Dissertações 2014
76ª Defesa de Dissertação (fevereiro / 2014) |
Autor(a): PEDRO LEALDINO FILHO |
Título: JOGO DIGITAL EDUCATIVO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski |
Resumo: A educação matemática tem como um dos desafios criar espaços motivadores para o ensino. Jogos digitais tem o potencial de influir positivamente sobre o sentimento dos alunos quanto ao ambiente da disciplina e assim contribuir com os estudos. Este trabalho investiga elementos para o desenvolvimento de jogos digitais educativos,buscando uma relação clara com teorias de ensino-aprendizagem eaplicando técnicas de engenharia de software. O objetivo da pesquisa é aferir a motivação conseguida por um jogo educativo de matemática, “As aventuras de Simon Bile”, implementado dentro da dissertação. Depois de um teste inicial durante o desenvolvimento do jogo, uma pesquisa experimental foi conduzida com uma amostra de 50 alunos dividida em dois grupos, de controle e experimental. Utilizaram-se como instrumentos um questionário demográfico e um questionário de motivação baseado no modelo ARCS de Keller (2010). A análise dos dados indicou resultados favoráveis, no sentido do jogo construído sobre problemas matemáticos ser motivador para os alunos e permitir que eles dediquem tempo a ele. |
Palavras-Chave: Jogos Digitais. Educação Matemática. Motivação. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
77ª Defesa de Dissertação (fevereiro / 2014) |
Autor(a): CRISTIANE APARECIDA KIEL |
Título: ORIENTAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
Orientador(a): Profª. Drª. Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira |
Resumo: A questão norteadora deste estudo trata da contribuição que o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) trazem para o trabalho de orientação sexual desenvolvido dentro do espaço escolar. O objetivo desse estudo consiste em propor metodologias às questões sobre sexualidade com os adolescentes, no sentido de instigá-los a serem mais críticos e conscientes nas tomadas de decisões. O estudo foi desenvolvido junto a alunos do 2º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual do município de Guarapuava, Paraná. A fundamentação teórica baseou-se a partir do eixo temático Orientação Sexual proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para embasamento do estudo buscou-se contemplar reflexões sobre o ensino de biologia, as questões do desenvolvimento sexual dos adolescentes bem como a responsabilidade da educação e da orientação sexual. Autores como Krasilchick (2005), Souza (2010), Furlani (2011), Ribeiro (2011), Bazzo (2002), Moresi (2003) entre outros fundamentam esse estudo em sua referência, metodologia e análise das discussões. A metodologia utilizada foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As técnicas de coleta de dados foram observação, anotações em diário de campo, gravações em áudio e vídeo, fotografias e atividades realizadas pelos alunos. As atividades desenvolvidas foram organizadas em seis momentos, que buscaram contextualizar as relações sociais da ciência e da tecnologia por meio de reflexões sobre a sexualidade. Os resultados demonstraram que o enfoque CTS contribuiu para despertar o senso critico nos adolescentes envolvendo a sua vida e de toda a sociedade. Entre inicio e fim da aplicação do trabalho o que pode ser observado foi uma evolução nos pensamentos dos adolescentes que contribuiu para a formação mais critica dos mesmos. Outro resultado positivo foi a elaboração de um guia didático, que poderá ser utilizado por tantos outros professores deste como também de outros colégios, e ser adaptados também para outras séries do ensino básico. |
Palavras-Chave: Educação Básica. Sexualidade. Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Ensino de Ciências. Conscientização. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
78ª Defesa de Dissertação (fevereiro / 2014) |
Autor(a): ADRIANE ELEUTÉRIO SOUZA |
Título: O LÚDICO ASSOCIADO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA |
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro |
