Dissertações 2015

90ª Defesa de Dissertação (março / 2015)
Autor(a): FRANCINE BARANOSKI PEREIRA
Título: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA OS GÊNEROS TEXTUAIS MAPA, TABELA E ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS  
Orientador(a): Profª Drª Siumara Aparecida de Lima
Resumo: A leitura não é apenas uma prática do professor de Língua Portuguesa, ela precisa ser realizada em todas as disciplinas cujos saberes específicos podem ser construídos cientificamente pelo professor como mediador em um processo de ensino e aprendizagem por meio da leitura. O objetivo desta pesquisa é propor estratégias de leitura para textos voltados ao ensino de Ciências. Estudos sobre alfabetização científica; gêneros textuais de Marcuschi; estratégias de leitura e Ensino de Ciências nortearam esta pesquisa. Partiu-se do pressuposto de que práticas de leitura em todas as áreas de ensino contribuem para a alfabetização científica e aquisição do conhecimento científico. Nessa perspectiva, foram sugeridas pela pesquisadora e, aplicadas pela professora regente da turma estudada, estratégias de leitura para três gêneros textuais: mapa, tabela e artigo de divulgação científica na disciplina de Ciências. Optou-se pela abordagem metodológica qualitativa, de natureza aplicada, junto ao 6° ano do Ensino Fundamental II de um colégio da rede particular de ensino de Ponta Grossa – PR. Os dados foram coletados por meio de questionário, protocolo de observação participante, gravações em áudio, transcrições e fotografias. Os resultados indicam que as estratégias de leitura contribuíram para desenvolver nos estudantes o conhecimento científico, mostrando que é possível formar leitores proficientes desde os primeiros anos do Ensino Fundamental II. Com o intuito de enriquecer e divulgar práticas dos professores, como produto final desta pesquisa, foi construído um caderno, contendo as estratégias de leitura orientadas, bem como reflexões e apontamentos.
Palavras-Chave: Alfabetização científica. Estratégias de leitura. Ensino de Ciências.
Dissertação Completa e Produção Técnica
91ª Defesa de Dissertação (março / 2015)
Autor(a): LUCIANE KAWA DE OLIVEIRA
Título: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO POR PROJETOS NA DISCIPLINA DE CONTROLE E PROTEÇÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Orientador(a): Profa. Dra. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira; Profa. Dra. Elenise Sauer 
Resumo: Este estudo surgiu em decorrência da grande resistência dos alunos do Curso Técnico em Edificações em relação à disciplina de Controle e Proteção Ambiental, no ano de 2012, por abordar temas pertinentes à sustentabilidade na área da construção civil. Buscando desmistificar o conceito antagônico pré-concebido sobre o assunto, utilizou-se como estratégia o ensino por projetos. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi verificar quais as contribuições do ensino por projetos na disciplina de Controle e Proteção Ambiental para a formação do Técnico em Edificações. O estudo foi desenvolvido com 16 alunos do 4º Período do Curso Técnico em Edificações, modalidade subsequente ao Ensino Médio, de um Colégio Público da cidade de Ponta Grossa, no Paraná, durante o segundo semestre letivo do ano de 2013. A abordagem metodológica foi qualitativa de natureza interpretativa. Os dados e observações pertinentes à pesquisa foram registrados em forma de notas de observação e reflexão, relatos de alunos, fotos, vídeos, depoimentos de alunos e professores de outras disciplinas, questionários e avaliações sobre a elaboração e desempenho dos alunos e dos grupos durante a realização dos projetos, sendo realizados em diferentes momentos dependendo da atividade, durante todo o semestre. As atividades desenvolvidas neste estudo foram divididas em duas partes, sendo a primeira, referente ao projeto de ensino desenvolvido pelo professor junto aos alunos, composto por 13 momentos, nos quais foram trabalhados conceitos pertinentes à sustentabilidade e proteção ambiental na construção civil, buscando desenvolver e/ou acessar subsunçores existentes nos alunos em relação à temática para o prosseguimento das atividades na segunda parte. A segunda parte refere-se aos três projetos de trabalhos realizados pelos alunos, os quais se dividem em três fases cada um, a partir dos conceitos de sustentabilidade na construção civil. Para a realização do estudo, foram utilizadas ao todo 82 aulas durante o semestre letivo, composto de quatro aulas semanais. Os principais resultados dos projetos P1, P2 e P3 evidenciaram a contribuição do ensino por projetos na disciplina de Controle e Proteção Ambiental, no efetivo desenvolvimento de habilidades e competências de sustentabilidade nos alunos, por meio da identificação e aperfeiçoamento das características como a persistência, o comprometimento, a realização, a busca de oportunidade e iniciativa, a exigência de qualidade e eficiência, entre outras. Em relação à aprendizagem, foram identificados nos trabalhos de conclusão de curso dos alunos temas referentes à disciplina, e ou reflexões pertinentes a ela, nos mais variados temas escolhidos. Outro resultado foi a elaboração de um guia didático para a utilização do ensino por projetos, aplicável ao curso técnico, intencionado a desenvolver habilidades e competências e de sustentabilidade, possibilitando a formação omnilateral do aluno.
