2017

116ª Defesa de Dissertação (fevereiro / 2017)
Autor(a): FRANCIELE BRAGA MACHADO TULLIO
Título: A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA NO ENSINO DE ESTRUTURA EM METAL NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Mauricio Resende
Resumo: Mediante a resistência dos alunos do curso de arquitetura e urbanismo, frente às disciplinas que envolvem cálculo estrutural, o presente trabalho busca responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições da aplicação da abordagem PBL para o ensino na disciplina Estrutura em Metal em um curso de Arquitetura e Urbanismo? A pesquisa classifica-se como exploratória, o procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, e quanto à abordagem, a pesquisa classifica-se como qualitativa e se enquadra na categoria de observação participante. A coleta de dados se deu através de observações realizadas pela professora, anotadas e expandidas em diários de campo, bem como os trabalhos realizados pelos estudantes e seus apontamentos. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a primeira fase como projeto piloto, aplicada no primeiro semestre de 2015 e a segunda fase no segundo semestre de 2015 com alunos do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo, matriculados na disciplina de Estrutura em Metal de uma faculdade particular da cidade de Ponta Grossa. A abordagem de ensino aplicada durante a disciplina foi de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL, sendo o problema proposto a elaboração de um projeto de cobertura em estrutura metálica durante o semestre letivo. O projeto foi dividido em etapas e a turma foi dividida em grupos. Durante a execução das etapas, os estudantes empreenderam auto estudo e a professora atuava como facilitadora. Ao final de cada etapa os alunos realizavam uma avaliação de desempenho. Ao final do semestre letivo os estudantes responderam um questionário de avaliação da disciplina, cujos resultados foram analisados para observar a percepção dos estudantes quanto ao método proposto. Ao final da pesquisa observou-se que a percepção docente foi positiva e a percepção discente foi parcialmente positiva, já que a cultura do ensino tradicional ainda é muito presente, tanto no comportamento dos alunos, quanto na filosofia das instituições de ensino. Para atingir o sucesso na abordagem PBL, é exigido esforço de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, o professor atuando como mediador, o estudante como principal responsável por sua aprendizagem e a instituição de ensino colaborando para que a proposta de abordagem seja realizada. Após a aplicação da pesquisa, foi elaborado um caderno contendo as estratégias de ensino, com reflexões e apontamentos sobre a metodologia de ensino aplicada.
Palavras-Chave: PBL. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino de estruturas. Ensino em arquitetura.
Dissertação Completa e Produção Técnica
117ª Defesa de Dissertação (fevereiro / 2017)
Autor(a): EVERTON DONIZETTI KIELT
Título: UTILIZAÇÃO INTEGRADA DO JUST-IN-TIME TEACHING E PEER INSTRUCTION COMO FERRAMENTAS DE ENSINO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO MEDIADAS POR APP
Orientador(a): Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva, Prof. Dr. Awdry Feisser Miquelin
Resumo: Este trabalho partiu do anseio em potencializar o Ensino de Física para estudantes trabalhadores de Ensino Médio noturno em uma escola do Município de Laranjeiras do Sul – Paraná. Observou-se que os estudantes apresentavam dificuldades de aprendizagem em vários tópicos da Física sendo que algumas delas persistiam durante as aulas. Não obstante, percebeu-se que a desmotivação para aprender também tem forte influência no desempenho estudantil, acentuando a evasão e a repetência escolar. Visando contribuir para a alteração desta situação, utilizaram-se as estratégias de ensino Peer Instruction (Mazur, 1997) e Just-in-Time Teaching (Novak et al., 1999) nas atividades escolares, buscando melhorar o ensino e a aprendizagem de Física. Durante as aulas de Física desenvolvidas nesta pesquisa, foi utilizado um aplicativo para smartphones como banco de questões de Física e como instrumento para envio da resposta durante a resolução de problemas em sala. Esta pesquisa objetivou identificar as potencialidades de um processo de Ensino com o Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction, mediados pela interação estudante-App-professor, no ensino de Cinemática. A opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, já que almejávamos melhorias no ensino e na aprendizagem. Utilizou-se a Pesquisa-Ação e a Tabla de Invención como instrumentos para coleta e de análise dos dados. Durante o desenvolvimento foram lecionadas 12 aulas de Física no ensino médio, com 22 estudantes em uma turma de Física, em escola de EJA no município de Laranjeiras do Sul-PR. Como produto, foi desenvolvido um aplicativo para smartphone (App), que opera no sistema operacional Android, para ser utilizado nas votações das respostas dos Testes Conceituais durante as aulas. Um notebook e um roteador foram utilizados para estabelecer a rede wireless e a base de dados para o funcionamento do App. Os resultados mostraram que o aplicativo foi bem aceito pelos estudantes, tem potencial para melhorar a concentração nas atividades de resolução de problemas e para realizar o envio das respostas ao professor. O professor pode salvar as respostas dos estudantes no notebook e fazer uma verificação do aproveitamento de cada estudante. As estratégias de ensino Just-in-Time-Teaching e Peer Instruction mostraram-se como potentes ferramentas para estimular os estudantes a buscar conhecimento de forma autônoma, a reduzir receio que tinham das aulas de Física, a estimular a concentração na resolução individual de problemas e promover discussões em grupos na resolução coletiva. Este trabalho é acompanhado de um produto educacional, em um volume anexo.
Palavras-Chave: Ensino de Física. Peer Instruction. Just-in-Time Teaching. App. Cinemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica
118ª Defesa de Dissertação (fevereiro / 2017)
Autor(a): DAIANE LESZARINSKI GALVÃO
Título: O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA PARA UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO
Orientador(a): Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva, Profª. Drª. Elsa Midori Shimazaki
Resumo: Objetiva-se analisar as contribuições de atividades com materiais manipuláveis adaptados na elaboração de conceitos de geometria plana por alunos com surdocegueira. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa descritiva, caracterizada como estudo de caso. O estudo foi levado a efeito em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino de Guarapuava – PR. Para a efetivação da pesquisa, fundamentou-se o ensino da matemática, a utilização de materiais manipuláveis e a elaboração de conceitos, inclusão escolar, surdocegueira e o seu processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente, entrevistou-se a Pedagoga, a professora de Matemática, o intérprete de Libras e a aluna surdocega. Por meio das entrevistas, compreendeu-se o contexto escolar e como acontece o processo de ensino e aprendizagem, principalmente, na disciplina de matemática. Após a etapa das entrevistas, foi aplicada uma avaliação inicial a todos os alunos da turma, com 14 perguntas. Após análise do teste, selecionaram-se atividades que envolveram geometria plana e confeccionaram-se os materiais necessários para a aplicação. Houve também as adaptações nos materiais, de modo a suprir as necessidades da aluna com surdocegueira. Na etapa seguinte, houve a intervenção pedagógica, na qual todos os alunos participaram desenvolvendo atividades que utilizavam o mesmo material adaptado para a aluna com surdocegueira, sendo assim, não houve distinção entre as atividades e os materiais utilizados pela aluna com surdocegueira e os demais alunos. Esse material foi denominado de “Kit de Materiais Manipuláveis Adaptados”, que é composto por uma coletânea de atividades selecionadas pela pesquisadora. As etapas da formação dos conceitos de Galperin (2009a) serviram de base para a intervenção pedagógica, que demonstrou grande progresso dos alunos na elaboração dos conceitos de geometria plana. Com a aplicação de teste final, após a intervenção pedagógica, verificou-se que os resultados foram positivos, visto que a aluna com surdocegueira teve um aproveitamento inicial de 53%, passando para 92% no teste final. O desempenho da turma passou de 54% no teste inicial para 81% no teste final, após a intervenção pedagógica. Os resultados da pesquisa evidenciam que estratégias de ensino com objetivos bem traçados contribuem para que os alunos, com deficiência ou não, se apropriem do conteúdo escolar, no caso da pesquisa eles elaboraram conceitos matemáticos.
Palavras-Chave: Inclusão Escolar. Surdocegueira. Ensino de Matemática.