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar os resultados obtidos no ensino e aprendizagem de funções na 1ª série do ensino médio ao se utilizar o lúdico associado a outras estratégias de ensino. A pesquisa foi realizada com alunos deuma escola da Rede Estadual de Educação da cidade de Guarapuava, Paraná. Para a elaboração das estratégias que atendessem às necessidades de aprendizagem dos estudantes, optou-se pela aplicação do jogo “Torre de Hanói” e a resolução de problemas abordados de forma lúdica por meio de personagens e paródias para desenvolver o conteúdo de funções nas aulas de matemática. O referencial teórico que balizou a pesquisa está organizado em três capítulos. Os dois primeiros capítulos abordam o Ensino Médio de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a matemática no contexto da Base Nacional Comum, bem como fazem referências aos autores Machado (1993), Kuenzer (2010), Sacristán (2000) e Pais (2009). No terceiro capítulo, as referências contemplam o Lúdico na Escola, com a abordagem dos autores Grando (2008), Macedo (2005), Haydt (2006) e Macedo, Petty e Passos (2005). Faz-se referência do lúdico por meio de jogos, com base nos autores Kishimoto (2005), Smole e Diniz (2007) e Machado (2012). A Resolução de Problemas numa abordagem lúdica traz como referência os autores Pólya (2006), Pais (2009), Walle (2009) e Onuchic (1999). Finaliza-se o capítulo do lúdico abordando-se as paródias segundo os autores Hutcheon (1991), Fávero (1983) e Marchuschi (2008). O direcionamento, coleta e análise dos dados se deram por meio da pesquisa interpretativa, de natureza qualitativa com finalidade aplicada. Durante o desenvolvimento das atividades, percebeu-se maior envolvimento e interesse dos alunos com os conteúdos se comparados às estratégias de trabalhos anteriores, bem como acentuada evolução na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação diagnóstica, processual e formativa, usada de forma diversificada para atender à demanda dos estudantes. Com base no trabalho desenvolvido, originou-se um manual didático interativo em DVD, cujo objetivo é oferecer aos professores do ensino médio um roteiro de trabalho para desenvolver os conteúdos de função de maneira contextualizada, utilizando o jogo e a resolução de problemas em um cenário lúdico. |
Palavras-Chave: Ensino Médio. Lúdico. Resolução de Problemas. Ensino e Aprendizagem em Matemática. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
79ª Defesa de Dissertação (abril / 2014) |
Autor(a): Ana Paula Domingos |
Título: ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA INSTRUMENTALIZAÇÃO DE EDUCADORES DO ENSINO MÉDIO |
Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco |
Resumo: A motivação para realização da presente pesquisa foi de realizar um estudo sobre a potencialidade da informática no ambiente educacional. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar as contribuições da informática enquanto ferramenta instrumentalizadora no ensino médio. A mesma foi realizada de modo qualitativo para melhor bservância dos resultados. Os objetivos específicos abordados durante o trabalho foram selecionados devido à relevância do propósito da pesquisa o qual era instrumentalizar os professores com tecnologias que compõem a Informática, avaliar o nível de conhecimento dos professores pesquisados sobre as tecnologias que compõem a Informática e elaborar um instrumento que auxilie o professor a utilizar-se de recursos da informática enquanto ferramenta instrumentalizadora no ensino médio. O procedimento metodológico da pesquisa foi realizado por meio de oficinas em Ponta Grossa, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Este procedimento procurou analisar o comportamento dos professores com relação àutilização da informática na escola. Os principais resultados encontrados foram que a maioria dos professores utilizavam a informática de modo interdisciplinar em suas disciplinas e reconheciam o seu valor como ferramenta instrumentalizadora de conhecimento, mas admitiram que, algumas vezes, passaram por dificuldades técnicas com relação à informática. Relataram também a importância da formação docente com relação a informática, pois é por meio delas que poderão atualizar conceitos e reavaliar a metodologia das aulas nos laboratórios de informática. A pesquisa confirmou ainda, que os professores entrevistados têm conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação como sites educativos, blogs e simuladores e compreendem a importância de instrumentalizar os alunos por meio da informática aliada a aulas interdisciplinares, por se tratar de um processo de construção do conhecimento, podendo, dessa forma, transpor os conteúdos de forma lúdica com o uso de recursos midiáticos diversificados. |
Palavras-Chave: Informática. Formação docente. Ensino Médio. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
80ª Defesa de Dissertação (abril / 2014) |
Autor(a): RÚBIA JULIANA GOMES FERNANDES |
Título: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior |
