Dissertações 2009

1ª Defesa de Dissertação (Junho / 2009)
Autor(a): Vinícius Machado
Título: PROBLEMAS GERADORES DE DISCUSSÕES: UMA PROPOSTA PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA NOS CURSOS DE ENGENHARIA
Orientador(a): Prof. Dr. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Resumo: Buscou-se, por meio desse trabalho, verificar os efeitos da Metodologia PGD (Problemas Geradores de Discussões), sobre o processo de formação acadêmica do aluno de Engenharia por meio de sua aplicação no ensino de Física. A Metodologia PGD foi construída com o objetivo de buscar um novo caminho pedagógico a fim de permitir ao ensino da Física dar uma maior parcela de contribuição no processo de formação do aluno, futuro engenheiro. Para construir a Metodologia, buscaram-se orientações por meio de estudos sobre as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia), princípios educacionais do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e sobre trabalhos que propõem o desenvolvimento de ensino baseado na Resolução de Problemas. Na pesquisa ocorreram três aplicações de atividades PGDs (elaboradas de acordo com a Metodologia PGD). As discussões que ocorreram junto às aplicações dos PGDs foram intermediadas pelo professor de acordo com uma técnica intitulada Grupo Focal ou Grupo de Discussões. A coleta de dados ocorreu por meio do recebimento de relatórios entregue pelos alunos ao resolver os PGDs. As informações coletadas passaram por uma análise qualitativa, seguindo as orientações do método Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitiram concluir que a Metodologia PGD cumpre com os propósitos para os quais foi construída. O uso da Metodologia PGD promoveu uma maior participação dos alunos no processo de sua formação acadêmica com a realização de novas atividades de aprendizagem e a utilização de conhecimentos de diferentes áreas, integrados para a busca da solução/respostas às questões/questionamentos contidos nos PGDs. Os alunos passaram também a trabalhar em grupo, realizar pesquisas, confrontar idéias, realizar, propor e exercitar suas habilidades em elaborar, descrever e colocar em prática procedimentos experimentais, potencializando conhecimentos teóricos. Passaram a relacionar tecnologia a questões sociais e ambientais, utilizando-se dessas relações para refletir, analisar ou avaliar impactos causados pelo uso de diferentes processos, procedimentos ou produtos tecnológicos. Como produto final, apresenta-se um manual para elaboração e aplicação da Metodologia PGD.
Palavras-Chave: Ensino em Engenharia. “Problemas Geradores de Discussões”. Ensino CTS. Ensino de Física. Resolução de Problemas.Aprendizagem Significativa.
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

2ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2009)
Autor(a): Débora Barni de Campos
Título: UMA CONTRIBUIÇÃO DIDÁTICA DO USO DO LÚDICO PARA O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE TECNOLOGIA MECÂNICA NA MODALIDADE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE MÓVEIS DA UDESC– PLANALTO NORTE
Orientador(a): Prof. Dr. Marcos Flávio Pádua Goes Moraes
Resumo: Esta dissertação apresenta uma sugestão de uso da metodologia pedagógica do apelo lúdico, para o ensino de química orgânica na instrução superior. O referencial teórico norteador deste estudo e a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na Teoria Socio-Interacionista de Vigotsky. Foi realizada uma pesquisa comparativa entre a metodologia expositiva e a metodologia ludo-educativa, com o desenvolvimento de um kit lúdico inédito dos jogos: “Domino da Química Orgânica”, “Tabuleiro da Química Orgânica”, “Macro Modelos Moleculares” e “Memória da Química Orgânica”. Participaram dos experimentos 30 alunos da primeira fase de Tecnologia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina no Centro de Educação do Planalto Norte, localizado em São Bento do Sul/SC. Os resultados indicaram melhorias das medias na disciplina em comparação aos semestres letivos anteriores, em que foram ministradas aulas expositivas. Conclui-se que o método lúdico desenvolve a autonomia, beneficia a elaboração da subjetividade, a ampliação da competência de iniciativa, capacidade criadora, habilidade de trabalho em equipe, planificação, assimilação e resolução de problemas.
Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem; Química Orgânica; Didática e Lúdico
Dissertação Completa e Produção Técnica

 

3ª Defesa de Dissertação (Novembro / 2009)
Autor(a): Ana Cristina Schirlo
Título: MATEMÁTICA ESCOLAR: TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA
Orientador(a): Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Buscou-se, por meio desse trabalho, analisar as contribuições das tendências metodológicas: Formalista Clássica, Formalista Moderna e Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem do conteúdo matemático de Geometria Plana, que se ancoram nos movimentos da Matemática Clássica, da Matemática Moderna e da Educação Matemática. Cabe salientar que esses movimentos e suas respectivas tendências metodológicas, teoricamente se fizeram valer no processo de ensinoaprendizagem em certos períodos temporais. No entanto, a experiência e a vivência educacional permitem afirmar que no interior da sala de aula, as metodologias e recursos de ensino, pertinentes a cada um desses movimentos, se fazem presentes, nos dias de hoje, na prática pedagógica dos professores de Matemática. Nesse sentido, os professores precisam ter clareza de suas próprias concepções sobre a Matemática, uma vez que a sua prática pedagógica em sala de aula está ligada a essas concepções. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, com ênfase na modalidade exploratória, por meio de aulas práticas em 03 (três) classes de 5ª séries do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada na cidade de Ponta Grossa, Paraná. De modo que, o subgrupo A, acompanhou os conteúdos de Geometria Plana, aos moldes das características da tendência Formalista Clássica. O subgrupo B acompanhou os mesmos conteúdos do subgrupo A, porém privilegiando a tendência Formalista Moderna. E, o subgrupo C acompanhou o mesmo conteúdo dos subgrupos A e B, sendo as aulas ministradas por meio da tendência Resolução de Problemas. Os dados coletados nessa pesquisa por meio do pré-teste, das aulas, do pós-teste e das entrevistas, foram analisados à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da Teoria de van Hiele. Os resultados obtidos permitiram concluir que aulas aos moldes da tendência Formalista Clássica contribuíram para que os alunos do subgrupo A, passassem a apresentar uma melhoria na qualidade dos seus conhecimentos referentes ao conteúdo de Geometria Plana. Os alunos do subgrupo B apresentaram um realce no ensino de símbolos e uma atenuação nas noções das figuras geométricas por meio das contribuições da tendência Formalista Moderna. E, os alunos do subgrupo C, após as aulas com aportes na tendência Resolução de Problemas, passaram a apresentar um conhecimento significativo relacionados com os conteúdos geométricos básicos. Como produto final, apresenta-se um caderno pedagógico que tem por finalidade fornecer aos professores de Matemática e interessados no assunto, um conjunto de informações sobre as tendências metodológicas que se fazem presentes nas salas de aula de Matemática durante o processo de ensino dos conteúdos de Geometria Plana.
Palavras-Chave: Matemática. Formalista Clássica. Formalista Moderna. Resolução de Problemas. Geometria Plana
Dissertação Completa e Produção Técnica