Palavras-Chave:  Ensino por projetos. Sustentabilidade. Edificações e Construção Civil.
Dissertação Completa e Produção Técnica
92ª Defesa de Dissertação (março / 2015)
Autor(a): VANESSA TIZOTT KNAUT SCREMIN 
Título: ENSINO CONTEXTUALIZADO DE DIETOTERAPIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA   
Orientador(a): Profª Drª Marcia Regina Carletto
Resumo: A sociedade brasileira vem, ao longo dos anos, passando por um processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, gerando mudanças significativas no processo saúde/doença da população. Delineia-se, assim, um novo perfil epidemiológico e nutricional da população, marcado pela alta prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e a ascensão da obesidade. Esse novo cenário gera novas demandas para a formação do nutricionista, visando a construção de uma visão crítica e ampla da situação dos pacientes, voltada para a integralidade do indivíduo e a promoção da saúde. A opção por pesquisar este tema surgiu da compreensão das recomendações ditadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs – para o curso de graduação em Nutrição, das demandas atuais para este profissional, das lacunas presentes na formação do nutricionista e o que realmente se efetiva na formação, de maneira especial na disciplina de Dietoterapia 2. Nessa perspectiva, estabeleceu-se como objetivo geral deste estudo propor ações educativas para o ensino da disciplina de Dietoterapia. Optou-se por uma abordagem metodológica mista, de natureza interpretativa e aplicada. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões mistas, aplicados aos participantes de maneira individual, observações realizadas durante o desenvolvimento das atividades e entrevista semiestruturada com a professora da disciplina de Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica. A pesquisa foi realizada em um curso de Nutrição, de uma instituição privada de ensino superior dos Campos Gerais. Optou-se pelo desenvolvimento de uma investigação em duas turmas, totalizando 46 participantes matriculados no sexto e no sétimo período de Nutrição, que cursavam ou já haviam concluído a disciplina de Dietoterapia 2. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Inicialmente, desenvolveu-se um estudo exploratório, para a confirmação o problema desta pesquisa. Em seguida, realizou-se a segunda etapa da pesquisa, constituída por três momentos: o primeiro foi o diagnóstico, o segundo foi a elaboração e aplicação da proposta e o terceiro momento foi a verificação de sua contribuição. Os resultados da primeira etapa indicaram a percepção dos acadêmicos sobre a necessidade de mudanças na disciplina no que diz respeito à abordagem teórica em sala de aula e incremento nas aulas práticas. Com base nestes dados, na segunda etapa da pesquisa, foi elaborada e aplicada uma proposta educativa diferenciada para a disciplina de Dietoterapia 2, utilizandose como base a problematização e dialogicidade, por meio dos três momentos pedagógicos. Os resultados demonstram que todos os acadêmicos pesquisados reconheceram a importância da disciplina Dietoterapia 2 para sua formação. A proposta contribuiu para o avanço progressivo dos conhecimentos e preparo dos acadêmicos para enfrentarem o estágio supervisionado nos últimos períodos do curso e, consequentemente, o mercado de trabalho, para atuarem de maneira efetiva como agentes de mudança de comportamento junto aos seus pacientes, visando à recuperação e ao aumento da qualidade de vida. Com o propósito de compartilhar saberes docentes com outros profissionais da área, como produto final deste trabalho, foi elaborado um caderno de atividades intitulado “Caderno de atividade para a disciplina de Dietoterapia 2”.