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar quais os impactos que uma Sequência de Estudo – SE, pautada no ensino e aprendizagem da Estatística e Probabilidade, poderá causar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a intenção de alcançar tal objetivo, desenvolveu -se uma pesquisa aplicada, com
enfoque qualitativo de cunho interpretativo numa turma de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação da cidade de Curitiba. A fundamentação teórica pauta-se em autores que abordam o ensino de Estatística e Probabilidade, bem como as competências de letramento, pensamento e raciocínio estatístico, como: Cazorla (2002, 2006, 2008), Lopes (2003, 2008, 2010a, 2010b), Silva (2007), Cazorla, Kataoka e Silva (2010), Campos, Wodewotzki e Jacobini (2011), dentre outros. Inicialmente realizou-se uma análise prévia com relação aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade que os alunos possuíam, por meio de um instrumento diagnóstico (pré-teste). Na sequência trabalhou-se uma sequência de ensino voltada aos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade, utilizando dados coletados na turma, ou seja, contextualizados. Assim, constatou-se,
durante o trabalho com a SE, grande interesse, disposição e entusiasmo dos alunos para realização das atividades, além do envolvimento mais acentuado com relação aos conteúdos em questão. Os resultados das análises referentes ao desempenho e aproveitamento dos alunos após o trabalho (pós-teste) com a SE evidenciaram que a proposta favoreceu para que houvesse avanços relevantes quanto à apropriação dos conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade dos alunos, em relação à representação tabular e gráfica, probabilidade, combinatória e média aritmética. Apesar disso, é importante destacar que, mesmo com os progressos obtidos, os alunos não compreenderam plenamente todos os conhecimentos sistematizados, ficando latente a necessidade do desenvolvimento de outros encaminhamentos pedagógicos de tais conteúdos. Para esta pesquisa foi elaborado um material didático de apoio, para os professores que atuam no nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, apresentando uma SE envolvendo os conteúdos básicos de Estatística e Probabilidade, a qual está anexada nesta dissertação.
|
Palavras-Chave: Ensino de estatística e probabilidade. Literacia estatística. Raciocínio estatístico. Pensamento estatístico. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
81ª Defesa de Dissertação (maio / 2014) |
Autor(a): PAULO FERNANDO ZARATINI DE OLIVEIRA E SILVA |
Título: EXPERIMENTAÇÃO EM ÓPTICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA COMPREENSÃO FENOMENOLÓGICA |
Orientador(a): Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves. Profª. Drª. Sani de Carvalho Rutz da Silva |
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar sob uma perspectiva fenomenológica, as contribuições que o emprego de atividades experimentais proporcionam para o ensino e aprendizagem em óptica. A opção metodológica foi pela pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e viés interpretativo. Durante o desenvolvimento, foram reconstruídos pelo autor experimentos que pudessem evidenciar os fenômenos ópticos sobre a natureza da luz, reflexão, refração e difração. O trabalho foi desenvolvido com a participação de 28 (vinte e oito) alunos regularmente matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental em uma escola particular no Município de Ponta Grossa-Pr. Na fundamentação teórica contempla-se aspectos históricos do método experimental, inaugurado por Galileu Galilei, estendendo-se às contribuições realizadas por Isaac Newton, no tocante às atividades experimentais para o desenvolvimento da óptica. Apresentam-se também, as diferentes abordagens e enfoque, atualmente aplicados ao trabalho experimental para o ensino de Ciências, realizando uma reconceitualização do método experimental. As externalizações realizadas pelos alunos ocorreram fundamentalmente em dois momentos; antes da experimentação, evidenciando os conceitos prévios, e após a atividade experimental, por meio do discurso e mapas conceituais. Os resultados indicam que a atividade experimental para ensino de óptica, reconceitualizada a luz do construtivismo, aproxima-se de um método plural para o ensino, pois além de proporcionar uma variedade de conflitos cognitivos aos alunos, permite ao experimentador a ligação entre o mundo dos objetos reais, das linguagens simbólicas, leis e teorias com o mundo dos conceitos em óptica, favorecendo a evolução conceitual. |
