disciplina de Qualidade de Vida II.
Palavras-Chave: Aptidão Física. Componentes da Aptidão Física. Percepção. Qualidade de Vida. Saúde.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

16ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2010)
Autor(a): SOLANGE ROSA RICONI STEFANELLO
Título: A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Orientador(a): Profa. Dra. Márcia Regina Carletto
Resumo: O objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino Médio da Cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista).
Palavras-Chave: Biologia celular. Jogos. Alfabetização científica multidimensional. Enfoque CTS.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

17ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2010)
Autor(a): FLÁVIO MADALOSSO VIEIRA
Título: INSTRUMENTO DE REVISÃO REDACIONAL E METODOLÓGICA PARA APLICAÇÃO AVALIATIVA EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Alberto Pilatti
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a identificação de problemas e não- conformidades do uso da Língua Portuguesa e da aplicabilidade das normas da ABNT, bem como objetivou a elaboração de uma ferramenta específica para auxiliar a elaboração e otimizar a avaliação de trabalhos acadêmicos de todos os níveis do ensino. Partindo-se da identificação de problemas em dissertações já defendidas, realizou-se a revisão da literatura concernente, elaborou-se uma relação de não-conformidades, donde se originou a primeira versão da Lista de Verificação, título do produto em lide neste trabalho, para, após a validação por doutores em Metodologia, ser aplicada em teste-piloto, que ofereceu subsídios para a melhoria do trabalho, tal como a alocação de legenda em cada um dos itens, sendo, então modificado conforme a indicação e aplicado a um grupo de 96 colaboradores, entre alunos de graduação e professores, que ofereceram como resultado a necessidade de readaptar a lista em alguns itens especificados no capítulo de Resultados e Discussões, muito embora tenha ficado claro, pelos usuários, que o produto é eficiente, de aplicabilidade simples e que oferece reais condições de facilitar o seu uso, independente do nível educacional a que se deseje aplicá-la.
Palavras-Chave: Lista de Verificação. Uso das normas da ABNT. Não-conformidades redacionais. Não-conformidades de formatação. Avaliação de trabalhos.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

18ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2010)
Autor(a): MURILENA PINHEIRO DE ALMEIDA
Título: A PEDAGOGIA DE PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NO ESTUDO DE PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS: UMA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Orientador(a): Prof. Luis Mauricio Resende, Dr.
Resumo: Estudar problemas ambientais locais, em sala de aula, importa no envolvimento dos alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento. Assim, este estudo aborda: Como desenvolver uma proposta de trabalho em sala de aula ancorada na pedagogia de projetos, explorando a temática dos problemas socioambientais locais, e que estabeleça relações com a docência em ciências enquanto atividade intelectual e reflexiva? O presente estudo teve por propósitos: elaborar uma situação de aprendizagem problematizadora e contextualizada para a inserção da temática socioambiental na formação de professores de ciências; verificar como o processo de investigação contribui para a constituição da identidade docente; propiciar aos licenciandos referências teórico-metodológicas para a inserção da temática socioambiental local, na educação básica, com uma ação didática contextualizada em sala de aula, ou seja, a construção de uma práxis pedagógica a partir de necessidades, problemas e conflitos vivenciados na realidade concreta; Identificar na produção discente as relações e conexões com a contextualização e a problematização; validar a estratégia metodológica proposta; sistematizar e disponibilizar as ferramentas tecnológicas utilizadas na realização dessa proposta de ensino em DVDs. Esta investigação se define como um projeto de ação, em sua concretização, registro e a coleta de dados, utilizaram-se os fundamentos da metodologia da pesquisa-ação e o recurso da filmagem. São sujeitos do estudo 30 discentes da licenciatura em Ciências Biológicas, destes 25 exercem a docência, no ensino fundamental e médio, em escolas urbanas e rurais, nas disciplinas ciências e biologia. A ação realizada resultou na produção de quatro vídeo-clips. Nessa comunidade, a aquisição, a partilha e o manuseio de produções científicas sobre os temas estudados resultaram em repercussão e mobilização social. Infere-se, portanto que a abordagem estritamente acadêmica presente nas licenciaturas centralizadas exclusivamente na transmissão e reprodução de saberes doutos da cultura universal, apresenta-se insuficiente para responder aos desafios instaurados pelas relações ciência, tecnologia e sociedade que se apresentam na problemática socioambiental e na própria formação docente. Destaca-se, assim, a importância e a atenção aos valores sociais e culturais, a identidade e ao contexto no qual estes se manifestam para a realização da Educação Ambiental. Há aí, uma relação de interdependência, de construções epistemológicas e referências sociais que invadem a sala e do mesmo, conquistam outros espaços sociais. E, é nessa interface que se apresenta à possibilidade de transformação social, de incorporação e vivência de uma ética da sustentabilidade socioambiental, que se constrói na dinâmica do cotidiano.
Palavras-Chave: Projetos de investigação. Educação Ambiental. Formação de professores. Situação de aprendizagem. Elaboração de vídeos na sala de aula.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