Dissertação Completa e Produção Técnica
120ª Defesa de Dissertação (março/ 2017)
Autor(a): ALISSON THIAGO DO NASCIMENTO
Título: APROXIMAÇÕES ENTRE ARTES VISUAIS E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DO LIVRO ILUSTRADO A PARTIR DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
Orientador(a): Profª. Drª. Josie Agatha Parrilha da Silva.
Resumo: Essa pesquisa reporta-se à duas áreas de conhecimento, Artes Visuais e Matemática. A questão que apresentamos é quanto à possibilidade de relacionarmos essas duas áreas a partir das formas. Teve como objetivo desenvolver uma proposta interdisciplinar a partir das áreas de Artes Visuais e Matemática que utilize o desenho e as formas geométricas para criação de um livro ilustrado. A pesquisa caracterizada como qualitativa, de natureza interpretativa, pelo problema apresentado e pela abordagem da pesquisa, em especial pela relação de sujeito com o mundo real, que envolve uma aproximação entre o objeto e a subjetividade, de forma a coletar, descrever e analisar de maneira contextualizada. Os produtos da pesquisa foram dois: o livro ilustrado Cadê meu instrumento? E o Guia de Aprendizagem O Desenho com as formas Geométricas. O primeiro caracterizado como produção do autor, como ilustrador, com aplicação da proposta de construção da imagem utilizando as formas geométricas na ilustração e, o segundo, apresenta a relação entre a Matemática e as Artes Visuais a partir das formas geométricas, com a proposta de experimentação do desenho. A aplicação prática da pesquisa foi desenvolvida a partir da construção de um curso de extensão Aproximações entre Artes Visuais e Matemática a partir das Formas Geométricas e do Desenho. No curso, foram apresentados os conteúdos teóricos e as atividades com desenho a partir das formas geométricas contidas no Guia de Aprendizagem. A aplicação envolveu sete estudantes do último ano do curso de Artes Visuais, que tinham experiências como professores e produtores de arte. Entre os resultados da pesquisa, destacamos a aproximação entre as Artes Visuais e a Matemática com a elaboração dos dois produtos, com potencialidade ao ensino, esses validados pelas aplicações teóricas e práticas. Espera-se com essa proposta auxiliar, além da aproximação entre as duas áreas de conhecimento, Matemática e Artes Visuais, potencializar o desenvolvimento prático, intelectual, criativo e sensível dos alunos.
Palavras-Chave: Ensino de artes visuais. Ensino de matemática. Formas geométricas. Livro ilustrado. Interdisciplinaridade.
Dissertação CompletaProdução Técnica 1 e Produção Técnica 2
121ª Defesa de Dissertação (março/ 2017)
Autor(a): SAMANTA MIZUNUMA
Título: EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL
Orientador(a): Profª. Drª. Siumara Aparecida de Lima, Profª. Drª. Bettina Heerdt
Resumo: Esta pesquisa partiu do questionamento: “Que estratégias de ensino, usando a literatura infantojuvenil, criariam situações de desenvolvimento para uma Educação Sexual de qualidade?”. E assim, resulta em uma proposta de trabalho para os educadores desenvolverem a educação sexual, auxiliados pela literatura infantojuvenil, para o desenvolvimento da Alfabetização Científica. Para a investigação, pautou-se nas seguintes reflexões: Educação Sexual; Legislação Federal, Estadual e Municipal; O papel do professor e da escola na Educação Sexual; Consequências sociais da Educação Sexual no Ensino Fundamental Anos Iniciais (regular); Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Literatura infantojuvenil. O objetivo é propor uma estratégia de ensino sobre sexualidade contemplada na literatura infantojuvenil e prevista nas diretrizes curriculares municipais. Para isso, foram realizadas duas etapas de investigação em que, na etapa 1, participaram 144 professores da rede pública municipal e, na etapa 2, participaram 27 alunos do 3º ano, 16 alunos do 4º ano e 28 alunos do 5º ano. Foram desenvolvidas propostas de trabalho auxiliadas pela literatura infantojuvenil. Pautado na análise das intervenções, foi desenvolvido um caderno de orientações ao professor. Os resultados do estudo apontam a literatura como facilitadora do processo de ensino e aprendizado. Considerando as problemáticas envolvidas na temática, este pode ser um recurso que possibilite atingir os objetivos da Educação Sexual.