Palavras-Chave: Experimentação. Ensino de Ciências. Óptica. Fenomenologia. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
82ª Defesa de Dissertação (abril / 2014) |
Autor(a): CÉLIA REJANE GONÇALVES |
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
Orientador(a): Profª. Drª. Siumara Aparecida de Lima |
Resumo: O presente estudo teve como objetivo de pesquisa apresentar uma análise das contribuições da sequência didática ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: “Quais as contribuições que a Sequência Didática pode proporcionar para a alfabetização científica dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as questões ambientais”? Como fundamentação, partiu-se de documentos norteadores da educação discutidos no contexto brasileiro acerca do ensino de Ciências (KRASILCHIK, 2000; OVIGLI; BERTUCCI, 2009, BERTUCCI, 2011). Buscou-se estudar a proposta do ensino de Ciências contextualizada, em uma perspectiva interdisciplinar, conforme FRIGOTTO (2008) e FAZENDA (1997). Enfocou-se a importância do papel do professor como mediador da aprendizagem do seu aluno, e sua contribuição na alfabetização científica (LORENZETTI e DELIZOICOV, 2001). Destacou-se a importância das modalidades organizativas do trabalho pedagógico e a sequência didática como estratégia de ensino (DOLZ, NOVERRRAZ & SCHNEUWLY (2004) e NERY(2007). Do ponto de vista metodológico, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa de observação participante e aplicada. A abordagem da análise dos dados é qualitativa. Como o estudo visou o desenvolvimento de um produto , foi proposto um Projeto interdisciplinar no Ensino de Ciências, “Educação Ambiental nos anos iniciais: uma proposta com sequência didática” que resultou em um Caderno Pedagógico de atividades sobre o processo de reciclagem do material orgânico e inorgânico aplicado ao Ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino fundamental, com o objetivo de oferecer aos professores, estratégias de ensino que contemplem o ensino por projeto interdisciplinar. A pesquisa aconteceu em uma instituição de rede Pública Municipal de Ponta GrossaPR, envolvendo crianças de 8 a 9 anos de idade, no 1º ano do 2º ciclo, séries/anos iniciais do Ensino fundamental. Os dados foram obtidos das exposições orais e nas atividades dos alunos, registrados em portfólio, os quais indicaram que essa estratégia de ensino facilita a avaliação do aluno. O processofólio auxilia na avaliação do professor e conduz os alunos à iniciação do processo de alfabetização científica. O estudo apontou que o tema pode ser trabalhado em sala de aula, de uma maneira dinâmica e contextualizada, através do uso das tecnologias, além de poder ser utilizada como referência para o trabalho de diversas disciplinas. A interdisciplinaridade proposta no desenvolvimento da sequência didática, por si só não é suficiente para a construção do conhecimento científico dos alunos, o que faz a diferença é a postura do professor. |
Palavras-Chave: Educação ambiental. Ciências – Ensino. Ensino fundamental – Anos iniciais. Projeto interdisciplinar. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
83ª Defesa de Dissertação (setembro / 2014) |
Autor(a): KARINA MELLO BONILAURE |
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A XPERIÊNCIA DO IFPR –CAMPUS TELÊMACO BORBA |
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Mauricio Resende |
Resumo: O presente estudo trata de uma proposta de formação continuada voltada a professores sem formação pedagógica, aplicado no contexto de implantação do Campus Telêmaco Borba, do Instituto Federal do Paraná. O objetivo principal deste estudo foi fazer uma análise desta proposta, tendo como foco principal destacar os aspectos de impacto da formação continuada sobre a construção da identidade profissional do professor e de captar a percepção dos participantes quanto ao processo de reflexão sobre a prática pedagógica e, desta forma, perceber o significado do espaço de formação dentro da organização do espaço pedagógico e dentro da dinâmica do cotidiano escolar. A abordagem metodológica foi a de uma pesquisa qualitativa, definida de pesquisa-ação. A coleta de dados foi feita a partir dos registros dos encontros de formação continuada no decorrer do primeiro ano de realização e de entrevistas individuais envolvendo professores que participaram integralmente de todo o processo de formação continuada. Os resultados demonstram que uma proposta centrada na reflexão sobre a prática, conduzida pelos participantes, influencia na construção da identidade do professor. Foi constatado, também, que a proposta contribuiu para a apropriação de competências e saberes da docência e para fortalecer a coletividade do grupo. Os resultados levaram à produção de um Guia Metodológico, com a finalidade de indicar um possível caminho para uma proposta de formação continuada para professores da Educação Profissional e Tecnológica. |