Palavras-Chave: Nutrição. Ensino superior. Educação em Saúde. Nutricionista. Promoção da saúde.
Dissertação Completa e Produção Técnica
93ª Defesa de Dissertação (abril / 2015)
Autor(a): RICARDO LUIZ ZANOTTO
Título: SABERES POPULARES: RECURSO PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS NUM ENFOQUE CTS
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira; Prof.ª Dr.ª Elenise Sauer
Resumo: Partindo-se da premissa de que a Química originou-se de saberes e práticas ligadas à transformação da matéria, considera-se que deva ser ensinada a partir do diálogo entre os diversos saberes que integram o cotidiano dos alunos. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi verificar as contribuições da utilização dos saberes populares, sob um enfoque CTS, na construção de conceitos científicos para o ensino de Química. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do Ensino Médio composta de 30 alunos de um colégio da rede estadual de ensino, da região sul do Estado do Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados para análise efetuou-se por meio de questionários, entrevistas, discussões, pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, resumos, produção de textos, fotos e desenhos. As atividades foram planejadas e desenvolvidas em oito momentos, abordando, sobretudo, os conteúdos químicos de Funções Orgânicas. Os principais resultados evidenciaram que a utilização dos saberes populares foi um fator motivador da aprendizagem e que esses podem ser usados como conceitos espontâneos, favorecendo a criação de estruturas cognitivas, uma vez que contribuíram para a ocorrência de construção de conhecimento e mudança de perfil conceitual. Além dessa verificação, pode-se citar como resultado, a construção de infográficos de conceitos químicos, como produto da pesquisa, enfocando as relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) como propulsores de todas as discussões que permearam o desenvolvimento da pesquisa.
Palavras-Chave: Alfabetização científica e tecnológica. CTS. Ensino de Química. Saberes Populares.
Dissertação Completa e Produção Técnica
94ª Defesa de Dissertação (abril / 2015)
Autor(a): RODRIGO DIEGO DE SOUZA
Título: CIRCULAÇÕES DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: COMPLICAÇÕES, SUBSÍDIOS E POSSIBILIDADES
Orientador(a): Profª. Drª. Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos; Profª. Drª. Marcia Regina Carletto.
Resumo: A Formação Inicial de Professores de Ciências, situada sócio e historicamente em um contexto com fragmentação de saberes, contrapõe-se a efetividade da prática docente para um Ensino de Ciências que possibilite a formação do cidadão crítico. Nesse sentido, a Epistemologia de Ludwik Fleck (1896-1961), apresenta fundamentos para a Formação Inicial de Professores de Ciências, para uma reflexão epistêmica e contextualizada que possibilite ao docente uma atuação como mediador que sensibilize os sujeitos para o exercício crítico da cidadania. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades que a epistemologia de Ludwik Fleck pode trazer para o enfrentamento das lacunas presentes na Formação Inicial de Professores de Ciências. Quanto ao percurso metodológico, optou-se por um estudo exploratório, com abordagem quali e quantitativa e a pesquisa foi desenvolvida em três etapas. A primeira etapa consistiu na Fundamentação Teórica que viabilizou a investigação empírica, e o desenvolvimento do produto que emergiu de lacunas da Epistemologia na Formação Inicial de Professores de Ciências. O produto elaborado é uma proposta de curso, disponibilizado em plataforma online, para a Formação Inicial de Professores a partir da Epistemologia. Este curso foi aplicado, na 2ª etapa da pesquisa, para acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Nesse momento, realizou-se a coleta de dados e a avaliação do produto pelos participantes. Na terceira e última etapa, deu-se a análise e discussão dos dados tendo por marco teórico a epistemologia de Fleck. Os resultados da pesquisa indicam para os seguintes aspectos: a circulação de conhecimentos e práticas entre os Coletivos de Pensamento nos quais os professores em formação inicial trafegam; as lacunas presentes nos Coletivos de Pensamento da Didática das Ciências e da Educação/Ensino de Ciências; e as implicações dos professores formadores como disseminadores de Estilos de Pensamento. Por fim, o produto desenvolvido nesta pesquisa oferece possibilidades para a inserção de discussões epistemológicas na perspectiva Fleckiana para a Formação Inicial e continuada de professores, tendo em vista a (re) configuração da Educação em Ciências.