Palavras-Chave: Ensino de ciências. Educação sexual. Anos iniciais. Literatura infantojuvenil.
Dissertação Completa, Produção Técnica
122ª Defesa de Dissertação (março/2017)
Autor(a): CAROLINE SUBIRÁ PEREIRA
Título: MATERIAL MANIPULÁVEL E MANIPULÁVEL VIRTUAL PARA O ENSINO DE ESTIMATIVA DE PROPORÇÃO POPULACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior, Prof. Dr. Rudolph dos Santos Gomes Pereira
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar como os acadêmicos do 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática veem a utilização de material manipulável e manipulável virtual para o Ensino de Estimativa de Proporção Populacional. Na intenção de alcançar tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa organizada em quatro etapas: 1- Levantamento do referencial teórico, na perspectiva de verificar situações do Ensino de conteúdos da Estatística na Educação Básica; 2- Busca por materiais para o Ensino de Estimativa de Proporção Populacional, na qual se encontrou o material manipulável elaborado pela professora Lisbeth Kaiserlian Cordani e pela falta de recursos tecnológicos existentes, a pesquisadora desenvolveu um manipulável virtual, em parceria com um acadêmico do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Norte do Paraná; 3 – Intervenção ou aplicação da pesquisa, em se referindo ao momento da aplicação dos materiais ditos na etapa 2, em uma turma do 3º ano de um curso de Licenciatura em Matemática em que foi realizada a coleta dos dados; 4 – Análise dos dados coletados, em que se utilizou a Análise Textual Discursiva embasada em Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados, pôde-se observar que os acadêmicos aprovam a utilização de material manipulável e manipulável virtual para o Ensino de Estimativa de Proporção Populacional, constatado que: os materiais são vistos como estímulos para a Aprendizagem, é considerado uma inovação para o Ensino, proporcionam uma ligação entre o conhecimento teórico e o prático e somam positivamente na formação dos professores de Matemática, quando estes passam a conhecer esses materiais, ainda durante o curso de formação, estimulando-os a desenvolver o conteúdo futuramente na Educação Básica.
Palavras-Chave: Material manipulável. Manipulável virtual. Ensino. Estimativa de Proporção Populacional. Formação de Professores.
Dissertação Completa e Produção Técnica
123ª Defesa de Dissertação (abril/2017)
Autor(a): VIRGÍNIA OSTROSKI SALLES
Título: ECOFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERVENÇÕES ECOFORMADORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª. Drª. Eloiza Aparecida Avila de Matos.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições teóricas e práticas da Ecoformação na perspectiva da Educação para a Paz, à formação integral dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma de 5º ano de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Como complemento ao objetivo central, as ações encaminhadas foram: estabelecer práticas que visem à Ecoformação; aplicar atividades pedagógicas enfocando a Ecoformação sob a ótica da Educação para a Paz; analisar as práticas desenvolvidas e estruturar um e-book articulando saberes e práticas sobre a Ecoformação e a Educação para a Paz. Como aporte teórico para a pesquisa foram estudados Galvani (2002), Moraes (2007, 2008, 2012), Pineau (2004, 2006), Sommerman (2003) e Suanno (2014, 2016) referentes à Ecoformação. Nas questões da Educação para a Paz, os teóricos analisados foram Guimarães (2005, 2010), Jares (2002, 2007), Serrano (2002) e Tuvilla Rayo (2004). Para estabelecer os pontos convergentes entre a Ecoformação e a Educação para a Paz, nos apoiamos nos estudos da complexidade, particularmente nas ideias de Edgar Morin (2000, 2001, 2003, 2005, 2008, 2011, 2012, 2013a, 2013b, 2015). Considerando o quadro teórico estabelecido, partimos para a pesquisa de campo, de caráter qualitativo, exploratória, utilizando a Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2009) e Franco (2012), como suporte para a coleta e análise dos dados. Como elemento articulador das práticas pedagógicas – Vivências com a Natureza – o suporte conceitual veio de Cavalcanti (2010), Cornell (2008), Mendonça (2008) e Tillmann (2001). As intervenções realizadas com os estudantes se deram sob o pano de fundo das Diretrizes Curriculares Municipais do Ensino Fundamental – Conhecimentos Naturais, (Ponta Grossa 2015), visando à relação com a Ecoformação e com a Educação para a Paz. Com base na interpretação dos dados, considera-se que a abordagem da complexidade, na articulação entre os conhecimentos da Ecoformação e da Educação para a Paz, traz uma perspectiva renovada e ampliada das questões referentes aos conhecimentos naturais interconectados com todas as formas de vida, qualificando as convivências humanas com os diferentes ambientes vividos.