Palavras-Chave: Ensino Médio. Lúdico. Resolução de Problemas. Ensino e Aprendizagem em Matemática. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
84ª Defesa de Dissertação (setembro / 2014) |
Autor(a): RÚBIA CARLA DA SILVA |
Título: A LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
Orientador(a): Profª. Drª. Eloiza Aparecida Ávila de Matos |
Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se como interdisciplinar, aplicada e qualitativo-explicativa. Tem como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em quatro momentos distintos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma de terceiro ano, turno integral/noturno, do curso de Licenciatura em Matemática; a construção do objeto de aprendizagem, por meio de intervenção em uma turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos, com três alunos surdos inclusos; e a criação de um blog educacional permanente sobre o ensino em Libras, uma vez que a realidade educacional dos surdos ainda é deficitária. Organizou-se o trabalho, apresentando na introdução, aspectos da inclusão e legislação vigente sobre a Libras. No referencial teórico, apresentaram-se as diferentes linguagens e a formação docente, e a Libras como artefato linguísticocultural surdo. Para a aplicação da pesquisa foram apresentados o objeto de aprendizagem e os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados: filmagens da intervenção; aplicação de questionários; entrevistas em Libras com os alunos surdos; e os pareceres técnicos dos profissionais participantes. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim. |
Palavras-Chave: Libras. Matemática. Formação de professor. Ensino em Língua de Sinais |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
85ª Defesa de Dissertação (outubro / 2014) |
Autor(a): CAROLINE ELIZABEL BLASZKO |
Título: O USO DO BLOG ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador(a): Profª Drª Marcia Regina Carletto |
Resumo: O Ensino de Ciências é incipiente nos anos iniciais, sendo pouco explorado e trabalhado no contexto escolar, em função da defasagem na formação dos professores direcionada a esta área de ensino. Emerge dessa roblemática, uma forte demanda para a formação continuada de professores. Neste contexto, o blog educativo pode-se configurar como uma ferramenta importante para a formação continuada de professores no que tange ao Ensino de Ciências. Desse modo, o objetivo do trabalho foi apresentar as contribuições que o blog educativo pode oferecer para os cursos de formação continuada de professores e para a implementação do ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Em relação à metodologia, optouse neste estudo pela abordagem metodológica quantitativa e qualitativa de cunho exploratório. A pesquisa envolveu quatro momentos: No primeiro momento, ocorreu um levantamento de dados por meio de questionário junto a 25 alunos que estudam no 4º ano do ensino fundamental. No segundo momento, aplicou-se um questionário a 50 professores da rede municipal de ensino buscando conhecer as necessidades e dificuldades que estes profissionais encontram para mediar os conhecimentos da área de Ciências. No terceiro momento, diante das investigações realizadas com alunos e professores, foi criado um blog educativo e proposto um curso de formação continuada articulada a este recurso tecnológico. Os dados que emergiram do primeiro e segundo momentos da pesquisa, serviram de orientação para a elaboração da proposta de um blog educativo para a formação continuada de professores. O quarto momento serviu para verificar a efetividade do blog educativo, junto aos professores que participaram do curso de formação continuada para o ensino de ciências, em que a ferramenta proposta foi utilizada. O produto desenvolvido foi um manual de orientações para a criação de um blog, o qual possibilita aos professores e demais interessados, obter informações para criar um blog de acordo com a necessidade. Após a aprovação dos docentes, os principais resultados indicam que a utilização do blog educativo como recurso aliado à formação continuada de professores, contribuiu para maior efetividade e maior aperfeiçoamento dos docentes. |