Palavras-Chave: Coletivos de Pensamento. Ensino de Ciências. Epistemologia. Formação Inicial de Professores. Ludwik Fleck.
Dissertação Completa e Produção Técnica
95ª Defesa de Dissertação (abril / 2015)
Autor(a): MARIA DE FÁTIMA MELLO DE ALMEIDA
Título: LINGUAGEM LOGO NO ENSINO DE GEOMETRIA EM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador(a): Profª. Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo utilizar a Linguagem LOGO no Ensino de Geometria em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, embasou-se na Teoria do Construtivismo de Jean Piaget e na Teoria do Construcionismo de Seymour Papert para o trabalho com Linguagem LOGO e nos estudos de Pavanello e Freudenthal sobre o Ensino de Geometria. O estudo envolveu professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). A pesquisa aplicada constou de seis encontros de formação, nos quais se refletiu sobre: a trajetória do Ensino de Geometria no Brasil, as orientações atuais contidas nos documentos oficiais do Ministério da Educação e o uso de recursos tecnológicos no Ensino de Geometria. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO e possibilidades de projetos a serem desenvolvidos com os alunos nas escolas. Do ponto de vista metodológico, a abordagem foi qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. Os dados foram recolhidos a partir da aplicação de questionários sobre o perfil do grupo participante, uso de recursos tecnológicos e sobre o software da Linguagem LOGO, diário de bordo e áudio e vídeo dos encontros de formação continuada. As atividades desenvolvidas com os professores envolveram materiais manipuláveis, recursos tecnológicos, software Linguagem LOGO, artigos científicos de contexto histórico e o uso de recursos tecnológicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Como produto final, apresenta-se um manual pedagógico na forma de um e-book que tem por finalidade fornecer aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, interessados no assunto, informações sobre o uso da Linguagem LOGO e o Ensino de Geometria, especificamente, lateralidade, movimentação no espaço e ângulos.
Palavras-Chave: Ensino de Geometria. Linguagem LOGO. Formação continuada. Criatividade.
Dissertação Completa e Produção Técnica
96ª Defesa de Dissertação (junho / 2015)
Autor(a): RAFAEL AUGUSTO MICHELATO
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE DE UM MONOCÓRDIO: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante
Orientador(a): Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves; Prof.ª. Dra. Sani de Carvalho Rutz da Silva
Resumo: Esta pesquisa aborda a possibilidade de se estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música, no ensino médio, integrado ao técnico, no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. O estudo teve como objetivo estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música que tenha como foco a utilização do monocórdio como Objeto Lúdico Perelmaniano e, ainda, buscou compreender a concepção do conceito de som por parte dos educandos, além de criar um blog para difusão da proposta interdisciplinar, que relaciona o Objeto Lúdico Perelmaniano com a construção ativa de conhecimento por parte dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, através da Fenomenologia, com base em Husserl (1997). Cinco estudantes expõem suas concepções do que é o som, e a partir de seus discursos procede-se à redução fenomenológica. Seus discursos são compreendidos em seus horizontes e perspectivas através da reflexão. Após a compreensão das unidades, traçamos um perfil ideográfico, do qual nascem as convergências, as quais, após serem agrupadas, compõem a compreensão nomotética geral dos discursos. Assim, é estruturado o fenômeno do que é o som. A análise fenomenológica descortinou a importância de abordagens significativas, ativas e lúdicas para o ensino, a fim de impulsionar o aprendizado e auxiliar na construção e reconstrução dos conhecimentos que envolvem a relação intrínseca entre Arte e Ciência.
Palavras-Chave: Interdisciplinaridade. Relação arte-ciência. Objeto lúdico Perelmaniano. Monocórdio de Pitágoras. Física. Música.