Palavras-Chave: Ecoformação. Educação para a Paz. Complexidade. Anos Iniciais. Vivências.
Dissertação Completa e Produção Técnica
124ª Defesa de Dissertação (abril/2017)
Autor(a): BOGDAN SKORUPA RIBEIRO DOS SANTOS
Título: OFICINA DE LUTERIA E LABORATÓRIO DE ACÚSTICA: UMA RELAÇÃO DESVELADA NA PERSPECTIVA DO SER-LUTHIER
Orientador(a): Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves, Profª Drª Josie Agartha Parrilha da Silva
Resumo: Como é a relação entre acústica e luteria? Tal pergunta é a que se faz o pesquisador ao início da escrita desta dissertação. Mesma pergunta que faz para cinco professores envolvidos com ensino de luteria, participantes da formação do luthier em cursos de duas instituições brasileiras. Esta pesquisa, diante da questão central, tem como objetivo delinear contribuições para esclarecer e favorecer a relação entre luteria e acústica desvelada na perspectiva de ser-luthier, em experiência e compreensão. Através de um estudo de campo, voltou o olhar para a comunidade formada por professores e estudantes ligados à acústica e luteria, particularmente, nas duas instituições brasileiras, sendo que numa delas o pesquisador se colocou como observador participante. Realizou entrevistas com os professores nas duas instituições. Numa delas, especificamente, participou em sala de aula como professor. Assim, tomou contato com reverberações imediatas da atividade didática nos estudantes em formação como luthiers. Antes da entrada em sala e aula, renovava a perspectiva como professor enquanto elaborava uma estratégia didática para favorecer a relação. Para isto, considerou experiências em campo e base na invenção de uma Ilha de Interdisciplinar de Racionalidade de Gérard Fourez, assim como na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, principalmente, sob a noção de situações adidáticas. Os discursos dos entrevistados foram compreendidos através de uma das maiores lições da fenomenologia, a redução fenomenológica. O pesquisador buscou desvelar o fenômeno (antes estruturado para sua consciência) na descrição de cada entrevistado, ao que contribuíram as experiências em campo. Ao fim, desvelou a relação entre acústica e luteria na perspectiva do ser-luthier. Encontrava as próprias possibilidades de vir a ser luthier. Em conclusão do captado com a pesquisa, uma separação apareceu entre acústica e luteria, como um muro impedindo sua relação. Porém, ao perscrutar a essência através da consciência pura da relação (destituída de preconceitos, limitações, predefinições), o muro apareceu insustentável. A relação está nos fundamentos basais da prática da luteria, que tem a acústica como parte indispensável da formação do luthier. Precisa ser reencontrada no enfrentamento dos desafios da prática, sem ludibriá-los através da estética visual e de modelos predefinidos. Ao mesmo tempo, dependerá da superação dos obstáculos interpostos ao confrontar os desafios, contanto com a colaboração entre diversas perspectivas, bem como com a comunicação e compartilhamento aberto de informações. A reflexão sobre as ações didáticas do pesquisador e pela própria redução fenomenológica foi constante. Dela, emergiu um caminho para favorecer a relação entre acústica e luteria. O produto final das experiências e reflexões aparece no Guia Adidático que acompanha esta dissertação.
Palavras-Chave: Ensino-Aprendizagem de Luteria e Acústica. Música. Fenomenologia.