19ª Defesa de Dissertação (Dezembro / 2010)
Autor(a): LUCIANA MONTES PIZYBLSKI
Título: O ENSINO DE POTÊNCIAS E SUAS PROPRIEDADES: UM ENFOQUE À LUZ DAS NEUROCIÊNCIAS
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Júnior
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo explicar por meio da neurociência a importância da prática da fixação de conteúdos para a aprendizagem. Estudos sobre a fisiologia e o funcionamento do cérebro nos aspectos cognitivos realizados por Kumon (1995), Moura (1996), Kawashima (2002), Santos (2004), Santos e Bueno (2004), Bueno e Oliveira (2004), Bertolozzi (2004), Tabacow (2006), Iziquierdo (2006, 2007), Mora (2007), Fiori (2008), Andrade, Cardoso e Sabbatini (2008), Gomez e Terán (2009), Bravo (2010), bem como os estudos da teoria Psico-Genética de Jean Piaget desenvolvidos por Seber (1997), Ferreiro (2001), Chiarottino (2002) e, ainda, sobre aprendizagem significativa de Ausubel descritos por Moreira (1999) contribuíram para fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em 2010, nas aulas de Matemática, em turmas de 8ª séries do Colégio Sagrada Família, localizado no município de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa de campo, de caráter exploratório, aconteceu durante as aulas de Matemática em que foi ministrado o conteúdo de Potências e suas Propriedades, conteúdo esse revisado por meio da utilização da revista em quadrinhos intitulada “Matemática Bacaninha” construída, por nós, dentro dos preceitos da neurociência. Os dados coletados durante a pesquisa de campo revelaram que: a) o aluno entende melhor o conteúdo após o processo de fixação desse; b) a memorização e a internalização do conhecimento nas estruturas cognitivas do aluno acontecem quando lhes são oportunizados momentos de revisão do assunto com a utilização de metodologias diferenciadas. Embora a fixação de conteúdos e a memorização sejam pontos questionáveis ao meio acadêmico e pedagógico – considerados ultrapassados e mecanicistas – recentes estudos neurocientíficos apresentados neste trabalho, a partir de exames realizados com o cérebro humano em funcionamento MRIF (Ressonância Magnética Funcional) e PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) apresentam aspectos adversos a esse pensamento. Este estudo não descarta, em hipótese alguma, as contribuições das várias teorias pedagógicas para se levar o aluno à aprendizagem. Todavia, ressalta que é importante levar em conta os recentes estudos sobre o funcionamento do cérebro humano, sede do pensamento e da aprendizagem, no momento em que a criança e ou o jovem recebem as informações e as transformam em conhecimentos produzidos.
Palavras-Chave: Fixação. Memorização. Matemática. Neurociência.
Dissertação Completa e Produção Técnica