Dissertação Completa e Produção Técnica
97ª Defesa de Dissertação (junho / 2015)
Autor(a): MOISÉS MARQUES PRSYBYCIEM
Título: A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM UM ENFOQUE CTS NO ENSINO DAS FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICAS ÁCIDOS E ÓXIDOS NA TEMÁTICA AMBIENTAL
Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira; Prof.ª Dr.ª Elenise Sauer
Resumo: As pesquisas em Ensino de Química têm apontado que as atividades experimentais investigativas podem ser usadas, para uma maior participação do estudante no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, esse estudo se refere a um trabalho desenvolvido no ano letivo de 2013, em contra turno, no período vespertino, na modalidade projeto, que visou abordar os conceitos de Química por meio de um tema sociocientífico: a chuva ácida. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho foi verificar as contribuições da experimentação investigativa em um enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) para o ensino e aprendizagem das funções inorgânicas ácidos e óxidos. A pesquisa foi realizada com 25 alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio de um colégio da rede estadual do Estado do Paraná. A abordagem metodológica utilizada foi à qualitativa de natureza interpretativa, com observação participativa. Para a coletados dados utilizaram-se, questionários, anotações em diário de campo, pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, produção de vídeos e fotos. As atividades desenvolvidas foram divididas em oito momentos pedagógicos, nas quais se buscou estabelecer as relações entre Ciência e Tecnologia e suas implicações para sociedade, abordando os conteúdos funções inorgânicas, ácidos e óxidos, entre outros. Os principais resultados evidenciaram que a utilização da experimentação investigativa em um enfoque CTS despertou a curiosidade e a motivação, oferecendo uma nova dinâmica para o Ensino de Química, favorecendo uma participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, tais como: planejar, levantar e testar as hipóteses, avaliar os resultados e propor soluções para a questão investigada. Além dessa verificação, cita-se como resultado uma evolução dos conceitos e significados científicos de Química em relação às concepções prévias dos estudantes, contribuindo para mudança de atitudes e ações em relação ao meio ambiente, que possibilitou reflexões sobre as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, culminando com a construção de História em Quadrinhos, abordando conceitos químicos e demonstrando habilidades como comunicação e tomada de decisão.
Palavras-Chave: Experimentação Investigativa. CTS. Ensino de Química. Chuva Ácida. Educação Ambiental.
Dissertação Completa e Produção Técnica
98ª Defesa de Dissertação (julho / 2015)
Autor(a): CLAUDILENE APARECIDA PANDORF BARTMEYER
Título: ENSINO DE HABILIDADES MONETÁRIAS PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Orientador(a): Profª. Dra. Siumara Aparecida de Lima
Resumo: O presente estudo é destinado a apresentar contribuições acerca do ensino de habilidades monetárias (ROSSIT; FERREIRA, 2003) para Deficientes Intelectuais (DI) no Ensino Fundamental. A questão norteadora da pesquisa foi: Qual a influência da estratégia de ensino “Conhecer e Utilizar Dinheiro” para a aquisição de raciocínio matemático que possibilite ao educando com DI da EJA reconhecer notas de papel moeda e moedas de metal do Sistema Monetário Brasileiro? Foram feitas considerações acerca do ensino para o educando com DI na EJA e questões que envolvem o ensino de habilidades monetárias. O grupo pesquisado foi o de educandos com DI da EJA de uma escola de Educação Especial no Paraná, sendo uma classe com oito educandos com idade entre 19 e 29 anos. Escolheu-se esse tema porque, no que diz respeito à matemática, entre as aplicações para a vida, está a que envolve as atividades financeiras. Para alavancar a pesquisa, desenvolveu-se uma estratégia de ensino. Definiu-se como objetivo: Analisar a estratégia de ensino “Conhecer e Utilizar o Dinheiro” a ser aplicada em uma turma da EJA, formada por educandos com DI, no que concerne à aquisição das habilidades de reconhecimento de notas de papel moeda e moedas de metal do Sistema Monetário Brasileiro para uma maior autonomia do educando. Esta pesquisa caracteriza-se como aplicada por ter o propósito de resolver um problema que é habilitar o educando com DI à prática do manuseio do dinheiro. A pesquisa foi desenvolvida considerando a observação e anotações minuciosas dos eventos. Para levantar o problema e, posteriormente, para verificar o aprendizado, utilizaram-se entrevistas centradas no problema. Analisaram-se os dados por abordagem qualitativa. Para a análise desses dados, tomou-se uma entrevista inicial e uma entrevista final como parâmetros do que o educando já conhecia e do quanto avançou em relação aos conteúdos trabalhados. A investigação foi desenvolvida por meio da aplicação de uma sequência didática em que o conteúdo foi distribuído em nove módulos e as atividades foram planejadas a partir do levantamento de dados da entrevista inicial. Desenvolveram-se atividades diversas com os educandos envolvendo dinheiro em notas de papel moeda e moedas de metal. Como produção final, os educandos foram às compras em um supermercado. Os benefícios que se apresentaram foram o aprendizado dos educandos por meio da estratégia de ensino desenvolvida em que o educando com DI pode fazer o reconhecimento de notas de papel moeda e moedas de metal do Sistema Monetário Brasileiro e suas relações de valor. Tiveram a oportunidade de exercer a cidadania pela autonomia ao fazerem uso dos conhecimentos adquiridos. O estudo indicou que a estratégia “Conhecer e Utilizar o Dinheiro” se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem de educandos com DI da EJA considerando-se as limitações cognitivas dos mesmos. Essa estratégia pode ser aplicada para o ensino de habilidades monetárias de outras turmas da Educação Especial e em classes regulares do Ensino Fundamental fazendo-se as devidas adaptações.