Dissertação Completa e Produção Técnica
125ª Defesa de Dissertação (maio/2017)
Autor(a): ADRIANE DE CASTRO
Título: O USO DA PROGRAMAÇÃO SCRATCH PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski
Resumo: O ensino de programação na escola é uma tendência mundial. A linguagem de programação Scratch foi desenvolvida especialmente para crianças, pois usa uma interface gráfica fácil sem códigos, apenas blocos parecidos com lego. Pensando nisso, este trabalho tratou da inserção de programação para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa. Esta pesquisa usou a abordagem do Construtivismo de Jean Piaget em busca de compreender o desenvolvimento da criança e também a perspectiva construcionista de Seymour Papert, pela relação com computadores e aprendizado. Desenvolveu-se uma pesquisa aplicada com enfoque qualitativo de cunho interpretativo. Foi utilizada como referência para observação as nove habilidades de aprendizagem para o século XXI elencadas por Mitchel Resnick, divididas em três áreas: habilidades ligadas à informação e comunicação; pensamento crítico e resolução de problemas; e autodirecionamento. Durante um no de projeto, as crianças tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos da programação Scratch e realizar atividades que envolveram criatividade, lógica e solução de problemas. Observou-se que a programação Scratch proporcionou às crianças um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que elas puderam efetivamente desenvolver habilidades ao interagir por conta própria entre si e com o computador.
Palavras-Chave: Scratch. Raciocínio Lógico. Criatividade. Programação.
Dissertação Completa e Produção Técnica
126ª Defesa de Dissertação (junho/2017)
Autor(a): GRAZIELA FERREIRA DE SOUZA
Título: MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NOS ANOS INICIAIS
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Prof. Dr. Awdry Feisser Miquelin
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso dos Mapas Conceituais como ferramenta potencializadora da Aprendizagem Significativa no ensino de ciências, para os anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente em uma turma de 5° ano de uma escola municipal da cidade de Ponta Grossa – PR. Para de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa, com enfoque qualitativo de cunho interpretativo, junto a 30 alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, durante o primeiro semestre de 2016, totalizando 30 horas/aula. Para isso propôs-se o trabalho com abordagem sobre mapas conceituais e aplicaram-se atividades pedagógicas com enfoque no tema Energia, de modo a analisar o percurso de aprendizagem. Como aporte teórico para a pesquisa, foram estudados David Ausubel e Joseph Novak sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e Mapas Conceituais, bem como pesquisadores referentes ao Ensino de Ciências e a perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica. Considerando o quadro teórico estabelecido, a pesquisa de campo desenvolveu-se em duas etapas: primeiramente aplicaram-se atividades de familiarização com mapas conceituais, de modo que ao longo de 10 horas/aula os alunos pudessem conhecer os elementos constitutivos desse recurso representacional. Na segunda etapa da pesquisa elaborou-se um roteiro de atividades didático-pedagógicas, em torno do tema gerador Energia. Nessa etapa aplicou-se uma sequência de atividades pedagógicas sobre a temática, e durante o processo de ensino aprendizagem, sistematizou-se e registraram-se o percurso de aprendizagem por meio da construção de mapas conceituais. Os mapas conceituais elaborados pelos alunos durante a aplicação da segunda etapa de pesquisa compuseram a análise da aprendizagem à luz das ideias de Novak. Com base na interpretação dos dados, identificou-se a ocorrência da aprendizagem significativa em relação aos conceitos
científicos estudados, com ampliação do conhecimento e sua relação com a sociedade,
aspectos evidenciados na alfabetização científica. Deste modo, foi possível inferir que para o contexto estudado os mapas conceituais foram um recurso potencialmente facilitador da aprendizagem significativa, dada à sua característica de representatividade da estrutura cognitiva dos alunos durante o processo de aprendizagem. Como produto educacional oriundo deste estudo, apresenta-se como material complementar um caderno de estratégias pedagógicas para professores, resultado das análises e registros do percurso de ensino-aprendizagem vivenciados nessa pesquisa.
Palavras-Chave: Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Ensino de Ciências. Anos Iniciais. Alfabetização Científica e Tecnológica.
Dissertação Completa e Produção Técnica