Palavras-Chave: Formação continuada. Blog educativo. Docência. Ensino de Ciências. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
86ª Defesa de Dissertação (outubro / 2014) |
Autor(a): TALÍCIA DO CARMO GALAN KUHN |
Título: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE TERMOS TÉCNICOS EM LIBRAS PARA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Orientador(a): Prof. Dr. Luis Alberto Pilatti. Prof. Dr. Antonio Carlos Frasson |
Resumo: Com esta produção pretende-se contribuir para uma comunicação mais acessível entre surdos e ouvintes nas diferentes práticas sociais atendendo as determinações do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) em desenvolver um instrumento técnico, científico para o ensino e aprendizagem da área de Engenharia de Produção. Este trabalho justifica-se pela carência de um material especifico relacionado ao Curso de Engenharia de Produção, propondo a elaboração um Material Didático Pedagógico a partir dos termos técnicos em Língua Brasileira de Sinais para o curso de Engenharia de Produção tendo como referência às dez grandes áreas e suas cinquenta e cinco subáreas, institucionalizadas pela Associação Brasileira de Engenharia da Produção (ABEPRO). A metodologia do trabalho se baseou em seis momentos, iniciando com a definição do sinal escolhido e seu registro por meio de um vídeo caseiro, elaboração do desenho técnico, análise comparativa entre vídeo e desenho técnico criado, elaboração dos termos técnicos e elaboração do Material Didático Pedagógico. Utilizou-se os cinco parâmetros linguísticos para a criação dos sinais para os termos técnicos. O estudo apontou que, a criação dos sinais favorece a busca por um envolvimento com a comunidade surda, conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua valorização pelos ouvintes. |
Palavras-Chave: Língua Brasileira de Sinais (Libras). Engenharia de Produção. Termos Técnicos. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
87ª Defesa de Dissertação (dezembro / 2014) |
Autor(a): GESINALDO DOS SANTOS |
Título: UM JOGO PARA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE EMPREENDEDORISMO |
Orientador(a): Prof. Dr. André Koscianski |
Resumo: Recém-formados inseridos no mercado de trabalho mostram dificuldades para aplicar na prática o que aprenderam na Universidade. Entre possíveis motivos, podem estar as abordagens de ensino utilizadas. A partir desse problema, esta pesquisa propõe uma atividade de ensino e aprendizagem baseada na aplicação de conhecimentos de empreendedorismo em uma situação simulada. Para tal, foi desenvolvido um jogo, fundamentado em um plano de negócio, que objetiva contribuir para elucidar conhecimentos teóricos sobre empreendedorismo em situações práticas de lançamento de uma empresa no mercado. Um dos suportes teóricos é o trabalho de Hendricson et al 2006, tratando o contraste entre as habilidades de novatos e de especialistas de uma área. O jogo foi aplicado em duas turmas do curso de sistemas de informação de uma Faculdade do Estado de São Paulo. Os dados coletados indicaram que o Jogo contribuiu para a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos sobre empreendedorismo e também proporcionou alta motivação e interesse dos alunos. |
Palavras-Chave: Ensino de Empreendedorismo. Plano de Negócio. Jogos |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
88ª Defesa de Dissertação (dezembro / 2014) |
Autor(a): AMANDA DRZEWINSKI DE MIRANDA |
Título: CONTEXTUALIZANDO A MATEMÁTICA POR MEIO DE PROJETOS DE TRABALHO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: FOCO NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL |
Orientador(a): Prof. Dra. Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro |
Resumo: O processo educacional da pessoa com deficiência intelectual foi marcado por uma história de segregação. Contudo, vários movimentos, como o de inclusão social, têm buscado defender e discutir as condições necessárias para sua aprendizagem, incentivando a elaboração de políticas públicas condizentes com suas necessidades educativas. Dessa forma, a pessoa com deficiência tem o direito a uma educação de qualidade, a qual considere as suas especificidades de aprendizagem a fim de promover sua autonomia. Neste contexto os saberes de matemática e de ciências tornam-se indispensáveis para a formação integral do cidadão devendo, portanto, ser trabalhados na escola em uma abordagem dinâmica e prazerosa, a qual desperte a motivação em aprender. Assim, cabe ao professor propor intervenções pedagógicas, as quais procurem inserir o educando com