Palavras-Chave: Ensino da Matemática. Deficiência Intelectual (DI). Educação financeira. Ensino de habilidades monetárias. Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Dissertação Completa e Produção Técnica
99ª Defesa de Dissertação (setembro / 2015)
Autor(a): BRUNA ELIZABETH ADAMOWICZ
Título: UM JOGO COMPUTACIONAL COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski; Prof. Dr. José Carlos Alberto de Pontes
Resumo: A Matemática pode ser um tema desafiador para o ensino. Além de características próprias, como formalismo e abstração, a disciplina está associada a uma visão negativa por parte dos alunos, que muitas vezes estão desmotivados e desinteressados. Como consequência, eles são menos focados e envolvidos, obtendo baixos resultados de aprendizagem. Este trabalho apresenta como produto educacional um jogo de computador, projetado e implementado como um recurso auxiliar para a sala de aula. O objetivo é aumentar a motivação dos alunos em relação à disciplina. O conteúdo em estudo é ‘funções do 1º e 2º graus’, para 9º ano do Ensino Fundamental II ou 1º ano do Ensino Médio. O projeto do jogo procurou critérios pedagógicos para apresentar conteúdos na forma de exercícios divertidos para os estudantes. O uso do programa foi observado com relação ao possível impacto sobre a motivação. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio de dois questionários, um demográfico e outro motivacional; uma prova de conhecimentos e; observações in loco. Ele foi testado com alunos do Ensino Médio em um colégio de Ponta Grossa – PR. Os resultados obtidos foram positivos, indicando melhor motivação e atitudes em relação à disciplina.
Palavras-Chave: Ensino da Matemática. Deficiência Intelectual (DI). Educação financeira. Ensino de habilidades monetárias. Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Dissertação Completa e Produção Técnica
100ª Defesa de Dissertação (outubro / 2015)
Autor(a): SABRINA ANNE DE LIMA
Título: CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR EM UM CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que um material de ensino de Correlação e Regressão Linear, pautado nos pressupostos da contextualização podem trazer para alunos de um curso de Engenharia de Computação de uma universidade pública no interior do Paraná. Para a realização desta pesquisa, dezesseis alunos do curso de Engenharia de Computação sugeriram temas que pudessem abordar conteúdos de Correlação e Regressão Linear em uma situação que fosse específica de sua área de atuação. Foram então selecionados dois Algoritmos de Ordenação: Bubble Sort e Merge Sort, comparando o tamanho do vetor e o tempo de ordenação de cada método. Os alunos foram divididos em duplas e quatro destas utilizaram o primeiro método e quatro duplas, o segundo método. A sequência de ensino foi sendo aplicada a partir da coleta de dados no algoritmo pelas duplas e cada novo item a ser estudado foi sendo inserido no decorrer da pesquisa. No final, os alunos fizeram as definições de cada categoria estudada dentro do conteúdo e cada descrição foi apreciada a partir da Análise de Conteúdo. Ao final foi possível visualizar os itens de maior aprendizado e os conceitos que não haviam ficado muito claros. Como produto final deste trabalho foi confeccionado um material didático de apoio ao professor, que abrange uma sugestão de ensino de Correlação e Regressão Linear para alunos de um curso de Engenharia de Computação, que se encontra anexo a esta dissertação.
Palavras-Chave: Ensino de Funções. Matemática. Jogo de computador. Motivação.
Dissertação Completa e Produção Técnica