deficiência intelectual no processo de ensino e aprendizagem, evidenciando a importância e a utilidade do conhecimento matemático e científico em seu cotidiano. Para tal, optou-se fundamentar as intervenções pedagógicas na metodologia de projetos de trabalho em abordagem contextualizada e interdisciplinar, a qual busca dar sentido a tudo que é aprendido, sendo o aluno participante ativo. Dessa maneira, essa pesquisa teve como objetivo analisar os resultados verificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática e ciências de alunos deficientes intelectuais ao aplicar um projeto contextualizado e interdisciplinar. As intervenções pedagógicas foram desenvolvidas na APAE – Escola de Educação Básica na Modalidade Educação Especial na Área Intelectual e Múltiplas, do município de Ponta Grossa, Paraná, junto a seis discentes do 2° ano do Ensino Fundamental. Desse modo, a obtenção dos dados resultantes da aplicação das intervenções pedagógicas se deu por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo. Durante a aplicação do projeto de trabalho, observou-se que os alunos mostraram-se motivados em aprender, assumindo a posição de ativo perante o conhecimento. Os resultados demostram que a proposta favoreceu a construção de conceitos de matemática e ciências alicerçados em situações do cotidiano, bem como a acessibilidade desses conhecimentos para alunos deficientes intelectuais. Além disso, verificou-se em todas as etapas do desenvolvimento do projeto que os educandos demonstravam confiantes em expor suas ideias, o que propiciou um clima encorajador, de forma que se mostravam capazes em aprender. A partir das atividades realizadas com os alunos, foi elaborado um produto educacional, o qual é organizado em forma de caderno pedagógico para o desenvolvimento de um projeto de trabalho interdisciplinar, abrangendo a disciplina de matemática e de ciências com o tema “Preparação de uma Refeição”. O objetivo desse caderno é propor ao professor uma estratégia metodológica para o ensino de matemática embasada por meio do tripé curiosidade, investigação e descoberta em uma abordagem contextualizada e interdisciplinar com ciências. |
Palavras-Chave: Educação Especial. Deficiência Intelectual. Ensino de Matemática. Ensino de Ciências. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |
89ª Defesa de Dissertação (dezembro / 2014) |
Autor(a): WILLIAN DAMIN |
Título: ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador(a): Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior |
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições de uma sequência didática, utilizando a realidade dos discentes, na aprendizagem de conceitos estatísticos pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A revisão de literatura referente ao ensino de Estatística apoia-se em Rumsey (2002), Lopes (1998, 2003, 2008, 2010), Campos (2007), Silva (2007), Estevam (2010), Walichinski (2012), dentre outros. Com a intenção de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida no ano de 2014 uma pesquisa aplicada, qualitativa com análise interpretativa e descritiva em uma turma de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede privada de um município do norte do Paraná. Quanto a característica da pesquisa apoiou-se em Bogdan e Biklen (1994), Roesch (1996), Rosa (2009) e Silva e Menezes (2005). Em um primeiro momento foi aplicado um teste diagnóstico denominado pré-teste, no intuito de analisar o desempenho prévio dos alunos com relação aos conteúdos básicos de Estatística. Após a aplicação foi desenvolvida uma sequência didática que contemplou conteúdos básicos de Estatística. Durante a aplicação da sequência, observou-se uma participação mais efetiva dos alunos, isto é, apresentaram maior envolvimento e interesse pelos conteúdos abordados, uma vez que puderam coletar, organizar e tabular dados. Com base nos resultados do desempenho dos alunos após a aplicação é possível inferir que a sequência didática mostrou-se eficaz quanto a aquisição ao conhecimento de conceitos estatísticos, contribuindo assim, para o desenvolvimento das competências de raciocínio, pensamento e letramento estatístico. Como produto final desta pesquisa, apresenta-se um caderno pedagógico de apoio ao professor contendo uma sequência didática com conteúdos básicos de Estatística voltada para os anos finais do Ensino Fundamental, que se encontra anexado a esta dissertação. |
Palavras-Chave: Ensino de Estatística. Ensino Fundamental. Sequência Didática. Letramento Estatístico. |
Dissertação Completa e Produção Técnica |